quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CRIAÇÃO DO INSTITUTO GAÚCHO DO LEITE É APROVADA NO ESTADO

O Rio Grande do Sul, a exemplo de países como Nova Zelândia e Uruguai, será o primeiro Estado a criar um Instituto, que irá pensar e planejar o futuro da cadeia leiteira.
 
Em 2011, iniciou-se as discussões sobre o setor, através da Câmara Setorial do Leite e a Secretaria de Agricultura do Estado.
 
Leia abaixo notícia completa:

'' O Instituto Gaúcho do Leite (IGL), aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (11), na sede da Ocergs, em Porto Alegre, por 47 entidades, trabalhará pela organização, produtividade, qualidade, sanidade e renda para o setor.

O instituto terá inicialmente orçamento de R$ 2,4 milhões/ano. Por ser entidade sem fins lucrativos, ainda pode contar com créditos presumidos de R$ 6 milhões. "É um dia histórico para o Rio Grande do Sul. O leite é uma das cadeias com a qual mais me identifico de todas as que trabalhamos na Secretaria da Agricultura", afirmou o titular da pasta, Luiz Fernando Mainardi.

A integração entre as entidades - Fetag, Apil, Seapa, AGL, Federasul - elevará o debate. Temas como a contribuição e organização dos 120 mil produtores estarão na mesa do colegiado, assim como medidas de combate à adulteração, como a ocorrida em abril do ano passado e que colocou em risco a saúde da população. "Todos temos de ser parceiros. O instituto será o espaço de amparo e promoção do conjunto dos debates", acrescentou Mainardi, eleito segundo secretário da primeira gestão, que terá mandato de três anos.

Eleito para dirigir o primeiro mandato do IGL, Gilberto Piccinini, da cooperativa Cosuel, disse que o Estado "não é fraudador de leite. Temos uma história de dedicação e vontade de produzir. O desafio é fazer produtos diferenciados em qualidade". Elton Weber, presidente da Fetag, será o vice-presidente do IGL.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, foi o presidente da Assembleia de constituição do Instituto. Participaram ainda da mesa dos trabalhos o presidente da Fetag, Élton Weber; da Apil, Wlademir Dalbosco; da Câmara Temática do Leite da Ocergs e da Cosuel, Gilberto Piccinini; do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; do presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto; do presidente da AGL, Ernesto Krug e do representante da Famurs, Mário Nascimento. ''

Texto: Daniel Cóssio
Foto: Vilmar da Rosa
 
 
 
Postado por:
 
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing
#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário