segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

HORTAS COMUNITÁRIAS: QUANDO A COOPERAÇÃO TRAZ RESULTADOS



Segundo notícia publica no Portal do Governo do Estado, no bairro Mathias Velho, em Canoas, a comunidade local organizada, demonstra em suas atividades como a cooperação é capaz de gerar bons resultados. 

Cerca de cem famílias são beneficiadas pela produção da horta realizada em apenas um hectare. A produção de alimentos saudáveis é autônoma e contribui para uma alimentação mais saudável da população. 

Leia notícia completa abaixo:

''A horta conta com uma produção de alimentos bastante diversificada: verduras, leguminosas e grãos, como o milho. Uma parcela do local é utilizada pelas famílias da Associação Hocouno (Horta Comunitária União dos Operários), que foi fundada há mais de 20 anos por moradores do bairro. Cada família integrante possui o seu canteiro na horta e é responsável pela sua manutenção.  

Outra parte do espaço é utilizada por beneficiários do Programa Bolsa Família, que são direcionados através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para o projeto da horta. No caso deste grupo, o trabalho é realizado de maneira conjunta e os alimentos são repartidos entre todos, de forma coletiva. O projeto é conveniado com a prefeitura municipal.

De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto da horta comunitária, Genildes da Silva Paim, geralmente são as mães que ajudam no plantio. "O trabalho em conjunto resulta em uma alimentação mais balanceada para as famílias, além de diminuir suas despesas", explica. Ela ressalta que o excedente da produção é comercializado em feiras de economia solidária e, no fim do ano, o valor arrecadado é dividido ou investido em atividades para o benefício de todos.

O trabalho também envolve jovens e crianças, que realizam cursos no local - como aulas de teatro, informática e fotografia - e também participam de palestras e capacitações.

A assistência técnica para a manutenção da horta é realizada pela Emater/RS-Ascar. "Este trabalho realizado pela Emater tem grande importância econômica e também social. Além da geração de renda e soberania alimentar, estas pessoas que trabalham na horta aprendem uma nova atividade. Não sei como a horta sobreviveria sem a assistência dos técnicos da instituição, só temos a agradecer este empenho", relata Genildes.

De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar de Canoas, Roberto Schenkel, os extensionistas do escritório municipal de Canoas colaboram intensamente com o projeto. "Assessoramos o projeto em diversas frentes, como na organização da horta, na comercialização, assistência técnica de plantio, patrulha agrícola do município, cursos de aperfeiçoamento de mão de obra. É um projeto importante, consolidado na área urbana, em um bairro com mais de 60 mil habitantes", frisa. ''

Texto: Gabriela Miranda
Quer saber mais sobre os benefícios da HORTA COMUNITÁRIA? 
Acesse o link e saiba mais!!!!! 

http://goo.gl/lFfyT1


Postado por: 

Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Gestão, Comunicação & Marketing
Email: comunicacaoiarapt@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário