segunda-feira, 24 de novembro de 2014

LEIA O PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA DESTA SEGUNDA-FEIRA



Boa Tarde Vereadores, comunidade Presente na casa e ouvintes da rádio Nova 99, que acompanham os trabalhos do Legislativo.


Saúdo a Rádio Nova 99 pelos 30 anos de modulação. Cumprimento a Lérida que luta sempre por soluções para as questões do campo.

EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO
 

Esta semana marquei hora com o Prefeito Júlio Ruivo para tratar sobre a emissão de certidões de óbito no município. Nosso gabinete recebeu várias informações de que alguns médicos do sistema público estão se negando a emitir atestado de óbito, quando a morte é natural, e ocorre na residência. Muitas vezes, a família precisa registrar um boletim de ocorrência para que o médico plantonista emita a declaração de óbito.


Há poucos dias, uma Senhora ficou por 4 horas com o corpo do pai, na ambulância do serviço funerário, na frente do hospital sem conseguir o óbito, documento indispensável para o encaminhamento do Funeral. Outro caso que chama a atenção, é do filho que ficou muito abalado e constrangido, por não ter sido possível providenciar o funeral do pai, tão pouco tirar o corpo deste de dentro de casa, por falta de médico que atestasse o óbito.


QUERO ESCLARECER à população que, conforme legislação do Ministério da Saúde, o óbito, quando se trata de MORTE NATURAL, sem violência, deve ser emitido, pelo profissional que já prestava assistência médica privada ou no caso de pessoa que faz parte da rede pública, SUS, pelos médicos dos ESFs e Pronto de Socorro.

PREFEITO ASSUME COMPROMISSO EM RELAÇÃO À EMISSÃO DAS DECLARAÇÕES DE ÓBITO


O Prefeito reconhecendo a existência do problema assumiu compromisso de tomar as atitudes cabíveis para que este serviço seja disponibilizado conforme as leis vigentes. Meu Gabinete continuará fiscalizando de forma intensa estas e todas as questões de interesse da comunidade, especialmente as pessoas que mais necessitam de atenção e esclarecimentos.

OS LEGADOS DO GOVERNO PETISTA DE TARSO GENRO


Senhores um dos grandes legados dos Governos do PT aqui no Rio Grande do Sul é, sem dúvida, a recomposição do Salário Mínimo Regional. Criado no governo de Olívio Dutra, foi novamente valorizado, agora, no governo Tarso. O Mínimo Regional é uma importante ferramenta de distribuição de renda e geração de empregos. 


Após intensas rodadas de diálogos com as Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, o Governador Tarso Genro encaminhou à Assembleia Legislativa, proposta de reajuste de 16% em todo o Estado. A proposta beneficiará mais de 1 milhão e 100 mil trabalhadores e trabalhadoras gaúchas em diversas áreas. 


Os governos passados travaram uma intensa batalha contra a valorização do Mínimo, porém, desde que Tarso assumiu, em 2011, os reajustes do Mínimo Regional somam mais de 28% de aumento real. 


O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado (CTB-RS), Guiomar Vidor, AFIRMOU: “O salário mínimo regional não é um problema para o desenvolvimento econômico. Muito antes pelo contrário. O que nós observamos é que ele induz o desenvolvimento econômico, distribui renda, melhora a qualidade de vida das pessoas. Então, isso tudo demonstra que valorizar o salário mínimo regional faz muito bem”.   


PROPOSTA DE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL

INFELIZMENTE há uma grande pressão por parte dos empresários e industriais para que a Assembleia vote contra o projeto de aumento do Mínimo Regional, uma vez que acreditam que seus lucros poderão diminuir. Essa reflexão e discussão tem que ser feita pelo trabalhador, o qual deverá ficar atento e lutar pelos seus direitos. Importante ainda avaliar, que mesmo com o Estado Gaúcho crescendo muito acima da média nacional, ainda assim é forte a pressão contra o aumento do Sal. Min. Regional, que se não ocorrer, deixará somente a classe trabalhadora de fora do crescimento obtido pelo estado. 


Aproveito este momento para tranquilizar todos os apoiadores do Governador que assumirá em Janeiro. A questão financeira do Estado não representará problema para não pagar o Mínimo Regional. Os cofres do Rio Grande já contam com mais de 4 BILHÕES E 400 MILHÕES, deixados pelo governador Tarso, para investimentos no Estado. 

RECURSO CONTRA ATOS DA PRESIDÊNCIA  


Comunico à população Santiaguense que protocolei dia 19.11, na Secretaria desta casa, RECURSO CONTRA O ATO DA PRESIDÊNCIA, conforme o artigo nº 222 do Regimento Interno. Dentro do prazo, aguardo manifestação oficial da Câmara.






TEMPO DE LIDERANÇA


Estamos vivendo um momento único. Quando nesse país imaginamos que grandes empresários e donos das maiores empreiteiras do Brasil seriam presos?   

Os esquemas de propinas envolvendo a Petrobrás, Empreiteiras e PARLAMENTARES do PMDB, PT, PSDB, PP e talvez outros, funciona entre órgãos públicos e privados, no mínimo desde 1970, situação seríssima que não poderá ficar impune. É dever dos partidos exigir a apuração eficaz e transparente deste episódio.


Quero frisar que o posicionamento do Partido dos Trabalhadores, assim como o Governo Federal, é de exigir que as investigações sejam levadas até o fim e que sejam TODOS responsabilizados: quem quer que seja, e do partido que for. 


 Acredito que da mesma forma que eu, também é assim que pensam os vereadores das outras bancadas dessa casa, cujos partidos estão envolvidos na Operação Lava Jato. SALIENTO que somente agora, PELOS GOVERNOS PETISTAS, com a autonomia e liberdade total dada a Polícia Federal, ao Ministério Público e a Controladoria Geral da União, é que estão sendo investigados, apurados e serão punidos os culpados. 

Por último quero dizer, sinceramente, que não é com felicidade que de BOCA CHEIA, digo que são várias as siglas envolvidas no esquema de corrupção. NO ENTANTO, É COM FELICIDADE SIM, QUE VEJO A VERDADE APARECENDO, É COM FELICIDADE QUE VEJO OS QUE CANTAVAM DE GALO passarem a condição de pinto diante da evidência de que a corrupção nesse país é praticamente desde sempre e que não foi o PT que inventou os desvios de dinheiro, nem a corrupção, nem os esquemas de locupletação, como muitos quiseram fazer o povo acreditar. A BOA NOTÍCIA porém, é que nada mais será como antes, e isso porque o meu partido, PT, sem poupar ninguém, teve a coragem necessária para declarar guerra a corrupção e aos corruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário