segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VAGAS EM RESIDÊNCIA MÉDICA SÃO AMPLIADAS PELO GOVERNO DO RS



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) em 2014, ampliou e descentralizou as vagas para a Residência Médica no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer e qualificar o cuidado na rede de saúde nos municípios gaúchos.

Na área de psiquiatria, as 10 vagas existentes em 2013, foram ampliadas para 17, para os seguintes municípios: 05 vagas para Porto Alegre; 05 para São Lourenço do Sul; 02 para Alegrete e 05 para Sapucaia do Sul (credenciamento em processo de finalização).

Estas vagas foram pactuadas com os municípios, Estado e União, através do Conselho Nacional de Residência Médica e favorece a fixação desses profissionais no interior, após sua formação, assegurando o cuidado mais próximo aos usuários.

Além disso, as vagas da Residência em Medicina de Família e Comunidade também estão sendo ampliadas - de 06 em 2013 para 32 em 2014, todas igualmente descentralizadas entre os seguintes municípios: 10 em Porto Alegre; 04 em Canoas; 04 em Sapucaia do Sul; 02 em Esteio; 04 em Santa Rosa; 04 em São Lourenço do Sul; 02 em Venâncio Aires e 02 em Alegrete.


Neste ano, para os novos programas de residência em Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade, as bolsas irão contar com um valor diferenciado, financiado pelo Ministério da Saúde, passando dos atuais R$ 3 mil para R$ 10 mil mensais. A SES tem incentivado ainda a criação de novos programas de residência em diferentes áreas, de acordo com as demandas de cuidado de cada município. Neste ano, no município de Sapucaia do Sul, haverá residência em pediatria (05 vagas); anestesiologia (05 vagas) e clínica médica (05 vagas). O processo se encontra em fase final de credenciamento e terá início já em 2014.

A SES dará continuidade à ampliação de vagas e qualificação da formação dos profissionais médicos, além do cuidado em saúde nos territórios. Os municípios que tiverem interesse em receber residência médica devem procurar a Secretaria Estadual da Saúde, através da Escola de Saúde Pública, para fazerem parte do programa.


Texto: Assessoria SES
Fonte: Governo do Estado
www.estado.rs.gov.br 

Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratin / Mateando com o Governador


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing
Email: comunicacaoiarapt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário