quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PROJETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O VALE DO JAGUARI É DEBATIDO EM PORTO ALEGRE

Nesta quarta feira (26), foram debatidos projetos de desenvolvimento para o Vale do Jaguari com representações das prefeituras e Governo do Estado.
 
Este encontro, contempla uma das etapas já promovidas em Santiago, o ''Diálogos CDES -RS'', realizados em abril de 2012 e novembro de 2103.
 
O Governo do Estado, através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, CDES, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, SDPI, através destes diálogos, busca obter informações relevantes para alavancar investimentos  que contribuam de forma significativa com o desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais.
 
Um dos pontos debatidos pelos representantes, foi a elaboração e implantação de um Projeto Regional de Tratamento de Resíduos Sólidos, demanda que contempla a todos os municípios do Vale do Jaguari.
 
 
Acompanhe notícia completa divulgada hoje no Portal do Estado:
 
 
 


''O projeto de tratamento de resíduos sólidos para as prefeituras da região e a emissão de licenciamentos ambientais foram pautas tratadas durante a tarde, na sede do Conselhão. A reunião contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Neio Lúcio Fraga, e do coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Luiz Henrique Nascimento.

Conforme o titular da Sema, os órgãos ambientais do Estado estão em pleno processo de reestruturação para garantir mais agilidade e transparência aos seus procedimentos. Nascimento explicou que o Plano Estadual de Resíduos Sólidos contará com a participação das comunidades, com a realização de audiências públicas ao longo deste ano. Os municípios do Vale do Jaguari serão convidados a participar da audiência prevista para Santa Maria, ainda sem data definida.

Foram debatidas também dúvidas e demandas regionais entre membros das prefeituras e representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra). Sobre o projeto do Aeroporto de Santiago, os participantes se comprometeram em unir esforços para a viabilização do empreendimento.

Pela manhã, os participantes conheceram a Sala do Investidor, estrutura vinculada à SDPI, que centraliza as informações sobre os programas de fomento disponíveis no Estado. Detalhes sobre linhas de créditos e financiamentos através do Sistema Financeiro Estadual foram apresentados por técnicos da pasta. Apoio às Iniciativas Municipais para Expansão das Áreas Industriais; o Programa de Fortalecimento aos Arranjos Produtivos Locais; Novo Fundopem; financiamentos a municípios por meio do Badesul, Banrisul e BRDE e o apoio institucional do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas foram temas abordados.

Estiveram presentes nas atividades ao longo do dia representantes das prefeituras de Cacequi, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda. ''

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Ricardo Miorelli
 
 
 
 
Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário