segunda-feira, 29 de junho de 2015

"Funcionário mal tratado e desrespeitado pelos superiores (...) tratará mal aqueles que precisam dele"

Boa tarde Vereadora, Vereadores, ouvintes da rádio 99 e presente nessa seção.

Aconteceu em Santiago a 6ª Conferência Municipal de Saúde e será necessário que a comunidade perceba que há uma boa vontade, um esforço e um trabalho, para colocar em prática tudo o que foi falado e discutido lá, só assim terá valido a pena.
O tema principal da 6ª Conferência foi: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas, Direito do Povo Brasileiro”. O desafio entretanto é reverter esta bela frase em práticas e ações verdadeiras para uma saúde de qualidade, e práticas verdadeiras de respeito e cuidado com as pessoas que necessitam do SUS.
O Representante do Conselho Estadual de Saúde, na sua fala, disse o que eu tenho repetidamente afirmado: “...a luta pela saúde passa necessariamente pela transformação de uma realidade marcada pelo autoritarismo social e político...” esse autoritarismo aumenta as desigualdades. Entendo, inclusive, que é o autoritarismo e a prepotência que cega os Gestores da Saúde em Santiago, que ao contrário de buscarem identificar as causas sociais que levam ao adoecimento, COSTUMAM CULPAR E RESPONSABILIZAR aqueles que freqüentemente procuram por atendimento.
A Palestrante Cecília Castro, que trabalha na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, deixou claro que: “As três esferas de Governo – Federal, Estadual e Municipal, têm as suas responsabilidades em garantir a prevenção, promoção e recuperação da saúde”. Então, não cabe a administração, ao falarem nas falhas da saúde de Santiago, culpar apenas a União, ou o Estado. O Município têm sua parte a fazer, e essa parte é a mais importante, porque trata diretamente com a comunidade. Por isso, tem que ter políticas públicas, tem que pensar soluções, tem que ter projetos eficientes, tem que se superar, esse é o trabalho dos administradores.
Foi falado ainda na Conferência, sobre a importância do FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA. O QUANTO DEVEM SER VALORIZADAS AS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), GARANTIDO O ACESSO AO SERVIÇO DA REDE PARA TODOS, especialmente os que sofrem preconceitos e discriminações. FOI pontuado ainda, a importância da transparência nos atos da Saúde, a necessidade de critérios e informações claras sobre cada situação que envolve a saúde. UMA BOA ATENÇÃO BÁSICA tem o poder de evitar que diversas doenças se agravem, e também, tem o poder de identificar possíveis doenças. PARA ISSO, os profissionais dessas áreas precisam ser valorizados economicamente, respeitados, tratados bem, ouvidos, considerados...pelo Administrador e Secretaria da Saúde. Um funcionário mal tratado e desrespeitado pelos superiores, será um funcionário que tratará mal aqueles que precisam dele. Essa questão foi trazida pela palestrante Cecília, da qual eu me associo porque recebo inúmeras queixas no Gabinete. NÃO BASTA COBRAR DO FUNCIONÁRIO QUE ESTÁ NA PONTA, TEMOS QUE SABER COMO FUNCIONA TODO O PROCESSO, DESDE A AÇÃO DO GESTOR, SECRETÁRIA, SUBORDINADOS DIRETOS, DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS, TIPOS DE PRESSÕES SOFRIDAS PELOS FUNCIONÁRIOS, OS CRITÉRIOS ADOTADOS, TRANSPARÊNCIA DOS ATOS...ENFIM, temos que pressionar por uma saúde de qualidade, atendimento de qualidade, informação de qualidade e critérios nas ações.


Trago dois fatos que precisam de explicação por parte do Prefeito e os 2 fatos, são tudo o que não poderia ocorrer conforme amplamente discutido na Conferência da Saúde:
           Porque ainda não foi pago para as Unidades Básicas de Santiago o PMAQ? PMAQ é o Programa Nacional com o objetivo de promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. O programa paga um Bônus em dinheiro para cada Unidade Básica de Saúde que atinge metas de bom desempenho no atendimento aos usuários do SUS. Além de custear as despesas da Unidades, essa verba também pode ser dividida entre todos os funcionários. OS VALORES estão depositados, e totalizam R$ 94.000,00. As unidades entraram em acordo para dividir em partes iguais a quantia, conforme o tempo trabalhado, mas o Executivo nada de liberar o dinheiro, e diz que falta fazer a lei para os Vereadores votarem, no entanto, até hoje, essa lei não entrou na casa! Peço as devidas explicações e o imediato Projeto de Lei, se fosse um Projeto de interesse do Prefeito, já estaria seno posto “guéla” abaixo.
O outro caso diz respeito a pessoas que na Sexta dia 26, conforme consultas agendadas e viagem marcada, antes das 5 da manhã estavam em frente a Secretaria de Saúde, aguardando o transporte para serem conduzidos a Faxinal, e ficaram surpresas quando às 6 horas, estacionou um transporte coletivo pequeno, onde só foi possível algumas pessoas embarcarem. Afirmam os prejudicados, que não lhes foi dada qualquer explicação, nem antes, nem ali no momento. Jamais tinha sido dito que não teria lugar para todos. Havia pessoas que moravam na zona rural inclusive. Como pode ter ocorrido essa situação? Como ficam essas pessoas? Qual é a explicação que o Prefeito nos dá?



TEMPO DE LIDERANÇA

Eu fico intrigada quando os Vereadores do PP vêm a esta tribuna e falam sobre corrupção, mau uso do dinheiro público, “maracutais” na Assembleia Legislativa...

Sem dúvida estão falando de TODA A BANCADA GAÚCHA do PP, na Câmara, que está envolvida na operação Lava Jato. Do seu Partido, Vereador Marcelo.
Quando falam de mau uso do dinheiro público, estão falando do Maluf? Também do seu Partido.
Eles são entreguistas, fascistas e não têm a menor preocupação com o Povo Trabalhador.
A população tem que ficar atenta. Cuidado! O poder econômico, junto com os grandes meios de comunicação, os poderosos querem incriminar o PT para tomar conta e privatizar o patrimônio público brasileiro, assim como fizeram na ditadura.

Vejam quem discursa aqui contra o PT. Qual a coerência que eles têm?

Nenhum comentário:

Postar um comentário