segunda-feira, 23 de março de 2015

VEREADORA IARA APRESENTA PROJETO DE LEI SOBRE PLANTÃO DAS FARMÁCIAS E DROGARIAS


Senhores e Senhora Vereadora, boa tarde. Boa tarde também aos ouvintes da FM Nova 99 e pessoas que presentes aqui na Câmara.

Várias vezes falei dessa tribuna que o meu interesse enquanto Vereadora, é um só: desenvolver o conceito de cidadania na comunidade, para que, coletivamente, possamos buscar melhorias e desenvolvimento para nossa cidade e nossa gente. Meu gabinete já promoveu nesta casa, palestras e discussões com técnicos e pessoas qualificadas em várias áreas importantes, atuais e necessárias como: Mobilidade Urbana, Esgoto e Saneamento, Alimentos Orgânicos, Financiamentos através do Banco do Estado, BadeSul, além de outras.

Hoje estou protocolando na casa, importante Alteração de Lei para melhorar a vida da comunidade de Santiago.A área urbana da nossa cidade, de um tempo para cá cresceu muito, assim como aumentou o número de habitantes. Notamos no dia a dia, uma série de problemas devido a este crescimento do Município, e cabe a nós Vereadores, representantes da sociedade, buscar solucionar os impasses e melhorar a vida dos cidadãos.
A partir das constantes reclamações e pedidos de ajuda, ouvindo e dialogando com as pessoas, meu Gabinete identificou a necessidade da alteração da Lei 024/2011, que institui o Plantão de Atendimento 24 horas, para farmácias e drogarias. A alteração é no sentido de ter plantões, no mínimo, em 2(duas) regiões da cidade. Atualmente, nos períodos de plantão, apenas 1(uma) farmácia em toda a cidade fica funcionando.
Da forma como está, mesmo com rodízio de plantões, sempre uma parte da comunidade, fica em desvantagem. Importante dizer, que quando há necessidade de recorrer ao plantão, geralmente a pessoa, ou seu familiar,  está em situação de angústia, doença, ferimento, dor, sendo desumano submetê-lo a percorrer longas distâncias até o atendimento. Existem muitos casos que é preciso atravessar a cidade até o plantão. Saliento que muitos munícipes não possuem um meio de locomoção, sendo um verdadeiro tormento a busca pela farmácia. Portanto, pensando na igualdade de direitos, comodidade, facilidade, conveniência e agilidade para todos os Santiaguenses, peço aos Vereadores dessa casa a aprovação da alteração da Lei.
Outro assunto não menos importante, são os Agricultores Familiares. Por iniciativa do Deputado Valdeci Oliveira, foi feita uma Audiência Pública promovida pela Assembléia Legislativa, neste sábado (21), em Santa Maria. O deputado Valdeci (PT), coordenou o encontro que tratou da legislação das Agroindústrias. Agricultores familiares, representantes de cooperativas, grupos de Economia Solidária e autoridades de Santa Maria e da Região Centro, querem menos burocracia para venderem alimentos de qualidade e mais políticas públicas para ampliarem a sua produção.

A reivindicação maior, no encontro, foi o fortalecimento do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), criado em 2013 no Estado, pelo Deputado Edegar Pretto (PT). O SUSAF representa um grande avanço, é um facilitador, reduz a burocracia sobre o trabalho do pequeno produtor, mas para isso, os municípios têm que aderir ao Sistema, através dos órgãos responsáveis.
Edgar Preto, presente na audiência pública, “...reforçou que o Sistema(SUSAF_RS) permite que o produto seja vendido em todo território gaúcho, desde que a cidade de origem tenha o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já aprovado e regulamentado em Santiago.
No entanto, DIANTE DA DISCUSSÃO OCORRIDA EM SANTA MARIA, há perguntas a serem feitas: SENHORES PRODUTORES DA NOSSA CIDADE, VOCÊS PERCEBEM A IMPORTÂNCIA E O QUANTO MELHORARIA O SEU TRABALHO E A COMERCIALIZAÇÃO, SE O MUNICÍPIO ADERIR AO SUSAF-RS? VOCÊS TEM CONHECIMENTO QUE PARA O MUNICÍPIO ADERIR AO SUSAF-RS É NECESSÁRIO O FUNCIONAMENTO DO SIM? VOCÊS ESTÃO ORGANIZADOS?
SENHOR GESTOR, EM SANTIAGO, COMO ESTÁ O ANDAMENTO DO SIM? ESTÁ FUNCIONANDO? QUEM DIALOGA E INFORMA OS PEQUENOS PRODUTORES? ESTÃO SENDO FEITAS REUNIÕES PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA? QUEM ESTÁ PREOCUPADO REALMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DO PEQUENO PRODUTOR?

Meu Gabinete está a disposição para auxiliar os pequenos produtores, tanto a se organizarem, como para fazer aqui em Santiago um encontro com os Deputados Valdeci Oliveira e Edegar Preto, os quais estão engajados e informados sobre essas questões. 

             Volto a esta tribuna, para esclarecer o por quê muitas vezes fico quieta, não respondo, quando pessoas do meu Partido (PT), ou o meu partido (PT) são atacados. Penso que não devo me desgastar, pois as falas que ouço aqui são,  desqualificadas demais, irresponsáveis demais, para serem debatidas. Minha pretensão nessa casa não é participar de campeonato de dizer bobagens. 


       O que digo aqui, por respeito á comunidade de Santiago é pensado, avaliado, é propositivo! Mas por uma questão de justiça, e por já várias vezes ter sido citado, esclareço que nem o filho do Lula, nem o Lula, são ricos, milionários ou bilionários. Não é verdade, lhes afirmo, o filho do lula não é dono da Friboi, de Fazendas, ou grandes extensões de terra. É TUDO HISTÓRIA. Nenhum dos rumores sobre a riqueza da família do ex-presidente são baseados em fatos reais, sequer se sabe a autoria dessas invenções. 

       Não é de hoje que se conhece o ditado de que algumas mentiras repetidas muitas vezes, tornam-se verdades nas bocas ruins e maldosas. O QUE NÃO É HISTÓRIA, E TALVEZ ATÉ TRAGA MUITO DINHEIRO AO FILHO DO LULA E AO LULA, SÃO AS AÇÕES DE DANOS MORAIS QUE ELES ESTÃO ENTRANDO PARA RESPONSABILIZAR PESSOAS SEM CARÁTER QUE REPETEM FALSIDADES SEM PREOCUPAÇÃO COM A VERDADE. MUITAS DAS AÇÕES JUDICIAIS POR DANOS MORAIS, JÁ TIVERAM GANHO DE CAUSA.


         Essas mesmas pessoas, quando o fio da navalha vira, repetem como caturritas que não há provas contra seus senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário