segunda-feira, 7 de julho de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA: INVESTIMENTOS EM SAÚDE PARADOS NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO




''Boa tarde senhores vereadores e comunidade presente no plenário.

SANTIAGO DEIXA DE APLICAR R$ 2,8 MILHÕES EM SAÚDE
 

Ocupo a tribuna, embora a sessão não seja transmitida pela rádio Nova 99 FM, da mesma forma de quando é transmitida, em respeito à sociedade que constantemente estimulo a participação na política. 


Santiago se tornou destaque em âmbito estadual nesta última semana. Conforme reportagem do Jornal Zero Hora desta terça-feira, o município de Santiago está deixando de aplicar mais de R$ 2,8 milhões em saúde pública. Os valores foram repassados pelo governo federal para programas como o Farmácia Básica e Combate e Prevenção a DST/AIDS (1 milhão e meio e 1 milhão e 800 mil, respectivamente). Segundo a reportagem do jornal gaúcho o dinheiro estaria disponível para a prefeitura que não estaria aplicando os valores na área. 


“O relatório, divulgado na íntegra este mês, analisou o saldo das contas municipais até o fim de 2012. Segundo o documento, esse dinheiro parado significa "não realização de ações de saúde e "agravamento de situações de risco". O dinheiro, apesar de ser destinado para o ano em exercício, pode ser usado nos anos seguintes. No entanto, essa demora pode acarretar prejuízos para a população, de acordo com o TCU.” Diz a reportagem. 


Alguns vereadores desta Casa, dizem constantemente que os governos Federal e Estadual não repassam as verbas que tem responsabilidade, percebemos que a situação não é bem como os vereadores da situação gostam de dizer. Segundo a reportagem do jornal Zero Hora o município é que não faz a gestão correta das verbas que os governos destinam.  

ENCAMINHAMENTO DE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO AO EXECUTIVO 

Na busca fiscalizar e esclarecer a população santiaguense da realidade dos fatos, estou apresentando pedidos de informações ao Executivo municipal, para apurar o porquê do descaso com o dinheiro destinado a Santiago, quais as ações que estão sendo tomadas pelo poder público e quem, verdadeiramente, é o responsável na prefeitura pelo empenho dos valores. 


 Quero esclarecer que as denúncias ainda que importantes para a identificação dos problemas, elas, por si só não contemplam os anseios da sociedade e tão pouco aprimoram as políticas públicas indispensáveis para atender a fatia mais carente da população. É a participação, a fiscalização de todos os cidadãos, a exigência de ações e transparência administrativa que vai garantir o aprimoramento e expansão das políticas públicas. 

 A IMPORTÂNCIA DOS VEREADORES
 

É importante dizer que a democracia participativa não substitui a democracia representativa, esta exercida pelo vereador. Mas permanentemente a sociedade precisa debater e dialogar com o parlamento para que os projetos legislativos atendam as reais necessidades da população.


O Poder Legislativo é por natureza o espaço do conflito, da polêmica, da crítica e do debate. As vereadoras e vereadores devem ser debatedores firmes das questões locais e nacionais, mobilizadores , argumentadores, propositivos e criativos de saídas e soluções, negociadores e articuladores dos interesses dos cidadãos e cidadãs. 

DEBATE COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO ESTADUAL


Na noite deste domingo, aconteceu, nos estúdios da TVCom o primeiro debate dos candidatos ao governo do Estado. Quem acompanhou o evento, pode perceber com facilidade a diferença entre dois projetos que balizarão o processo eleitoral deste ano. O primeiro representa o governo anterior, marcado pela política de austeridade, pelas demissões voluntárias, o famoso déficit zero, o sucateamento do serviço público e a não valorização do servidor estadual. Este projeto que tenta condenar a política, e desviar do debate ideológico é representado pelo que há de mais atrasado e conservador no Rio Grande.


Do outro lado está um projeto totalmente diferente, e que representa a continuidade do que se propõe hoje. Trata-se do aprofundamento das políticas de recuperação do Estado, dos investimentos na economia gaúcha, das políticas de valorização do funcionalismo público, de realização de concursos, dos investimentos em saúde, educação e segurança, na inovação e na capacidade do povo gaúcho.

É este o projeto fez com que o Rio Grande voltasse a ser um estado indutor do crescimento, com o maior Produto Interno Bruto de todo país. Um Estado que voltou a investir no homem do campo, principalmente no pequeno. Que consegue crescer e distribuir renda, governando para todos. 


Um governo que Compartilha Crescimento e Compartilha Igualdade, este projeto é representado pelo Governador Tarso Genro, sua vice Abgail e o galo Missioneiro Olívio Dutra. 

DAER REINICIARÁ OBRAS DE ASFALTAMENTO EM SANTIAGO
 

Quero notificar que na quinta-feira o DAER vai reiniciar o convênio com nosso município que estava nos órgãos restritivos.''

Iara Castiel


#MandatoCidadão 


Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing   

Nenhum comentário:

Postar um comentário