Boa tarde senhores vereadores, Mesa
Diretora, Comunidade presente na Casa e ouvintes da Rádio Nova 99.
Saliento minha satisfação em ver que,
atualmente, tanto em Santiago, como em todo o Brasil, as pessoas protestam e fazem
suas manifestações, sem que sejam presas, torturadas e perseguidas. Participei
de muitas manifestações como estudante, professora, cidadã de direitos, tenho a
amarga lembrança de quando usavam contra os manifestantes, todo o tipo de
represarias e perseguições. Sou vítima de uma época em que: ou pensávamos e
agíamos como os mandatários do poder determinavam, ou, todas as portas e
janelas se fechavam. Por isso, vivi e vivo abrindo portas e janelas, na marra!!
Deixo aqui, meu apoio ao movimento dos caminhoneiros. Quem lutou e luta por
democracia, jamais vai ser contrário aos movimentos vindos da sociedade.
Contudo, esclareço que ao meu ver, as
manifestações estão na realidade desfocadas. O MAIOR PROBLEMA DOS CAMINHONEIROS
HOJE NÃO É O GOVERNO. O PROBLEMA SÃO AS GRANDES EMPRESAS TRANSPORTADORAS. Na
última década, houve uma concentração do transporte rodoviário sob domínio das Empresas
Transportadoras. Elas, praticamente, detém o deslocamento das mercadorias de
todo país e, de forma inovadora,
inclusive toda a produção agrícola. A produção agrícola, era o setor que
ainda predominavam os caminhoneiros autônomos, mas com o aumento da produção
primária, principalmente de produtos para a exportação, como ex: a soja, AS
GRANDES EMPRESAS PASSARAM A INVESTIR E DOMINAR TAMBÉM ESTE SETOR.
As transportadoras então, passaram a
coordenar o mercado. E os caminhoneiros autônomos? Estes estavam com uma frota
de caminhões sucateados. E com as condições precárias dos portos e pontos de
escoamento. Com a produção agrícola em alta PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA UM
GOVERNO FEDERAL, O DA PRESIDENTE DILMA, FEZ FORTES INVESTIMENTOS NO SETOR:
*Criou linhas de créditos inéditas e com juros baixos pelo BNDES, financiando
compras de caminhões para ampliar e renovar a frota no país. * Modernizou e
aperfeiçoou os portos e entre-postos de distribuição de mercadoria. *Criou o
agendamento eletrônico para carregamento e descarga da produção, evitando filas
e garantindo os caminhões em operação. Quem não lembra por ex., as filas de
muitos quilômetros no Porto de Rio Grande para a entrega de grãos, mostradas
pela mídia em todo o Estado? Hoje isto é passado. No financiamento e
modernização de transportes não houve distinção entre autônomos e
transportadoras e com o agravante de que estas tem muito mais condições de contratarem
motoristas.
ASSIM, AS GRANDES EMPRESAS CONTINUAM CADA
VEZ MAIORES E EXPLOLRAM A CATEGORIA, CONTRATANDO O TRANSPORTE DE CARGA DOS CAMINHONEIROS
AUTÔNOMOS EMPREGADOS POR PREÇOS MUITO BAIXOS. Percebemos que a luta da classe caminhoneira
não esclarece ao certo quem é o maior responsável por suas dificuldades,
deixando que ESPERTALHÕES, interessados que o povo culpe o Governo Dilma,
pensem que o preço do óleo é o que está causando a crise no setor. PIOR DE TUDO
é que CAMINHONEIROS E TRANSPORTADORAS estão juntos nas manifestações. OS PRÓPRIOS
CAMINHONEIROS PRECISAM ENTENDER O QUE ESTÁ POR TRÁS DO PROBLEMA.
UMA COISA SÃO OS AUTÔNOMOS
estrangulados pelas Grandes Empresas Transportadoras, ao mesmo tempo motoristas
empregados com seus direitos trabalhistas aviltados e com jornadas de
12/14horas e até mais de trabalho, colocando em risco suas vidas cumprindo
metas de transporte inaceitáveis.
OUTRA SITUAÇÃO É A DAS
TRANSPORTADORAS que só estão interessadas em aumentar seus lucros e se
aproveitam dos caminhoneiros para garantir ainda mais vantagens: com redução do
preço dos combustíveis, isenção de pedágios e taxas de impostos.
E, POR ÚLTIMO, A DIREITA, QUE ESTÁ USANDO
O MOVIMENTO, INFILTRADA E DISFARÇADA DE APOIADORA, pois não se conforma com o
fato de ter perdido as eleições e quer o “impeachment” da Presidenta Dilma,
eleita democraticamente pelo voto do povo.
É urgente que todos se dêem conta das armadilhas no caso do movimento dos caminhoneiros. Inclusive, as armadilhas feitas pela imprensa que aplaude o golpe e se vende ao capital. Essa imprensa que existe no Brasil inteiro, existe também aqui em Santiago. O interesse maior, não é dar a notícia descomprometida, busca sim, causar o terror e confundir o entendimento dos fatos reais.
Coloco meu gabinete à disposição dos
Caminhoneiros de Santiago, eis que a Organização da Classe em Cooperativa Representativa,
é a única forma do setor concorrer por melhores espaços no mercado e fazer
frente às Grandes Empresas do Transporte.
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