segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VEREADORA IARA DEFENDE A PRODUÇÃO DOS PRODUTOS ORGÂNICOS






''Boa tarde senhores vereadores, Mesa Diretora e comunidade presente no Plenário desta Casa.

RS SUSTENTÁVEL EM SANTIAGO
 
Quero agradecer a Francisco Milanez, coordenador do Projeto RS Sustentável do Governo Tarso Genro que a convite do nosso gabinete parlamentar, veio a Santiago para falar sobre a grande importância dos produtos orgânicos em termos de saúde, de potencial de expansão, produtividade e renda.

A procura, cada vez maior, por alimentos livres de agrotóxicos tem incentivado a produção mundial e regional, fazendo do mercado orgânico uma alternativa saudável e uma excelente oportunidade de negócio. 

A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS ORGÂNICOS
 
A agricultura orgânica não é vista mais como produção alternativa ou exótica, mas como uma excelente oportunidade de agregar renda na propriedade. Vários estados já despontam com grandes produções, buscando conquistar essa fatia considerável de consumidores ávidos por uma alimentação mais rica e saudável. Preocupado em estimular o pequeno produtor rural na busca de soluções sustentáveis e dinâmicas, buscando melhorar cada vez mais a qualidade do cardápio do povo gaúcho, o Governador Tarso Genro, tendo como coordenador Francisco Milanez criou o RS Sustentável. 

Quero salientar também, que o Estado do Rio Grande do Sul vem se transformando em um estado de diálogo, crescimento e justiça social. Encontramos o caminho do desenvolvimento e hoje somos o estado que mais cresce no país, oferecendo oportunidade para todos. 

RESULTADOS POSITIVOS DO GOVERNO DO ESTADO
 
Somos também o estado com melhor resultado no Pronatec em todo o Brasil, chegando a mais de duzentas mil pessoas formadas. Isso evidencia a preocupação deste governo em estimular a capacitação, principalmente dos jovens que logo ingressam no mercado de trabalho. É importante, também, lembrar, que o Rio Grande do Sul, hoje, apresenta as menores taxas de desemprego do país e o maior PIB que obteve um resultado duas vezes maior que a média nacional. 

É preciso dizer que foi fundamental nestes últimos 4 anos, a criação de uma mesa de diálogo permanente com os servidores do Estado. E assim o CODIPE – Comitê de Diálogo Permanente tem papel indispensável nas negociações com os servidores. 

Este comitê é composto por dezenas de entidades que se reuniram com 52 quadros de carreiras para tratar de questões de interesse e necessidades dos servidores públicos estaduais, cujo resultado, em três anos foi de em torno de 80 projetos de Lei encaminhados à Assembleia Legislativa, tratando da recomposições de carreiras, criação de cargos e funções, reajustes e gratificações. Tal iniciativa busca a valorização do servidor público, o que resulta em avanços reais PARA TODAS AS CATEGORIAS. 

Da mesma forma os avanços nas áreas sociais e na recuperação das instituições públicas passam obrigatoriamente pela adequação da gestão estadual e, especialmente, no desenvolvimento de políticas públicas para atender as parcelas mais vulneráveis da população. E isto requer o empenho da gestão, fortemente apoiada na participação e formação técnica dos servidores estaduais e agentes sociais. 

Já fizemos muito pelos nossos servidores e vamos fazer ainda muito mais.

PROBLEMAS NO MUNICÍPIO 

Nossa cidade, no entanto precisa se debruçar sobre os problemas sociais e investir fortemente no amparo e construção de condições de dignidade para a população mais humilde. Há alguns dias pedi que fossem tomadas providências com relação ao acumulo de terra na Rua Leandro Tuiuti Guerra, no bairro Vista Alegre, que causa problemas para os moradores. Além do depósito de lixo que se formou na Rua Jurandir Teixeira causa mau cheiro, proliferação de doenças e animais peçonhentos.

Esperamos que as autoridades que tem como competência e obrigação tratar destes problemas passem a se preocupar com os moradores que há tempo já sofrem com isso. ''

Iara Castiel 

#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário