segunda-feira, 14 de setembro de 2015

"...Mas diferente de Sartori, que culpa o Tarso pela sua incompetência, aqui não é possível culpar o antecessor, porque o Partido do Prefeito está há muitos e muitos anos no poder. A responsabilidade, senhores, é toda desta turma que aí está."

Minha saudação a Senhora Vereadora, senhores Vereadores, e em especial aos ouvintes da rádio Nova 99 e as pessoas que nos acompanham aqui no Plenário.

Hoje inicio minha fala associando-me aos milhares de servidores gaúchos e suas famílias, no desprezo e indignação com o Governo de José Ivo Sartori do PMDB e seus aliados. A insatisfação da sociedade gaúcha aumentou ainda mais na semana passada quando o Tribunal de Justiça veio à público, comprovando com extratos das contas do Governo que havia dinheiro em caixa para pagar uma parcela de mil e quatrocentos, ao invés de apenas seiscentos reais como Sartori pagou, ou ainda, pagar na integralidade a imensa maioria dos servidores gaúchos.

          Reter dinheiro não se justifica! É apenas o desejo do PMDB de criar o caos, para posteriormente vender o patrimônio gaúcho. Sartori e seus aliados sacrificam o servidor, fragilizam a economia do Rio Grande e colocam nos ombros da sociedade e dos pequenos comerciantes toda sua incapacidade, e incompetência administrativa. É um ato leviano, vil e desumano!

         Mas falando em incompetência administrativa, quero trazer ao conhecimento de toda sociedade santiaguense a questão da gratificação dos servidores que trabalham nas Estratégias de Saúde da Família, os ESF’s. O PMAQ, Importante Programa de Qualificação da Atenção Básica, é um projeto do Governo Federal que incentiva o melhoramento permanente do serviço e dos profissionais que trabalham junto da população, nos bairros e vilas das cidades.


          O PMAQ é uma boa gratificação, paga integralmente com verba federal, dinheiro este que já está há muito tempo na conta da Prefeitura, porém somente agora o projeto que permite o pagamento aos servidores deu entrada nesta casa. Como se não bastasse o atraso, o projeto veio com muitas falhas e problemas, como de costume..., e teve que ser retirado pelo Prefeito para ajustes. Mas mesmo com os novos ajustes o projeto enviado ainda apresenta falhas e deixa dúvidas. Isso mostra o descaso da Administração com a saúde em Santiago. Isso, senhores, reflete, a desorganização da Prefeitura. Por que sacrificar o trabalhador? Por que penalizar quem mais precisa?

Fizemos uma reunião com muitos servidores dos ESF’s, e após debater com eles como poderíamos aperfeiçoar o Projeto vou apresentar algumas emendas, mas  é preciso o envolvimento e  a pressão dos funcionários e da comunidade para que elas possam ser discutidas e aprovadas pelos demais vereadores. Quem perde é a sociedade santiaguense que precisa de funcionários motivados e bem dispostos.
        
         Não posso deixar passar despercebido o choro do prefeito e seus secretários que paralisaram o atendimento à comunidade durante um dia inteiro. Qual a justificativa?  Falta de repasse dos governos. Mas isso é muito inquietante...
·        Como um prefeito que deixa de cobrar na justiça as verbas da saúde que Sartori não paga, pode paralisar por falta de verbas? Várias prefeituras ganharam no judiciário, mas aqui a prefeitura não se mexeu.
"Dinheiro pelo ralo"
·        Como um prefeito que paga Função gratificada e insalubridade para quem não pode receber reclama de falta de repasses?
·        Como pode chorar por falta de repasses, se para o ano que vem projeta aumentar ainda as verbas com propaganda? A gestão se queixa de braços cruzados ao mesmo tempo em que vê o dinheiro escoar pelo ralo.
·        Segundo o Tribunal de Contas do Estado o orçamento de Santiago quase quadruplicou os últimos dez anos. Passando de 27 para 96 milhões. Onde foi investido este dinheiro? Alguém sente que a saúde melhorou na mesma proporção? E a educação? Escolas foram fechadas neste período...

       
Falta legitimidade para paralisar serviços e prejudicar o atendimento à população. O que se percebe é uma grande deficiência administrativa, uma prefeitura engessada que não consegue sair da mesmice e carece enormemente de qualidade na gestão de recursos públicos.

     Mas diferente de Sartori, que culpa o Tarso pela sua incompetência, aqui não é possível culpar o antecessor, porque o Partido do Prefeito está há muitos e muitos anos no poder. A responsabilidade, senhores, é toda desta turma que aí está. 

Um comentário:

  1. Está mais que na hora de Santiago passear pela calçada da esquerda. Iara Castiel pra prefeita!

    ResponderExcluir