terça-feira, 1 de abril de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA CASTIEL: MOBILIDADE URBANA E 50 ANOS DO GOLPE MILITAR



Na sessão de ontem, tivemos a participação dos profissionais da UNIVATES e UFRGS participando na tribuna livre. O professor Carlos Honorato fez um breve comentário a cerca do que é MOBILIDADE URBANA e em seguida fez o convite para a comunidade participar da reunião ontem à noite.


Abaixo, segue o discurso da Vereadora Iara Castiel, que traz também, breves relatos dos tempos que viveu da ditadura em Santiago.


‘’Boa tarde, senhores vereadores, mesa diretora dessa Casa, comunidade presente no Plenário, ouvintes da Nova 99.


Em primeiro lugar, quero fazer um agradecimento especial aos professores Carlos Honorato, doutor em engenharia da UFRGS, Prof. Ms. Carlos Cyrne – vice-Reitor da UNIVATES, Profa. Ms. Cláudia Marques, da UNIVATES, e o Prof. Ms. Alex Brino, professor de Arquitetura e Urbanismo da UNIVATES. Todos eles estão desde ontem na cidade de Santiago, para pensar a cidade de Santiago e Região, a partir da discussão do plano da mobilidade urbana.


É cada vez maior e mais evidente nas grandes e médias cidades, as complicações derivadas de uma série de problemas; crescimento dos municípios,  aumento do fluxo de carros, falta de estrutura e gestão que envolve planejamento das ruas, avenidas, calçadas, enfim uma gama de fatores que necessitamos tratar. É necessário pensarmos hoje, como queremos nossa cidade e região, agora, amanhã e no futuro. 


Preocupado com tudo isso, nosso gabinete promoverá no dia de hoje um grande debate com a sociedade santiaguense. Articulamos a vinda dos professores já citados, especialistas em Mobilidade Urbana, que nesta noite, junto de prefeitos, vereadores da região, lideranças comunitárias e munícipes, discutiremos e aprofundaremos o tema, e pensaremos alternativas que viabilizem o aperfeiçoamento da matéria tão pertinente para todos nós. Com o mesmo intuito visitamos o prefeito municipal e a URI, ambos os encontros foram marcados pela atenção que foi dada ao tema. 


 Nesse momento caros ouvintes, é meu dever trazer a esta tribuna um registro sobre a descomemoração dos 50 Anos do Golpe, que implementou a ditadura Militar no Brasil. Quero dizer à comunidade de Santiago e região, e, não me cansarei de dizer e contar que aqui como no restante do Brasil, sofremos a repressão da Ditadura. Aqui, como no restante o Brasil, foram feitos presos políticos, foram caladas vozes, foram queimados livros, foram violadas pessoas, casas, houve tortura física e psicológica. A história hoje está a relembrar a ditadura, não para exorcizá-la, mas, para que nunca deixemos de lutar pela democracia. Saúdo a democracia em nome de alguns santiaguenses, que sofreram a violência e mordaça do período de exceção: Maria Clara Dorneles, João Pedro Serres, João Maria Petrecoski, Brasil Afonso Guerin, Antônio Medeiros Leite, Antenor Pompeo Barcelos, Claudi Cogo, Oneron Jornada Dorneles, Timoteo Calixto Gonçalves, Jefersom Gomes da Silveira, Armando Gomes do Santos, Félix Vicroviski, AbílioMachado da Luz, Antenor Barcelos, Espiridião Rodrigues de Abreu (seu Peri), Amir Dorneles Guedes, João Soares, João Belle e meu Pai, Níssio Castiel além de tantos outros.


Na minha memória infantil, de menina, filha de Níssio Castiel, há 50 anos, como outros tantos brasileiros e brasileiras fomos arrastados para dentro da história do nosso país, sob o signo da violência. Minha casa, como as casas das demais famílias aqui referidas, foi invadida, meu pai preso como subversivo, na frente de seus 4 filhos, pelas suas ideias libertárias e engajamento com a democracia e a igualdade entre as pessoas.  A vida democrática foi interrompida por um golpe civil/militar.


Este momento que agora faz parte da nossa memória, em que se romperam todos os princípios democráticos, que se retirou toda e qualquer garantia individual; onde a opinião se transformou num delito grave e ter ideias sobre o país, sobre seu futuro, sobre as reformas de base, num delito ainda mais grave passível de ser punido com a prisão, a tortura e a morte. 


Isso tudo se tornou algo impensável para a maioria dos jovens nos dias de hoje. Quem poderá pensar hoje, agora, que arrancaram do povo brasileiro o direito de liberdade de expressão o qual foi substituído com arrogância e prepotência por um sistema de censura praticada por funcionários públicos?


Hoje como brasileira, vereadora, mãe e avó tenho comigo o sentido daquele momento que politicamente foi derrotado pelo povo brasileiro que retomou a vida de direitos. Como a letra do tango “que não haverá mais penas e nem esquecimento”, repito aos integrantes de Santiago e do resto do país que apoiaram o Golpe, que ditadura Militar NUNCA MAIS!!!!!’’

Iara Castiel

Equipe da UNIVATES e UFRGS que estiveram presentes na Sessão da Câmara de Vereadores e à noite na reunião sobre MOBILIDADE URBANA:

Prof. Dr. Carlos Honorato - UFRGS 



 
À cima: Prof. Carlos Honorato e Prof. Carlos Cyrne, a baixo, Profª Cláudia Brazil Marques e Prof. Alex Brino



ACOMPANHE O MANDATO DA VEREADORA IARA CASTIEL E PARTICIPE!!!!!
ENVIE SUA OPINIÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO!!!!! 

 #MandatoCidadão


 Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário