segunda-feira, 9 de junho de 2014

SAÚDE E SITUAÇÃO DO AEROPORTO SÃO DESTAQUE NO DISCURSO DA VEREADORA IARA



Abaixo pronunciamento da Vereadora Iara Castiel desta segunda - feira, na Sessão da Câmara de Vereadores, na íntegra.

''Boa tarde senhores vereadores, Mesa Diretora desta Casa Legislativa, cidadãos presentes no plenário e ouvintes da Nova 99.


*Na foto: Renato Durão (atrás), Cristiano Aquino e Luiz Rodrigues

Saúdo os Companheiros Cristiano Aquino, idealizador do Projeto Unidade Móvel do PROCON e João Braz, que hoje e amanhã, juntamente com outros colaboradores, estarão atendendo a comunidade de Santiago. O veículo do PROCON está estacionado em frente à Prefeitura Municipal. Cidadão e Cidadã, não perca a oportunidade de buscar informações, tirar dúvidas ou propor demandas.




Quero também fazer uma saudação ao artista, músico de nossa cidade, o conhecido Renato Durão. Agradeço a ele a participação nessa casa, o interesse pelos assuntos que afetam nossa comunidade, e, especialmente sua avaliação e opinião. Na pessoa dele, saúdo todos os Santiaguenses que acompanham meu mandato com avaliações e opiniões críticas. 

Vereadora Iara em seu pronunciamento.

Quero iniciar minha fala afirmando que as discussões que travo dentro dessa Casa, são sempre debates políticos e de ideias, a partir do que acredito e, em defesa da comunidade. Esclareço que não trago para cá nenhum conflito pessoal com ninguém.

Na sexta-feira em Porto Alegre foi lançada pelo PT a chapa que representa a continuidade dos avanços nesse país e no nosso Estado: Dilma-Presidenta, Tarso e Abgail Pereira ao Governo do Rio Grande e Olívio Dutra ao Senado. Todos os companheiros citados são pré-candidatos confirmados. Os programas de Governo iniciados com Lula e aprofundados com Dilma incluem milhares de pessoas no mercado de consumo e de trabalho. Mas nos do PT queremos incluir muito mais brasileiros, fazer muito mais mudanças e também avançar muito mais!


Na semana passada afirmei nesta Tribuna que a Prefeitura de Santiago estava, e ainda está, no Cadastro de Inadimplentes (CADIN) e por isso não recebeu o dinheiro para a pavimentação asfáltica de ruas da cidade. Foi dito aqui, na defesa da Administração, que estar no Cadin é uma situação burocrática. Ora, Senhores, claro que uma dívida ou a falta de prestação de contas é situação burocrática. É necessário provar documentalmente que está apto, que cumpriu com a sua parte. Se tiver irregular, não adianta chorar, nem espernear, o dinheiro não é liberado! A administração da cidade pelo Prefeito deve estar atenta as regras, deve ser transparente, deve ter propósitos, aplicar corretamente os valores do Governo Estadual e Federal. Com os repetidos erros de gestão, essa administração progressista, que vem de outra administração progressista, que veio de outra anterior, e outra...

Segue impossibilitando que se realizem melhorias e mudanças na comunidade.


Como Santiaguense, também sofro as consequências, da gestão falha de Ruivo, a qual está marcada por erros, incapacidades, inércia e esgotamento de propostas. O que eu digo pode ser percebido claramente, quando uma pessoa com necessidade de consultar, tem que ir para a fila do posto de saúde às 2:30 da manhã, a fim de garantir uma ficha de atendimento, e tem que permanecer na fila das 2:30, ou menos, até às 8:00, para daí sim pegar a tal ficha, e, além disso, novamente ter que aguardar até ser atendido, não antes das 10:30. Essa falta de consideração com o trabalhador e sua saúde já passou há muito dos limites. SENHORES, NÃO QUEREMOS CULPADOS, QUEREMOS UMA SOLUÇÃO E SOLUÇÃO DIGNA PARA QUEM PRECISA DO SERVIÇO DE SAÚDE NESTA CIDADE. QUEREMOS QUE O GESTOR FAÇA SEU TRABALHO, ASSUMA SUAS RESPONSABILIDADES E RESOLVA OS PROBLEMAS. 


Comunico que meu Gabinete apresentará uma sugestão ao Executivo, relativo às marcações de consulta médica, no sentido de melhorar a vida dos Santiaguenses.


Em nosso município o problema começa pela escolha das prioridades quando é construído o orçamento. Enquanto continuarem destinando muito menos do que poderiam para o incentivo a produção, políticas públicas, melhoria de condições para a agricultura familiar, arranjos produtivos, etc, nós vamos continuar vivendo em uma cidade atrasada, sem emprego, com centro bonito, e bairros esquecidos, esgoto a céu aberto, escolas do interior fechadas e a comunidade dormindo nas filas durante a madrugada em frente aos postos de saúde. 


Visitei as obras do Aeroporto e me deparei com uma situação de abandono.


Vi e fotografei vários montes de asfalto que foram retirados da pista. Conforme perícia, o serviço foi mal feito pela Prefeitura Municipal, com ondulações e imperfeições. A prefeitura não investiu em técnicos especializados no assunto, e executou a obra totalmente fora das regras determinadas. Isso é dinheiro público posto fora, é má gestão, é tratar as questões com amadorismo.


E o prefeito a transferir a culpa ao Estado pelo atraso do aeroporto. A obra esta parada porque a prefeitura não pode prestar contas do que fez, e, ao não prestar contas o Governo do Estado notificou a Administração do Município incluindo-a no CADIN, bloqueando recursos até que preste contas do que já executou com os recursos que recebeu.''

Iara Castiel  

* Na foto: Renato Durão (atrás), Cristiano Aquino, Coordenador Executivo do PROCON - RS e Luiz Rodrigues, Executiva do Partido dos Trabalhadores de Santiago, à frente. 


PARTICIPE DO MANDATO DA VEREADORA IARA CASTIEL!


#MandatoCidadão



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Comunicação & Marketing  

Nenhum comentário:

Postar um comentário