sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COLHEITA DA UVA É BENEFICIADA PELAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO ESTADO



O Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) publicou nesta sexta-feira (31) seu boletim semanal especial sobre a situação das principais culturas de primavera-verão do Rio Grande do Sul. A publicação também oferece a previsão meteorológica para o período de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. O documento destaca que esta semana foi marcada pelas altas temperaturas e distribuição irregular de chuvas pelo Estado.

As precipitações foram mais expressivas nas regiões da Campanha, Extremo Oeste e na Zona Sul, com os maiores volumes de chuva registrados em Jaguarão (118,8 mm), Chuí (91,8 mm), Caçapava do Sul (83 mm) e Encruzilhada do Sul (72,4 mm). Tais condições meteorológicas tiveram consequências para algumas culturas de verão, em especial para a colheita a uva.

Videiras 
 
A colheita da uva, em várias regiões do Estado, tem sido beneficiada pelas altas temperaturas do ar e baixos volumes de chuva registrados. Para a cultura da videira, especialmente na região da Serra Gaúcha, o excesso de precipitação pluvial na etapa de maturação das uvas tende a antecipar a colheita.

Esta prática, adotada pelos viticultores para evitar perdas decorrentes do desenvolvimento de doenças nos cachos (especialmente podridões), diminui a qualidade das uvas destinadas à agroindústria. Atualmente, os baixos volumes de chuva registrados na região no período têm favorecido a colheita das uvas no ponto ótimo.

Quer saber maiores informações sobre cultivo de outras plantas? 
Leia a notícia completa!!!!! 

Clique na imagem abaixo:

http://goo.gl/QlZVIt


Fonte: www.estado.rs.gov.br
Texto: Elaine Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário