quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS E ENTREGA DO RELATÓRIO DA CNV: DESTAQUES DA VEREADORA IARA CASTIEL



 
Vereadora Iara Castiel em seu pronunciamento.
''Bom dia Senhores vereadores e comunidade presente no Plenário desta Casa Legislativa.

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS

Hoje, 10 de dezembro é o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Esta data foi instituída em 1950 pela Organização das Nações Unidas, e é muito mais do que uma data comemorativa, é um dia para reivindicar do poder público, os direitos adquiridos, as garantias individuais e coletivas. Reivindicar também, os direitos civis, políticos, sociais e ambientais, além do Direito à saúde, à educação e ao atendimento digno e de qualidade. 

Em nossa sociedade, e, principalmente, em nossa região, percebemos a marca do atraso e estagnação, também, no que diz respeito a garantias e direitos. O machismo, o racismo, a opressão no serviço público, a homofobia, o preconceito e a discriminação são constantes no nosso dia-a-dia, e, às vezes, passam quase que despercebidos ao olhar da sociedade. 

REPÚDIO AS DECLARAÇÕES DE BOLSONARO
 
É vergonhoso ver, por exemplo, um Deputado Federal, como Jair Bolsonaro do PP do Rio de Janeiro, utilizar a tribuna para promover a violência, e ofender a Deputada Maria do Rosário, e, na figura dela, toda sociedade brasileira. 

Estimular a violência e o estupro ultrapassa qualquer limite. Trata-se de uma postura absurda, autoritária, machista ao extremo e exige um grande movimento de homens e mulheres que defendem uma sociedade mais justa, livre de discriminação e preconceitos. Cabe ao Congresso punir sem hesitação atitudes criminosas como estas, especialmente porque o crime foi cometido por quem deve legislar em favor do bem comum e dos direitos universais. 

É com esperança que percebemos a juventude se levantar contra estas formas decadentes de pensamentos.

ENTREGA DO RELATÓRIO DA CNV

Outro fato importante que torna este dia significativo é o encontro do BRASIL com a sua própria história. Hoje a Comissão Nacional da Verdade faz a entrega do relatório final das investigações aos três poderes da República. Foram dois anos e sete meses de trabalho.

A Ditadura Militar, que manchou de sangue a história do país, ficou marcada pela perda de direitos dos cidadãos, pelas perseguições, torturas, estupros, assassinatos, roubo indiscriminado do patrimônio público, submissão aos Estados Unidos e corrupção que encheu os bolsos daqueles que LAMBIAM AS BOTAS DOS MILITARES.

O relatório da Comissão visa fazer justiça às vítimas e inocentar tantas pessoas que lutaram e deram suas vidas em defesa das leis que estabeleciam a democracia e os direitos civis retirados dos cidadãos no regime militar. 

A CHACINA OCORRIDA NA DITADURA
 
O que ocorreu em nosso país nesse período foi uma chacina, que feriu brutalmente a nossa história, sob a falsa ideia de ORDEM que ocultava atrás de si o pau-de-arara e outras formas de tortura e morte. 

Hoje não há espaço para tortura, para o preconceito ou discriminação, nem mesmo para a opressão e a censura. Hoje quem defende o retorno do regime militar é tão responsável pelos crimes ocorridos quanto àqueles que os praticaram.

A comissão, em seu trabalho, ouviu vítimas, parentes, torturadores, militares expulsos por se oporem a barbárie praticada pelo governo opressor e descobriu que os generais COVARDES, como o Ex-Presidente Médici, esconderam em suas próprias casas as provas dos crimes que cometeram. E desta forma 400 pessoas serão investigadas por crimes cometidos na ditadura. Visando reparar as graves injustiças e delitos realizados a Comissão buscou "efetivar o direito à memória, a justiça e a verdade histórica e assim promover a Reconciliação Nacional".''

Iara Castiel 
 

#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário