quinta-feira, 5 de junho de 2014

COMITÊ POPULAR EM APOIO AO PLEBISCITO PELA REFORMA POLÍTICA É CRIADO EM SANTIAGO



Conforme estava programado, reuniram-se ontem, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santiago, várias lideranças sindicais, políticas, estudantis e comunitárias de Santiago e Região, com a finalidade de discutir e encaminhar a organização do Comitê Popular Municipal em apoio ao Plebiscito pela Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política no Brasil. De fundamental importância para a cidadania, o Plebiscito Popular ocorrerá de 01 a 7 de  Setembro/2014 em todo o país.

Segundo Júlio Garcia, integrante da direção nacional da articulação ‘Diálogo e Ação Petista’ (uma das forças impulsionadoras do movimento) que proferiu o informe inicial “do modo como a representação política se constitui no país – inclusive nos poderes Executivo e Judiciário, e não apenas no parlamento – as reformas que alterem a distribuição de poder, que desconcentrem renda e ataquem as injustiças sociais existentes simplesmente não são aprovadas, como é  o caso  de reivindicação pendentes há décadas, como a reforma  agrária, tributária, urbana, sindical. E como o Congresso Nacional atual é composto majoritariamente por representantes de banqueiros, empresários, grandes proprietários de terras  e donos de meios de comunicação, a Reforma Política, que poderia alterar essa estrutura e abrir caminho para a aprovação das demais reformas, também não vai sair. Daí, a constatação de que ‘Com esse Congresso, não dá”.
 
Na mesma linha, a vereadora Iara Castiel (PT) enfatizou a importância da  convocação de uma Constituinte Exclusiva. Explicou que durante o plebiscito, as pessoas serão convidadas a responder uma pergunta impressa em cédulas: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva para elaborar a reforma política?  (   ) Sim   (   ) Não”. Segundo ela informou, os movimentos sociais e partidos que estão organizando o plebiscito acreditam que se houver uma grande participação popular e se o “sim” vencer estará criado um fato político capaz de forçar governos e parlamento a convocar eleições para a Constituinte exclusiva no ano vindouro.

Ao final da reunião, foi aprovada por todos os presentes a criação do Comitê Popular Municipal em apoio ao Plebiscito pela Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política, sendo eleita também sua Coordenação provisória. A próxima reunião do Comitê Popular de Santiago deverá ocorrer na próxima semana, quando um plano de trabalho e mobilização deverá ser discutido. Segundo a sindicalista Marisa Ourique (Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santiago), integrante da Coordenação do Comitê, os organizadores esperam, no decorrer dos trabalhos, mais adesões, principalmente de lideranças dos movimentos populares e entidades democráticas representativas da sociedade local. “Precisamos mostrar nossa força, de baixo para cima, para que nossa voz se faça ouvir. As mudanças necessárias só ocorrerão com a força organizada do povo, com união e com pressão popular”, enfatizou.

A Coordenação Provisória ficou assim constituída: Rubem Finamor, Iara Castiel, Antonio Bueno, Marisa Ourique e Rômulo Vargas. 


Texto: Júlio Garcia
Fotos: Juliano Barbosa  


#MandatoCidadão 


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing  

Nenhum comentário:

Postar um comentário