sexta-feira, 25 de julho de 2014

DIA DA MULHER NEGRA É COMEMORADO NO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ






25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. 

A data marca a resistência da mulher afrodescendente contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. 

No Brasil, esta é a primeira vez que a data é comemorada. 

Sancionada em 2 de junho de 2014, a Lei do Dia Nacional da Mulher Negra é conhecida também como o Dia Nacional de Tereza de Benguela.


Abaixo, um pouco da história de Tereza Benguela: 


Teresa de Benguela foi a mulher de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho (ou Quariterê), em Guaporé, O Quilombo do Quariterê em Cuiabá ficava próximo à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Sob a liderança da Rainha Teresa (viúva), a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.
A Rainha Teresa comandou a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas das vilas próximas. Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumento de trabalho, visto que dominavam o uso da forja.

O Quilombo do Quariterê, além do parlamento e de um conselheiro para a rainha, desenvolvia agricultura de algodão e possuía teares onde se fabricavam tecidos que eram comercializados fora dos quilombos, como também os alimentos excedentes. 
O dia de 25 de julho é instituído no Brasil, pela Lei número 12.987, como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra.


Parabéns as mulheres negras de todo o país!



#MandatoCidadão 


Postado por:
Adm.Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing   

Nenhum comentário:

Postar um comentário