quinta-feira, 24 de abril de 2014

ALTERAÇÕES APROVADAS NO PLANO DIRETOR GERAM IMPACTO NA SOCIEDADE SANTIAGUENSE.



Ontem, excepcionalmente, foi realizada a Sessão da Câmara de Vereadores devido ao feriado na segunda-feira. 

Foi protocolado na casa, um Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre algumas modificações no Plano Diretor do município. 


No projeto, constam três alterações que geram impacto direto na sociedade santiaguense. Estão previstas alterações referentes ao uso de recuo nas edificações e construções na área urbana, a modificação da metragem mínima para diferenciar o fracionamento e loteamento, bem como as limitações para a implantação de depósitos de Gás Liquefeito de Petróleo, o ‘’gás de cozinha’’. 


A discussão que a Vereadora Iara trouxe é baseada na preocupação de que instalações deste tipo possam ser alocadas próximas à área urbana. O projeto trata sobre a permissão de que na ÁREA COMERCIAL 3, próxima ao centro da cidade, possam ser implementados depósitos de gás, fato este que já ocorre na cidade, porém com um máximo permitido de 520 kg, ou seja, 40 botijões de 13 kg. No projeto apresentado, não haveria limites para a implementação e armazenamento destes produtos. 


Em relação às modificações no Plano Diretor, sobre as alterações na metragem referente ao fracionamento e loteamento, a vereadora Iara sugeriu que fosse feita uma análise maior, levando em consideração as peculiaridades da cidade justamente, para que estas alterações no Plano Diretor não sejam realizadas para atender anseios particulares. 


‘’Por que somente agora, o poder executivo deseja permitir que nos recuos, obrigatórios nas construções e edificações sejam construídos escadarias? Ora, se for permitida a construção de escadarias nos recuos, estes perdem o sentido de existirem. ’’ Disse a Vereadora Iara no momento da discussão do projeto.


Para uma melhor compreensão sobre o assunto: o recuo trata-se de uma área de 4 a 6 metros a contar da testada (frente) do terreno, onde se deve construir. Este espaço serve para jardinagem, lazer e até para ser utilizado pelo poder público, evitando  desapropriações de prédios e casas, se for necessário para duplicação de avenidas ou ruas, ou mesmo, para embelezamento da cidade. 


A Vereadora Iara pediu vistas do projeto que entrou na casa, pedindo que se fizesse uma análise mais profunda, ouvindo o  secretário de obras, o executivo e técnicos arquitetos urbanistas. Mesmo diante dos argumentos e preocupação de Iara, os Vereadores votaram contra seu pedido de vistas e aprovaram de imediato as mudanças previstas no projeto de lei do executivo. Apenas o Vereador Sérgio Marion, líder da bancada do PT apoiou a Vereadora e votou contra a aprovação do projeto. 

Somente a Vereadora Iara e o Vereadora Sérgio Marion votaram contra a aprovação do projeto.

“Torna-se lamentável o fato de não termos oportunidade de discutir dentro dessa Casa Parlamentar, projetos como este, que incidirão diretamente no cotidiano e podem vir a colocar em risco a vida da sociedade devido a sua periculosidade. A base do governo na maioria das vezes ‘atropela’ as votações  na Câmara, impossibilitando uma discussão mais profunda de temas relevantes como o presente!” Comenta a vereadora. 


#MandatoCidadão



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário