terça-feira, 15 de julho de 2014

VEREADORA IARA DEFENDE PEC DA ÁGUA EM SEU PRONUNCIAMENTO

Ontem, tivemos a última sessão na Câmara de Vereadores deste primeiro semestre. A Casa Legislativa entra em recesso das sessões plenárias e retorna a partir do dia 31 de Julho. 

O recesso é de 15 dias, porém as atividades nos gabinetes dos vereadores permanecem sem alterações. 

Abaixo, leia na íntegra o discurso da Vereadora Iara de segunda - feira: 


''Boa tarde senhores vereadores e comunidade presente no Plenário.

Saúdo o gerente da CORSAN, Rubem Lima e funcionários, presentes nesta casa. Saúdo também, a Presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais, Marisa Ourique, reafirmando a esta categoria, meu apoio na cobrança do Vale Alimentação, reivindicação necessária e merecida.

Ver. Iara Castiel em seu pronunciamento
APOIO À PARTICIPAÇÃO POPULAR NO LEGISLATIVO

Uma das grandes falhas do nosso Poder Legislativo é a falta de estímulo à participação da sociedade nas decisões da Câmara. Falo incessantemente nesta tribuna que poderíamos, se a Mesa Diretora quisesse encontrar formas e canais que oportunizassem a participação do cidadão, na elaboração de forma conjunta com os vereadores, de Leis e ações que ao cabo, influenciam diretamente nas suas vidas.
A participação popular na elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas ganhou nacionalmente, e também no Rio Grande do Sul, amplitude sem precedentes, contribuindo para aumentar a eficiência e abrangência das ações públicas, bem como a capacidade de participação dos movimentos sociais.

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: UMA MARCA DOS GOVERNOS PETISTAS

Durante os governos petistas, programas e medidas sociais relevantes foram decididas e implementadas por meio do diálogo direto e da mais ampla negociação com os movimentos sociais. Para isso foram criados ou ampliados diversos canais de interlocução do Estado com a sociedade - conferências, conselhos, ouvidorias, mesas de diálogo etc. -, que já configuram o embrião de um verdadeiro sistema nacional e estadual de democracia participativa.

Vou seguir lutando aqui dentro para que também em nossa cidade possamos ouvir cada vez mais a voz da sociedade, seus anseios e sugestões. Quem não incentiva a participação popular vira as costas para a Sociedade.

Público presente no Plenário
PEC DA ÁGUA: EM DEFESA DE UM BEM PÚBLICO

Neste sentido, quero saudar mais uma vez, a presença dos funcionários da CORSAN que se mobilizam na defesa da água pública. Preocupados com o avanço crescente do processo de privatização da água e dos serviços de saneamento no Rio Grande do Sul, muitas vezes camuflados em movimentos de “municipalização” mostram a urgência de uma mobilização popular em defesa da água como um bem público.

Saliento que temos na Assembleia Legislativa, uma proposta de Projeto de Emenda à Constituição para exigir que uma eventual decisão de privatização dos serviços de tratamento e fornecimento de água, hoje sob a responsabilidade do poder público, só possa ocorrer se for decidido pela sociedade, por meio de um plebiscito.

O plebiscito visa impedir medidas equivocadas que muitas vezes buscam favorecer empresas privadas, sem que haja um amplo debate com a população, maior interessada na decisão das questões públicas.

A Proposta, senhores ouvintes, defende a água como bem público do Estado e de acesso universal. Em municípios como Uruguaiana, onde a CORSAN foi vendida, o preço da conta de água subiu, não há investimentos e a população pobre foi a mais prejudicada. Desta forma, meu gabinete está encaminhando uma proposta de moção em que esta casa se coloca favorável a PEC da Água. Agradeço aos vereadores que já se pronunciaram favorável.

A COPA DAS COPAS ACABOU, MAS FORA DO CAMPO O POVO BRASILEIRO É CAMPEÃO!

A Copa acabou. E mesmo não ganhando dentro de campo fomos os grandes campeões fora das quatro linhas. Provamos para o mundo, e para nós mesmos, que fomos capazes de realizar o maior evento mundial de forma brilhante. Construímos estádios, portos, aeroportos, avenidas, praças e viadutos que serão o grande legado da Copa. Geramos mais de 1 milhão de novos postos de trabalho, em função do mundial, e segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a realização da Copa do Mundo injetará mais de 30 Bilhões na Economia Brasileira.   

Mas, para além destas constatações, o importante é que a sociedade superou o pessimismo e a desesperança dos que por interesse político não acreditava na capacidade do nosso povo. A ideia de construir na sociedade o sentimento de que tudo no Brasil é ruim, está sendo implantada por uma elite fracassada, fortalecida pela grande mídia. No entanto, a vontade do caos não teve eco. E foi feito pela Presidenta Dilma a COPA DAS COPAS. O Governo confiou nos milhões de Brasileiros e Brasileiras que sonhavam com o evento e junto da maioria esmagadora da população somou esforços e fomos capazes promover a mais elogiada copa da atualidade. Parabéns Dilma, parabéns Brasil, parabéns ao povo Brasileiro!


OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO SEGUEM EM SANTIAGO

Aproveito ainda, a oportunidade para lembrar a todos, que na quinta-feira passada foi assinado contrato de reinicio do convênio entre o DAER e a Prefeitura Municipal. O Convênio trata do asfaltamento de ruas e avenidas principais de nosso município, e está estimado em mais de R$ 1 milhão e 900 mil reais.

Explico aqui o motivo de o contrato ter esperado tanto tempo para ser assinado: acontece que a prefeitura estava no Cadastro de Inadimplentes, por falta de prestação de contas em outras obras, o que inviabiliza repasses. Porém agora, o problema foi sanado e as verbas já estão liberadas e fica a cargo da Administração Municipal dar o devido andamento com qualidade e responsabilidade.'' 
Iara Castiel


#MandatoCidadão


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário