segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SAÚDE: ASSUNTOS DEBATIDOS PELA VEREADORA IARA NA SESSÃO DA CÂMARA



Boa tarde senhores vereadores, Mesa Diretora desta Casa Legislativa, comunidade e ouvintes da Rádio Nova 99. 

 DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
 

Trago a esta tribuna uma data muito importante que marcou a última semana de novembro. O Dia 25 é considerado o DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. A data foi instituída no 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em 1981, em homenagem às Irmãs Pátria, Minerva, e Maria Teresa, guerreiras que protestaram contra a ditadura na República Dominicana, e foram brutalmente torturadas e assassinadas. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” incentivando todos os governos e a sociedade civil a extinguir a violência que destrói a vida de milhares de mulheres nas nossas cidades. 


Nestes últimos anos, no Brasil e no mundo, tivemos muitos avanços com relação à violência feminina. No entanto, ainda é preciso um trabalho sério e intenso sobre o tema. Em Santiago a Coordenadoria da Mulher chega a receber mais de 38 denúncias por semana, envolvendo abuso ou violência contra a mulher. 


Os dados sobre a violência doméstica e a violência sexual continuam, ainda, bastante elevados, sendo preciso avaliarmos, também, os dados sobre violência contra lésbicas, transexuais e gestantes, incluindo a falta de acompanhamento médico. Além de outras estruturas sociais perversas que atingem as mulheres como o racismo e a discriminação às mulheres gordas. 

CONSCIENTIZAR PARA COMBATER A VIOLÊNCIA


Ainda é preciso dizer que saia curta, roupas decotadas, coladas ao corpo ou o comportamento alegre e expansivo não é razão para violências e estupros. Assédio em locais públicos também é violência. Uma “cantada” muitas vezes é uma invasão, não importando a intenção. A violência não pode ser tática de conquista. É preciso lutar para que os relacionamentos amorosos não sejam baseados na posse do outro.

A violência ainda é parte cotidiana da vida de milhares de mulheres, não só através de agressão física, mas também, de palavras e agressões psicológicas. Lutar para que a sociedade compreenda a gravidade dessa situação é uma das principais ações que deve nos mover enquanto poder Público. 
 

Vereadora Iara Castiel

A conscientização é muito importante para ajudar a combater o crime de violência contra a mulher e, para isso, são necessárias ações do poder público, através da secretaria de assistência social e conselhos municipais, como o do idoso, da mulher, da criança e do adolescente, dos portadores de necessidades especiais com o acompanhamento das vítimas pela rede de atendimento público. Coloco-me à disposição para informar, identificar os problemas e fazer encaminhamentos aos órgãos competentes. 





Neste momento, ao cumprimentar a Coordenação do MTG, lembro que muito, o MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO pode contribuir para diminuir a violência contra a mulher. 

SITUAÇÃO DO ATENDIMENTO À SAÚDE NO MUNICÍPIO


Na semana passada ao visitar o Pronto Socorro Municipal me deparei com um número bastante grande de pessoas em busca de atendimento. Eram mais de 30 pessoas aguardando. Muitas estavam ali a mais de duas horas sem ainda terem sido atendidas. 


É visível a dimensão da demanda no serviço público de saúde, ainda mais no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência. O que não se pode aceitar é as pessoas não terem um atendimento digno e ágil. E isto deve servir tanto para o Governo Estadual, como para a administração municipal. 


Em nosso Município a situação se agrava já que as pessoas que precisam de atendimento médico buscam o pronto socorro e ali formam um aglomerado, causando demora no atendimento. Isto se deve, muitas vezes, porque as pessoas não sabem que na Secretaria de Saúde funciona um pronto atendimento com médico disponível até às 10 horas da noite. Cabe ao executivo informar melhor a população, para fazer uso do Pronto Atendimento e resolver questões ambulatoriais, desafogando o Pronto Socorro, que seria usado apenas para urgências e emergências. 

#MANDATOCIDADÃO ATUANTE: REUNIÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE

Secretária Mara Machado e Vereadora Iara Castiel
 

Hoje pela manhã estive em reunião com a Secretária de Saúde e discutimos a respeito de um convênio que está sendo efetivado, em que o Estado pagará o valor de R$ 180.000,00 para o hospital que atenderá urgência e emergência, buscando suprir a demanda e amenizar as esperas. A prefeitura deverá, então, investir com mais qualidade no Pronto Atendimento.


Nosso Gabinete diversas vezes já se colocou à disposição do Prefeito e da Secretária Mara para juntos somar esforços e buscar alternativas, como a do Tele - Agendamento que esta dando certo com a administração petista no Município de Canoas, ou de buscar junto ao governo Estadual ou Federal caminhos e recursos para sanar este problema que esta se tornado crônico em nossa cidade. 



Novamente nos propomos a deixar de lado as divergências políticas e construir juntos um encaminhamento viável para as demandas de áreas como a educação e saúde em Santiago. 


#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário