quarta-feira, 4 de junho de 2014

DECRETO DE DILMA PREVÊ CONSULTA POPULAR PARA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS




O Decreto assinado pela Presidenta Dilma Rousseff, no último dia 23 de maio, determina que sejam criados conselhos, a realização de conferências nacionais, audiências, entre outras sete formas de diálogo com a sociedade, para fazer consultas públicas antes de tomar decisões sobre temas de interesse da sociedade civil. 

A decisão vale para todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, o que inclui ministérios, autarquias e até agências reguladoras.
O Decreto institui a POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL (PNPS) e tem como objetivo consolidar a participação social como método aprimorando a relação entre governo e sociedade. 

Desta forma, para a criação de novas políticas públicas, todos os ministérios terão que realizar amplas consultas populares. 

‘’Aecistas’’ do PSDB, DEM e PPS tentam derrubar o decreto de Dilma. 

A Secretaria- Geral da Presidência da República, comandada pelo Ministro Gilberto Carvalho, será responsável pela implementação, orientação e acompanhamento da PNPS em todo o país. O ministro defende o decreto e segundo ele, os conselhos e conferências aumentam a transparência e ‘’contribuem exatamente para combater a corrupção’’, ao dar a sociedade acesso aos dados do governo e às políticas públicas. O decreto apenas regulariza o que já existia, afirma o ministro. 

Os conselhos são canais abertos pelo governo federal para que a sociedade possa se comunicar. Cada segmento da sociedade poderá ser representado: sem terra, sem teto, estudantes, professores, ecologistas, índios, e tantos outros. 

Nas manifestações de junho do ano passado, muitos reclamaram da falta de diálogo do governo com a sociedade. Outros ainda achavam que o Congresso Nacional era um antro de ladrões e corruptos. Agora não querem que a sociedade dialogue com o governo e defendem que só o congresso tem o dom de saber o que a sociedade deseja.

É hora das entidades começarem a se preparar para participar dos conselhos sociais, promovendo debates populares a fim de esclarecer o andamento e funcionamento da máquina pública.

A direita está entrando em colapso dizendo que ouvir mais o povo e fazer consultas populares ou plebiscitos é diminuir a Democracia. Para eles, a ideia de democracia é defender as grandes empresas, as fortunas que elegem seus governantes através de financiamentos privados elevadíssimos de campanha. 

Nada mais coerente do que defender a participação popular nas decisões e propostas de Governo.

A sociedade precisa debater com o parlamento, promover novas ações, novos rumos para a construção de políticas públicas sérias que venham ao encontro de suas necessidades. 


#MandatoCidadão 


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 


Nenhum comentário:

Postar um comentário