segunda-feira, 2 de junho de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA: '' A sociedade deve exigir dos seus representantes informações corretas''.



Acompanhe pronunciamento da Vereadora Iara Castiel na Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira.

Abaixo, discurso na íntegra!



''Boa tarde senhores vereadores, mesa diretora desta casa, comunidade presente neste plenário e ouvintes da rádio Nova 99.


Na sexta-feira, dia 30, participei na cidade de Santa Maria, de Plenária do Partido dos Trabalhadores e base aliada, PTB, PC do B, PPL, PR, PRB. Estavam presentes diversas lideranças do PT, dentre elas os deputados Valdeci Oliveira, Paulo Pimenta e Tarso Genro. No encontro foram ressaltados os avanços que o Rio Grande e o Brasil estão tendo com as administrações petistas. Hoje, nosso Estado é o que mais cresce em todo o país.  As marcas das administrações do PT estão na vida melhor de milhões de brasileiros e gaúchos, e não há o que possa ser dito que derrube esse fato.


No sábado, 31, também em Santa Maria, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, o companheiro Miguel Rosseto, junto com o Governador Tarso entregou máquinas Moto Niveladoras e Caminhões Caçamba do PAC 2 para mais de 160 municípios. Conforme mapeamento serão beneficiados diretamente mais de 130 mil pequenos agricultores com os maquinários. Na mesma oportunidade, foram entregues 36 Motocicletas e 7 Viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual e Susepe. Fruto das votações da Participação Popular e Cidadã, no ano 2013, fruto do respeito ao cidadão, fruto da defesa de que todos tem que ter voz.  Pela primeira vez na história TODOS os municípios do Vale do Jaguari receberam conjuntamente maquinário. 


Santiago recebeu 1 Moto Niveladora e 3 Novas Viaturas para o Policiamento Rodoviário Estadual. Nestas e em outras ações que já foram implantadas, fica evidente o compromisso dos Governos Estadual e Federal com os municípios menores e sua comunidade. Pela 1ª vez na história do País e do Estado, as pequenas cidades do interior estão recebendo tantos investimentos e incentivos.


Quero lembrar a todos, que hoje - segunda-feira, amanhã – terça e na quarta-feira, através do voto, os gaúchos poderão decidir, dentro da sua região, as áreas para que o Governo do Estado faça investimentos. A votação será através de URNAS e pela INTERNET. Aproveito para fazer um chamamento às escolas, sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais, entidades, empresas, enfim toda a sociedade Santiaguense. Todos nós Votando e escolhendo nossas prioridades, estaremos promovendo a igualdade e fazendo a diferença!


Comunidade, prestem a atenção: Há poucos dias vimos a prefeitura “cair fora” de qualquer responsabilidade no caso das fraudes no Cemitério Municipal. Mas é a prefeitura que administra os funcionários do Cemitério e o Cemitério. Em Santiago é assim, nada é culpa da administração municipal. A culpa é do Tarso, da Dilma, até do pai do badanha, mas nunca do RUIVO! 


Temos outro problema grave: a falta de médicos para atender no Plantão do Pronto Socorro Municipal. O atendimento no pronto socorro decorre de um contrato entre Prefeitura e Hospital. Por este contrato o hospital é pago para atender o pronto socorro. Acontece que por uma decisão particular, os médicos não quiseram mais prestar serviço ao Pronto Socorro. Até onde sei, hospital e Prefeitura buscaram profissionais da medicina na cidade de Santa Maria. 

MAS o que me deixa estarrecida, é o fato do Prefeito Júlio Ruivo ir para as rádios assustar e causar pânico na população, ao dizer que: “não sabe se a administração terá condições de pagar os novos médicos, os quais certamente cobrarão mais caro”. 

Ora, isso não é papel de um administrador público. A comunidade espera que o prefeito cumpra com suas obrigações de gestor avaliando a aplicação de investimentos, elegendo as verdadeiras prioridades, contendo os gastos onde são desnecessários, tudo com tranquilidade e eficiência. É inaceitável que seja repassado para os munícipes as limitações e inseguranças da gestão do PP. MAIS impressionante ainda, foi ouvir Júlio Ruivo dizer no rádio que se não conseguir cobrir os custos dos novos médicos, o Estado ia ter que ajudar, com os encargos. ASSIM É FÁCIL SER PREFEITO, QUANDO A CINCHA APERTA, ATIRA O PROBLEMA PARA O COLO DE OUTRO. 


Por último quero dizer aos presentes e ouvintes da sessão, que mais de uma vez foi responsabilizado aqui desta tribuna, o Governo do Estado por não estar sendo feito o asfalto nas ruas da cidade. Foi dito que o valor de 1 milhão e 900 mil reais, deixou de ser  repassado ao Município.


Quero esclarecer a todos, que o valor de 1 milhão e 900 mil reais de fato não foi repassado, mas porque o Município de Santiago, encontra-se no Cadastro de Inadimplentes – CADIM, e sempre que qualquer Município estiver no CADIM, o Estado não pode liberar valores. 


Estar no CADIM, significa que o Município, ou está devedor de alguma obrigação financeira, ou deixou de prestar contas sobre a aplicação de alguma verba.

Portando, senhores ouvintes, é desanimador ouvir aqui nesta casa,vereadores afirmarem fatos, que não condizem com a verdade, fatos alarmistas. É um desserviço para todos. A sociedade deve exigir dos seus representantes informações corretas para que possam ter confiança no parlamento e nos políticos que o compõe. ''
Iara Castiel 


 Participe do Mandato da Vereadora Iara!

#MandatoCidadão


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário