terça-feira, 24 de junho de 2014

MANDATO CIDADÃO: VEREADORA IARA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SANTIAGUENSES



Aos cidadãos e cidadãs Santiaguenses, leitores do blog, disponibilizamos o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel, na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira.

Abaixo, leia discurso na íntegra!

''Boa tarde às pessoas presentes na casa, e aqueles que acompanham às Sessões da Câmara pelo Rádio.




“...VOCÊS SÃO OS PATRÕES E NÓS SOMOS OS SERVIDORES DA SOCIEDADE...”


Quero começar fazendo um chamamento. Já fiz antes e repito: É importante que as pessoas, dentro das suas possibilidades, venham participar e acompanhar o trabalho dos Vereadores. A grande maioria reclama do horário das sessões, também não concordo com ele, mas enquanto não conseguimos mudar essa realidade, peço que o povo não deixe de vir às Sessões. Não há sentido o trabalho dos Vereadores, nem dos Assessores dos Vereadores e demais funcionários da Câmara, se não for agir em favor dos cidadãos. Inclusive, a casa legislativa é de vocês ouvintes da rádio, é das pessoas que estão aqui assistindo, é dos santiaguenses. Gostaria de esclarecer mais uma vez: a comunidade não deve se sentir constrangida, deve cobrar, querer respostas, pressionar os Legisladores, vocês são os patrões e nós somos os servidores da sociedade.



“...NÃO COSTUMO “CHUTAR CACHORRO MORTO, NEM ESPOREAR CAVALO MANSO...”



Senhores, usando um dito popular, quero dizer que não costumo “chutar cachorro morto, nem esporear cavalo manso”, mas não há como deixar de falar sobre a COPA DAS COPAS, tão recriminada, alvo de tantas inverdades, de tantas avaliações desqualificadas feitas por políticos mais desqualificados ainda que passam uma vida repetindo o que vêem na televisão, ou lêem em matérias tendenciosas de jornais. São políticos sem a mínima condição de elaborar um pensamento próprio. Quero frisar que a Copa do Mundo além de inúmeras outras vantagens, virou, também, uma grande oportunidade de negócio para pequenos agricultores. Em todo o Brasil foi feita uma campanha para divulgar os produtos da Economia Familiar aos turistas, foram promovidos 60 empreendimentos que envolveu diretamente 25 mil famílias selecionadas por meio de Edital pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Em quiosques distribuídos em pontos de circulação de turistas, nas capitais: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador, São Paulo, foram colocados a venda diversos produtos. Noticio que já foi superado positivamente todas as expectativas feitas em relação a realização da Copa do Mundo no Brasil, CHOREM SECADORES!!!



AGENTES DE SAÚDE


Aproveito para parabenizar os Agentes de Saúde e Endemias, que tiveram sancionada pela Presidenta Dilma o Piso Nacional, fixado em R$ 1.014,00, que entrou em vigor no dia 18.06.2014. Além do piso, também, fica especificado que os agentes vão trabalhar 40h semanais exclusivamente em ações e serviços de promoção a saúde. Os agentes e saúde são os primeiros a chegarem à população e prestarem atendimento. São eles que devem saber as necessidades de cada família e dar o devido encaminhamento.



“...HUMM..., ALGO ESTRANHO NO AR... Qual será o motivo da ofensa?...”


Na sessão passada acompanhei as palavras de um Vereador que surpreendeu a todos pela primariedade. Disse o colega, que eu queria acabar com o lixão de Santiago e com a COMARES. Afirmou que eu comecei a fazer pedido de INFORMAÇÕES sobre várias questões do LIXÃO e COMARES. Quero perguntar aos presentes e ouvintes se todos percebem a sutileza da situação? NÃO GOSTARAM DOS MEUS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO! EU NÃO DEVO FICAR INFORMADA, NEM SABENDO COMO AS COISAS FUNCIONAM !! EM SANTIAGO É ASSIM,  QUANDO UMA REPRESENTANTE DO POVO, PEDE INFORMAÇÕES SOBRE DETERMINADO SETOR DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, É ACUSADA DE QUERER ACABAR COM O SETOR.  HUMM..., ALGO ESTRANHO NO AR..., Qual será o motivo da ofensa? Como Vereadora, meu papel, além de outros, é fiscalizar os atos da administração. Quero aproveitar para esclarecer aos cooperados da COMARIS e demais funcionários do LIXÃO, que minha intervenção com perguntas, questionamentos e pedidos de informações, jamais virá contra eles, ao contrário, minha luta passa pelo desenvolvimento, oportunidade e dignidade do trabalhador. Tenho certeza que não é o trabalhador de sol a sol que perde com minhas Ações. RESSALTO que até hoje não fui esclarecida precisamente com relação aos questionamentos que fiz sobre o funcionamento do LIXÃO E COMARES. Afirmo à sociedade que estou atenta e mais do que nunca quero respostas.



“...VOU ESTAR ALERTA AO FUNCIONAMENTO DOS ESFs E EMEIs DA NOSSA CIDADE...”


Fazendo um gancho sobre pedido de informações, quero esclarecimentos do executivo relativo às reuniões que são feitas nos ESFS. Quero solicitar a grade de atividades de todos os ESFS, com dias de reuniões, paralisações de serviços, nomes de funcionários e médicos lotados no local. VOU ESTAR ALERTA AO FUNCIONAMENTO DOS ESFs E EMEIs DA NOSSA CIDADE, a comunidade precisa estar assistida e informada de todas as atividades desses órgãos, eventuais não atendimentos em dia de semana tem que estar apropriadamente justificado.



“...RECLAMAÇÃO DE FALTA DE PEDIATRA NO CENTRO MATERNO...”

Recebi reclamação de falta de pediatra no Centro Materno, peço também informações da administração nesse sentido. Não é possível que os cidadãos que necessitam do serviço de pediatra não tenham onde levar seus filhos, e pior ainda, é não ter qualquer informação.''

IARA CASTIEL


#MandatoCidadão 

Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário