segunda-feira, 22 de junho de 2015

Da tribuna Iara fala sobre a saúde e a Educação de Santiago. E mai uma vez chama a Comunidade a exercer seu Direito à Cidadania.

Boa tarde Presidente, Vereadores, Vereadora Canterle, pessoas presentes e ouvintes da rádio.

Muitos assuntos já foram trazidos por mim a esta casa desde que passei a condição de Vereadora. A grande maioria não foi solucionado, nem mesmo teve andamento. Alguns poucos foram resolvidos. Ainda que eu venha a ser repetitiva, trarei todas as questões já faladas novamente, dia a pós dia. Dessa forma, os munícipes terão clareza e do que não é feito pela Administração. A comunidade não pode se basear só nas entrevistas dadas às rádios da cidade pelo Gestor e seu Secretariado, pois vai ficar com a falsa ideia de que em Santiago é tudo maravilhoso, tudo perfeito, quase tudo funciona muito bem.


VEJAM SÓ: Todas as pessoas da comunidade que têm necessidade da SAÚDE do Município, sabem bem pelo que passam. Vocês vivenciam grandes dificuldades. MAS, quem ouve os representantes ou a própria Secretária da Saúde falando, percebe que no discurso tudo é diferente da realidade. Sempre afirmam as mesmas coisas, e ao final são capazes de convencer que a comunidade é a culpada pelos problemas que existem nessa área. A paciência das pessoas e o tipo de conversa se esgotou e nada de efetiva mudança.
Hoje mesmo fiquei sabendo que a atual Secretária da Saúde, na quinta-feira, em reunião, unilateralmente decidiu que a partir de agora o Transporte da Prefeitura será negado para qualquer pessoa que não seja em virtude de consulta pelo SUS. Por que houve a modificação? Anteriormente o transporte era liberado. Em que a Secretária se baseou, em lei? Qual a lei? Qual o critério de seleção para a ocupação do transporte? Foi negado transporte a um cidadão que precisava ir a Santa Maria fazer perícia no INSS. Senhor casado, pai de filho, está sem receber salário, não tem condições de pagar as despesas de uma viagem. É uma perícia pelo INSS de quem está em laudo médico, ele não é SUS. É estranho, porque em justificativa de projeto de Lei enviado a esta Casa, a Prefeitura define o SUS como: “um sistema alicerçado nos princípios de acesso universal, público e gratuito, (...) cuidando do indivíduo como um todo e não como um amontoado de partes;(...)com o dever de atender igualmente o direito de cada um, respeitando suas diferenças, garantindo cuidado de boa qualidade o mais próximo dos usuários que dele necessitam...” Afinal, como ficam as pessoas?  Em nome da comunidade de Santiago, peço informações urgentes sobre essa questão.

Na Educação, a ideia é de que ela é perfeita, excelente. Muitos que estão ouvindo sabem que não é assim, existem falhas, umas bem graves. Há projetos nessa Área que são repassados como maravilhosos para o povo, mas muito deve ser investido, pensado, melhorado. (Trarei logo, o debate de situações que devem ser revistas pelo Gestor). O Plano Municipal de Educação votado semana passada, tão importante, que deveria pensar numa Educação urbana e rural, moderna, dinâmica, inclusiva para Santiago nos próximos 10 anos, foi simplificado, feito em cima do laço só para cumprir um papel. E o pior, é que o Comando prepotente, se convenceu de que o Plano Municipal estava ótimo, nada mais era preciso nele. Acharam que estava muito boa a cópia que a Empresa Contratada, fez do Plano Nacional de Educação. Empresa essa que foi paga sem necessidade pela Prefeitura, já que possui a Secretaria da Educação com várias pessoas trabalhando lá.  Fiz 11 emendas ao Plano Municipal de Santiago, e adivinhem...? Não foram aprovados.  Para que né? Se o Plano estava maravilhoso, previa tudo, assim como dizem que nossa cidade está maravilhosa.


VOLTO A ALERTAR A COMUNIDADE, TODOS DEVEM EXERCER SUA CIDADANIA, E SER CIDADÃO, SENHORES, É BUSCAR SEUS DIREITOS, FISCALIZAR, COBRAR, BUSCAR ESCLARECIMENTOS, DENUNCIAR E PARTICIPAR ATIVAMENTE DE TUDO O QUE LHES DIGA RESPEITO NA CIDADE ONDE VIVEM.

INFORMEM-SE DO FATOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA SOCIAL, QUEIRAM SABER OS CRITÉRIOS, NÃO SE CONFORMEM COM QUALQUER DESCULPA, E SAIBAM TODOS:

ENQUANTO VEREADORA ESTAREI SEMPRE PRONTA PARA REPRESENTAR OS ANSEIOS DA COMUNIDADE, SEJA O QUE FOR E CONTRA QUEM TIVER QUE SER.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário