quinta-feira, 31 de julho de 2014

O MITO QUE ENVOLVE A DEMORA NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL



Muitos reclamam sobre a demora que envolve as questões ambientais, seja para construção de um novo empreendimento ou mesmo para a adequação de determinados locais.

Para alguns gestores, a lógica é de que o licenciamento ambiental atravanca o processo de desenvolvimento, porém, poucos se perguntam para que ele realmente serve. Uns afirmam que o processo é burocrático demais, que causa muitos transtornos, como que se um trabalho desta magnitude pudesse ser realizado por qualquer pessoa e de forma imediata.

O biólogo, Fernando J. Soares analisou a questão do licenciamento ambiental e dá outra visão para as questões burocráticas que envolvem este processo. 

Afirma o biólogo que, os servidores públicos que trabalham para emitir as licenças também odeiam a burocracia, mas infelizmente, por conta de algumas atitudes imprudentes em relação ao meio ambiente, causadas muitas vezes por nós mesmos, ela se faz necessária. 

‘’A administração pública deve primar pelo direito público, incluindo em sua coletividade as plantas, os animais, o solo, a água e o ar que as pessoas dependem para sua sobrevivência. ’’ 

A intenção e preocupação com o meio ambiente não é algo novo. Há mais de 30 anos atrás, foi instituída a Política Nacional do Meio Ambiente no ano de 1981. Esta política inclui regras válidas para todo o território nacional, incluindo um de seus instrumentos para a implantação da política que é o licenciamento ambiental. Desta forma, os laudos, os projetos e os pareceres técnicos não são meros trâmites burocráticos. Afinal, é a natureza que sustenta tudo o que existe. Meios para que nossas ações sejam menos poluidoras e causem menor impacto se faz necessária para sua preservação. 

Ainda em seu artigo, Soares comenta que a preocupação com o meio ambiente não é uma perda de tempo. ‘’Já está comprovado histórica e cientificamente que o meio ambiente é muito importante para a nossa subsistência. ’’

Embora sob o ponto de vista dos empresários, muitos empreendimentos tenham deixado de instalar-se em determinadas áreas e de gerar empregos, por conta da demora nos licenciamentos, o custo para reparar os danos relacionados ao meio ambiente superam estes benefícios empregatícios que muitas vezes são temporários. São praticamente irreparáveis. 

Para o biólogo, ‘’o processo de licenciamento ambiental, não diz respeito apenas à emissão de um papel autorizando certa atividade, mas é o resultado do esforço de se minimizar, recuperar, restaurar e compensar os possíveis impactos ambientais de determinado empreendimento. Refutar, banalizar, corromper, vulgarizar, ou depreciar este processo é dizer NÃO ao desenvolvimento sustentável. ’’

Contudo, gerar empregos, já não é mais o suficiente para promover o desenvolvimento. 

A demora no licenciamento se dá muitas vezes, porque não fazemos a nossa parte.
Antes de reclamarmos da demora nos serviços relacionados ao meio ambiente, devemos ser sensíveis e perceber que é não é um trabalho fácil e requer pessoal capacitado para fazê-lo, além de envolver múltiplas disciplinas e saberes. 

É nossa responsabilidade, também, cuidar dos ecossistemas, da biodiversidade, das águas, do solo e do ar, mas não apenas por conta da legislação, mas porque é a maneira mais inteligente de contribuir com o bem estar do planeta.


#MandatoCidadão



Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing   

Nenhum comentário:

Postar um comentário