sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Enquanto a verdade está sendo negada, a dengue bate a sua porta! (Veja no Mapa Dez-2015)

O número de casos de dengue no País aumentou 240% este ano. Segundo o Ministério da Saúde, até 28 de março, 460,5 mil pessoas foram infectadas pelo mosquito. Com a chegada do verão o clima torna-se novamente propício para a proliferação e infestação do mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Em Santiago não é diferente. A cidade está infestada de larvas do mosquito da Dengue, estamos a um passo de uma Epidemia no Município. Desde o início de 2015, a Vereadora Iara Castiel já se preocupava com a situação de prevenção e combate a Dengue em Santiago.

No mês de abril a secretária de Saúde relata à Rádio Gaúcha, em suas palavras, que: “desta vez a situação está fora do controle!” (veja o Link: http://goo.gl/F2eUWV). Assim, Iara propôs, juntamente com o Deputado Valdeci Oliveira – Presidente da Comissão de Saúde, que fosse realizada, em Santiago, Audiência Pública para tratar especificamente sobre o tema. A Audiência foi realizada, inclusive com a Presença da Secretária de Saúde, que na ocasião manifestou preocupação com a crescente proliferação da doença em nossa cidade e região. Porém, de lá até hoje, muito pouco foi feito.

Hoje, é fato, Santiago apresenta muitos pontos e focos com presença de larvas e mosquitos, inclusive na oficina da própria Prefeitura Municipal. E apenas 5 agentes de controle de Endemias atendem todo o Município, como a Vereadora Iara denunciou da Tribuna da Câmara de Vereadores.


Com a chegada do verão, e os altos índices de infestação, Iara quer ouvir a sociedade e propor medidas para o combate da dengue, para isso solicitou nova Audiência Pública para tratar sobre a Dengue, já protocolada na Câmara. Não adianta o Executivo ir às Rádios dizer que “tudo está bem”, nem colocar a culpa nos servidores públicos, como é costume. São necessárias atitudes concretas por parte do Executivo e Legislativo. Cabe, agora, aos demais vereadores a aprovação da solicitação de Audiência Pública, para que está questão tão importante e que mexe diretamente na saúde e na vida das pessoas, seja efetivamente tratada.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário