segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA: RETROCESSO NO GOVERNO DO ESTADO E PROBLEMAS ESTRUTURAIS NO ESF SANTIAGO POMPEO



Boa Tarde senhores vereadores, comunidade presente nesta casa e ouvintes da rádio Nova 99.


NOVO GOVERNO SE APROXIMA 

Conforme vamos nos aproximando do novo ano, nos aproximamos, também, do novo governo no Estado, o qual, diante dos posicionamentos adotados, nos esclarece a linha de trabalho do futuro governador. 


Sartori já eleito e agora tranquilo está se desnudando. O Governador que assume em janeiro “tirou a roupa” do “gringo bom”. 


Os deputados da base aliada de Sartori, a pouco mais de um mês da troca de Governo, propuseram na Assembleia um projeto de Aposentadoria Especial para os Parlamentares, paga com dinheiro público e com uma contribuição mínima dos deputados. 


Durante toda a campanha, Sartori falou em problemas financeiros no Rio Grande, no entanto depois de eleito, sua primeira atitude foi determinar que sua base aprovasse uma aposentadoria especial paga com dinheiro público, com salários que ultrapassam 25 mil reais. Apenas a bancada do PT votou de forma maciça contra o projeto, que mesmo assim foi aprovado. É lamentável.


Informações dão conta ainda que José Ivo Sartori deixará de dar atenção especial a importantes setores sociais, retrocedendo significativamente os avanços conquistados nestas áreas com Tarso Genro.


O Governo Tarso, através do GABINETE DOS PREFEITOS, vinha mantendo uma relação democrática com as prefeituras de todo o Rio Grande indiferente do Partido, todavia, mesmo com resultados positivos, o Gabinete será extinto pela próxima gestão. 

OS CORTES DE SARTORI
 

O CONSELHÃO, composto de trabalhadores, empresários, sindicalistas, intelectuais e representantes de igrejas, tornou-se fundamental para o debate permanente entre população e governo, MAS também será extinto pela nova Administração. Deletado esse órgão, consequentemente deletada será a participação dos seguimentos sociais nas decisões do Governo.


A pasta da ECONOMIA SOLIDÁRIA senhores, Satori vai acabar. São milhares de pessoas que entraram por essa pasta no campo da produtividade no RS. Os empreendedores tiveram oportunidades através de políticas de crédito, microcrédito e patrocínio coletivo para baixa renda e, mesmo se tornando uma revolução na área a pasta será extinta.


Neste primeiro corte de políticas sociais, pasmem, deixará de existir a SECRETARIA DAS MULHERES. A pasta que garantiu a consolidação de igualdade de gênero no Estado.


Uma das conquistas mais exitosas da Secretaria Para as Mulheres é a redução do femicídios(homicídio de mulheres). O número de estupros também diminuiu em 14,9%. Estes, e outros resultados só foram possíveis com a implantação de políticas inovadoras como a Rede Lilás e a Patrulha Maria da Penha. 
 
NOVO GOVERNO JÁ É MARCADO PELO RETROCESSO
 

O Governo de Sartori nem começou e já deixou claro sua marca de retrocesso. Meu trabalho como vereadora será acompanhar de perto e mostrar para a população santiaguense como o futuro governo vai acabar pouco a pouco com as políticas sociais e os avanços obtidos nestes últimos anos. Agora não há mais como esconder, já está explicito o jeito Sartori de Governar. 

Ver. Iara em seu pronunciamento
PROBLEMAS NA ESTRUTURA DO ESF SANTIAGO POMPEO 

Saliento, ainda, que no sentido de conhecer como funciona em Santiago o sistema da Estratégia de Saúde da Família, na última semana visitei o ESF do Bairro Santiago Pompeu. Segundo informações da Coordenadoria, foram realizados no local mais de 5 mil atendimentos em durante este ano. 


Durante a conversa, percebi que uma das demandas dos cidadãos atendidos no ESF Santiago Pompeu, é de um dentista para o local, e que seja trazido o atendimento odontológico para dentro da estrutura do ESF, que inclusive tem toda a aparelhagem necessária, porém está cedida ao CEO.


Quanto à estrutura física do ESF Santiago Pompeu, reclama-se o concerto do ALARME que NÃO FUNCIONA;


HÁ TAMBÉM UM PROBLEMA SÉRIO DA REDE ELÉTRICA, 9 nobreaks já foram queimados. Apenas foram trocadas a fiação da estrutura, porém segundo técnicos da própria prefeitura a questão maior está na rede de transmissão que atende ao ESF, ao CEO e a Creche;


A câmera de segurança, assim como o Alarme está queimada e não funciona;

O banheiro está totalmente sem condições de uso e não possui adaptações. A pia esta caindo e o sanitário sem tampa; 

ESF NÃO POSSUI IDENTIFICAÇÃO 

Além destes problemas o ESF não possui NENHUMA IDENTIFICAÇÃO, a não ser uma placa na beira da calçada. Várias pessoas já passaram por situações constrangedoras, como bater a cabeça no vidro, ou achar que o estabelecimento encontra-se fechado, tudo pela falta de sinalização. Segundo informações, foi solicitado há bastante tempo que a administração  providenciasse adesivos indicativos, no entanto até hoje estão sendo aguardados sem qualquer notícia. 


A comunidade está à espera do poder público para solucionar os problemas. Volto a mencionar que a Gestão Municipal deixa de lado as pessoas mais necessitadas, bem como deixa de resolver questões estruturais dos serviços sociais básicos. 


A pergunta que não quer calar: QUEM ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR NA CIDADE DE SANTIAGO PARA ADMINISTRAÇÃO DE JÚLIO RUIVO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário