segunda-feira, 14 de abril de 2014

VEREADORA IARA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CHEGADA DOS MÉDICOS CUBANOS EM SANTIAGO


Sessão da Câmara de Vereadores, na Tribuna Livre, Nádya Pesce da Silveira, Diretora - Presidente da FAPERGS

Na sessão de hoje da Câmara de Vereadores, esteve participando da Tribuna Livre a Diretora – Presidente da FAPERGS (Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul) Dra. Nádya Pesce da Silveira. Em sua fala, a diretora falou sobre os 50 anos da instituição, bem como as atividades desenvolvidas em todo o Estado. A noite, Nádya irá fazer a apresentação dos editais em aberto com o incentivo do Governo Tarso de 45 milhões em pesquisas. 

Em seu pronunciamento, a Vereadora Iara destacou a importância da chegada dos médicos cubanos para o aprimoramento do programa de Estratégia de Saúde da Família. 

Veja abaixo, pronunciamento da íntegra da vereadora: 

''Boa tarde aos meus colegas vereadores, a comunidade presente no Plenário desta casa e ouvintes da Rádio Nova 99.

É com grande alegria e satisfação que hoje recebi a Diretora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a Santiaguense Nádya Pesce da Silveira. A importância da pesquisa e dos trabalhos científicos realizados pela FAPERGS foram apontados pelo Ministério da Ciência como referência para o resto do País. Bem como, foi evidenciada a política gaúcha do Governador Tarso Genro, que aplicou nos últimos 3 anos 175 milhões nas áreas de pesquisa e inovação. 

Não menos alegre, cheia de satisfação e orgulho comunico a chegada dos médicos cubanos à Santiago JOSUE BAEZ E LEYDI NAYLA HERNANDEZ, vindos para nossa cidade através do Programa Mais Médicos do Governo Dilma. O PARTIDO DOS TRABALHADORES PT de Santiago e REGIÃO está organizando uma grande recepção para os Médicos Cubanos. Os profissionais do Programa do Governo Federal sem dúvida alguma representarão um grande avanço para a saúde pública das cidades em que vão atuar. A escola de Medicina de Cuba considerada pela ONU como a melhor do mundo, é voltada para a formação humanista e preventiva, e seus profissionais estão aptos a servir a comunidade. 

Necessário que eu frise um ponto muito importante e que respalda ainda mais os médicos que vão chegar: Como Cuba é uma ilha socialista, livre do privado, e não coloca o capital em primeiro lugar, sua estrutura governamental, acadêmica, e profissional é diferente da que conhecemos aqui. Cuba forma profissionais para atender ao povo pobre, para ir aos bairros, as favelas, aos confins. Isso significa que JOSUE E LAYDI, certamente tratarão nosso povo com o respeito, a dedicação e o carinho que todos merecem.

Importante dizer que assim como Dilma, o Governo do companheiro Tarso Genro também quer transformar a saúde. Tarso pela primeira vez investiu no Rio Grande do Sul os 12% na saúde conforme determina a Constituição e repassou valores inéditos aos Hospitais Filantrópicos, chegando a mais de 1 Bilhão nestes 3 anos. NO ENTANTO, é preciso uma gestão qualificada nos municípios para que o ciclo de avanços e melhorias se completem. Não adianta investimento da União e do Estado, se a ponta não é competente para fazer acontecer.

Santiago tem problemas estruturais nos ESFs, tenho recebido incontáveis reclamações. Senhores Vereadores precisaremos enfrentar essa problemática, a comunidade necessita da nossa intervenção e ação conjunta.

São as mais variadas queixas, as equipes não são completas, falta espaço para desenvolver satisfatoriamente e qualificadamente o trabalho, falta equipamentos como: mesas, cadeiras, computadores e acesso a internet para os agentes de saúde realizarem suas atividades de planejamento. A administração municipal não investe, nem se preocupa com a questão humana, e seus servidores estão desgastados e desanimados.

Um ótimo exemplo da Estratégia da Saúde da Família é o município de Canoas cuja administração é do PT e Santa Cruz do Sul, administrada pelo PP, mesmo partido do prefeito daqui de Santiago. Em Santa Cruz, as equipes dos ESF’s são completas, e mesmo sendo uma cidade muito maior que Santiago, tem apenas 4 unidades de saúde da Família, as quais funcionam como modelos. Nós em Santiago, temos 11 unidades e mesmo assim a população sofre a falta de infraestrutura e descaso do poder público. 

Esta na hora de assumirmos que PRECISAMOS melhorar as condições da saúde em Santiago. Vamos buscar experiências de fora, vamos estudar as necessidades da nossa população e desenvolvermos projetos, só assim poderemos construir alternativas válidas e eficientes que vão realmente satisfazer as demandas da comunidade. OU PASSAMOS A EXERCER NOSSO TRABALHO PARA CONSTRUIR JUNTO DO PODER EXECUTIVO FORMAS DE MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS, OU NÃO TEREMOS MAIS CREDIBILIDADE. OS SANTIAGUENSES QUEREM DE FATO SER REPRESENTADOS!'' Iara Castiel 


Acompanhe o mandato da Vereadora!!!

#MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário