segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DESCASO COM OS AGENTES DE SAÚDE E REPÚDIO ÀS MANIFESTAÇÕES MACHISTAS: DESTAQUES DO PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA



Boa tarde senhores vereadores, comunidade presente neste Plenário e a todos que nos acompanham pela rádio Nova 99.

Agentes de Saúde acompanham a sessão da Câmara de Vereadores.
DESCASO COM OS AGENTES DE SAÚDE
 

Trago hoje, lamentavelmente, o total e absoluto descontentamento dos agentes de saúde de Santiago. Vejam só: os agentes de saúde já tem os valores relativos ao abono 2014 depositados na conta do município ( o abono refere-se a um incentivo dado pelo Governo Federal após um ano de serviço, afim de estimular o trabalhador e melhor sua condição). No entanto a secretaria de saúde e a coordenadoria dos ESF’s informaram, aos servidores, que o valor do abono, direito deles, não será repassado. Justificam a atitude lesiva ao fato dos agentes recebem o piso salarial da categoria. Ora, uma coisa nada tem a ver com a outra.


O abono é concedido a título de incentivo aos profissionais que estão na ponta, que são os grandes operadores da saúde pública. São eles que por dever do ofício tem que estar em cada canto desta cidade, a cada residência onde outros serviços básicos não chegam. Trata-se de um procedimento administrativo intolerável, uma sonegação de direitos e, como vereadora, encaminharei o caso ao Ministério Público, caso administração não reveja seu posicionamento, pagando o valor que pertence aos agentes de saúde deste município e que conforme foi dito já está depositado.

É difícil ainda compreender por que o governo municipal deixa de resolver pedidos simples solicitados diariamente pela sociedade santiaguense. 

OS PEDIDOS REALIZADOS AO EXECUTIVO


Sistematicamente chegam ao meu gabinete, e da mesma forma, aos demais gabinetes deste legislativo, cidadãos pedindo por reparos como trocas de lâmpadas, podas em galhos de árvores, limpeza de praças e bueiros, o recolhimento, por exemplo, do entulho resultante de temporais, bem como o recolhimento de lixos e materiais orgânicos.  São ações simples que poderiam melhorar a vida dos moradores. No entanto não são resolvidos.


Nossos pedidos ao Executivo não surtem efeito, e as pessoas, na grande maioria das vezes, não são atendidas. É importante que a sociedade saiba que os vereadores não têm condição de realizar tarefas operacionais que são exclusivamente de competência da administração municipal. E assim a ineficácia da prefeitura se comprova dia após dia. A sociedade está desencantada e sem confiança. É necessária uma ação efetiva, no sentido de atender as necessidades básicas da população. 


O que nós vereadores podemos fazer é cobrar e pressionar, e vocês pensarem bem na hora de dar o voto para Prefeito e assim escolher o melhor projeto para o todo o município.



Na sessão de quarta-feira realizei minha fala, e como a sessão não foi transmitida, informo que o discurso que proferi está à disposição em meu blog e redes sociais. 

Vereadora Iara Castiel em seu pronunciamento.

 REPÚDIO ÀS MANIFESTAÇÕES MACHISTAS


No entanto, na sessão de hoje, lanço mão de um texto escrito por Valdson Almeida, um Jovem escritor, negro de Ribeirão Preto, para mais uma vez manifestar meu repúdio às manifestações machistas, violentas e criminosas do Deputado Jair Bolsonaro do PP do Rio de Janeiro e de todos os seguidores e apoiadores destas vis ideias que só desmerecem a sociedade brasileira:





A HISTÓRIA ESTUPRADA DO BRASIL

“Corre mata adentro, cansada, ofegante, vencida. É o bandeirante desbravador estuprando a índia. E é ela a selvagem, claro!

Tapa a boca, escraviza a alma. Chora, vendida. É o senhor da casa grande, proprietário de carne, estuprando a negra na senzala. E é ela a escória, claro!

É o militar patriota estuprando a comunista subversiva nos porões da ditadura. E é ela a ameaça ao país, claro!

É o policial vestido de hipocrisia que atende a mulher violentada agora a pouco, perguntando que roupa ela usava na hora do ocorrido. E é ela que se veste errado, claro!

É o pai de família que faz sexo com a esposa indisposta. Mas isso não é estupro, é só sexo sem consentimento mútuo, claro!

É o macho alfa que estupra corretivamente a lésbica "mal comida". E é ela a doente que precisa de cura, claro!

É o aluno de medicina, estudante da “melhor universidade da América latina”, que estupra a caloura bêbada. E é a denúncia dela que mancha o nome da Universidade, claro!

É o político defensor dos “bons costumes” que só não estupra a deputada porque ela 'não merece'. Ufa, pelo menos alguém sensato nessa história violentada do Brasil.

Iara Castiel 


#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário