segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA PARA OS CIDADÃOS: LEIA PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA






''Boa tarde aos vereadores e aos demais presentes nesta casa. Cumprimento o Vereador Miguel Bianquini por ter sido eleito Deputado Estadual. Desejo a ele, nessa nova situação de vida e nessa nova etapa política, um bom trabalho no parlamento do Rio Grande do Sul. 

O NÚMERO EXPRESSIVO DE ABSTENÇÕES 


Nós todos nesta casa, uns de um lado, outros de outro, saímos de um processo eleitoral, a meu ver, preocupante no que diz respeito às abstenções de voto, não só em Santiago, como no Brasil inteiro. 

Tenho sustentado que está havendo por parte dos meios de comunicação, ainda que, às vezes de forma indireta, um bombardeio em relação à política e políticos, independente de partidos, independente de propostas. A ideia que estão a retransmitir, dioturnamente, é a de menosprezo e desnecessidade da classe política, de Vereadores à Presidente. 

Todos nós Vereadores sabemos da importância do fortalecimento da atuação parlamentar nos diferentes níveis, Municipal, Estadual ou Federal, dimensões que mantêm a democracia representativa. 

Muitas questões devem, ao meu ver,  serem repensadas na estrutura política de nosso país. Inclusive defendo profundas mudanças. No entanto, a política representativa nunca será desnecessária, jamais os políticos serão desnecessários.  Não é verdadeiro, também, dizer que os políticos nada fazem, que só agem em causa própria, como não generalizo achando que todos os políticos são desonestos como está sendo incutido na mente do povo. 

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA NA VIDA DOS CIDADÃOS  

Senhores, penso que precisamos discutir e agir em todas as oportunidades para que o cidadão entenda a importância da política na vida delas, e compreendam que virar às costas para o processo eletivo ou para aqueles que lhes representam é um erro grave na estrutura de governo que temos no Brasil.  Precisamos fortalecer a participação dos cidadãos, diminuindo, através da politização, as abstenções  eleitorais.

Parabenizo a todos os candidatos eleitos, bem como a todos os vereadores nesta casa que tiveram os candidatos que apoiavam vitoriosos. Parabenizo também aqueles que foram derrotados nas urnas, independente de partidos. Sabemos que não é fácil enfrentar uma eleição, sabemos que é profundamente desgastante, envolve emoções, tempo. Por vezes é até sobre humano o esforço que é feito durante uma campanha eleitoral. Todos que apresentam seus nomes para uma eleição contribuem para a democracia. 

No Estado e no Brasil teremos ainda que aguardar o resultado de um 2º turno, que exigirá de nós, cada um defendendo o que entende correto, mais um tempo para conhecermos nosso Governador e Presidenta ou Presidente da República.''

Iara Castiel  


#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário