segunda-feira, 6 de abril de 2015

Homenagem a Tide Lima. Na Câmara Iara inova e lança dois projetos: o Pé no Bairro e o Conversa no ônibus

Boa tarde a todos os presentes na casa e aos ouvintes da rádio.

Hoje peço licença a todos, para fazer uma homenagem ao Companheiro de partido Tide Lima, que inesperadamente, por conta de um infarto, veio a falecer. O TEXTO foi ELABORADO COM NEOMIR ALCÂNTARA, Ex-Vereador dessa casa, Petista e eterno militante das causas sociais:


Morreu Tide lima. No dia do coelhinho. A morte sempre nos surpreende. Nunca nos acostumamos com a morte. Paradoxalmente nos lembra que a bela dádiva da vida, quando morre uma pessoa que nos é querida, o primeiro sentimento, além da perda, é a sensação de que vivemos pouco com ela. Parafraseando o poeta... “Deveria ter amado mais, arriscado mais, vivido mais seus sonhos, compartilhado mais sua vida, nos embebido mais de carinho...”
Tide tinha os trejeitos de Charles Chaplin... Ao longe, percebíamos se aproximando, meio cambaleando, com seu caminhar sôfrego e ligeiro. Saudava-nos com ênfase, parecia sempre esbaforido para dizer coisas positivas. Suas frases eram recortadas por avaliações e expressões otimistas. Sua realidade se confundia com sonhos de um futuro melhor. Às vezes, e, muitas vezes, entre nós mesmos, os embates, as discussões acaloradas de ideias opostas nos confrontavam, mas também nos fortaleciam na luta.
Tinha a capacidade ímpar de criar ambientes de alegria. Os acordes pouco precisos de sua velha sanfona, fazia um som lindo que não vinha dos foles, mas da ternura de seu coração, e soava com força e enchia de prazer as pessoas.
Esta áurea de luz intensa e linda se “espraiou” por todo o universo. Temos certeza de que ela continuará presente e quando tocar nossa alma, nos encherá de alegria. Como gostava de saudar Tide: “Saudações coloradas”


RECEBI COM DESASSOSSEGO E GRANDE DÚVIDA A NOTÍCIA DE QUE O PRÉDIO DO ESTADO, EM QUE ESTÁ O FÓRUM, NÃO SERÁ MAIS CEDIDO A POLÍCIA CIVIL DE SANTIAGO. PARECE QUE, ATRAVÉS DE UM MOVIMENTO ENTRE PREFEITURA MUNICIPAL, CENTRO EMPRESARIAL, DEPUTADO MIGUEL BIANQUINI E OUTROS, será a sede da Casa do Empreendedor. Escutei a entrevista que demonstra existirem muitas ideias sobre o aproveitamento do espaço, mas por enquanto, nenhuma certeza do que, afinal, irá funcionar lá. Pelo que deu para entender, é alguma coisa referente aos Serviços de vários Órgãos em somente um local. Falaram em economia nos alugueis e melhora nos serviços para quem, por exemplo, quer abrir uma empresa. Falaram em colocar lá a EMATER, SINE... SERÁ??
FICO A PENSAR: Sim, mas e a questão da SEGURANÇA PÚBLICA, COM LOCAL CENTRAL VALORIZADO, NÃO SE TRATA DE UMA NECESSIDADE PRESENTE?
E O MELHOR APARELHAMENTO PARA O SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA, INVESTIGAÇÕES, E AÇÕES DOS POLICIAIS? Segurança não é apenas policiais nas ruas, são também as condições físicas que o prédio onde hoje é o Fórum poderia trazer para uma melhor estrutura da Polícia Civil e das diversas Delegacias que hoje funcionam precariamente. E a preocupação com melhores condições de serviço para os policiais civis que merecem trabalhar bem e satisfeitos para, em contrapartida, atender de forma eficiente a comunidade que passa ou que precisa da DP? PENSO QUE NA REALIDADE TERIA, DEVERIA, SERIA ESSENCIAL, OUVIR A COMUNIDADE, SABER DELA O QUE ACREDITA SER MELHOR E MAIS NECESSÁRIO PARA SANTIAGO E A NOSSA REALIDADE.
PENSO QUE DEVE SER FEITO UM AMPLO DEBATE, EM QUE OS DOIS ÓRGÃOS, OU ATÉ MAIS, DEFENDAM E EXPONHAM SUAS INTENÇÕES. DAÍ SIM, TODOS OS ENVOLVIDOS, OU PELO MENOS A MAIORIA, DECIDA O QUE SERÁ MELHOR.    
CONVOCO A SOCIEDADE A SE ENGAJAR NESTA DECISÃO!


Tenho um enorme prazer de me comunicar com os Santiaguenses, sejam homens, mulheres, crianças, idosos, homossexuais, negros, índios...enfim, todos. Sou desprovida de qualquer tipo de preconceitos e moralismos. Mas esclareço que minha comunicação com a comunidade é muito limitada, não sou do PP, sou do PT, e ser do PT em Santiago, é ter grande dificuldade de comunicação com os Santiaguenses. Aqui na Câmara tenho 5 minutos para falar, depois tenho mais 2 minutos (tempo de liderança), e, ainda, posso apartear por uma vez um colega. Para mim, é muito pouco, tenho o desejo de explicar para a comunidade muitas coisas que sei que ela deseja saber e se informar, POR ISSO ATRAVÉS DO PROJETO PÉ NO BAIRRO E CONVERSA DE ÔNIBUS, vou buscar me comunicar com os Santiaguenses onde quer que eles estejam. 

Com o PÉ NO BAIRRO, levarei toda a estrutura do meu Gabinete na Câmara até os Bairros, e lá, quem quiser poderá ir até a Barraca da Cidadania que será montada, para cobrar, questionar, perguntar, enfim, exercer seus direitos de cidadão. Nessa atividade, também estará presente, sempre que possível, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira. 

Já no Projeto CONVERSA NO ÔNIBUS, estarei junto com minha equipe, conversando com as pessoas dentro dos ônibus da cidade, acompanhando o dia-a-dia da comunidade e ouvindo o que ela têm a me dizer.
Antes de cada visita do Gabinete ao Bairro, irá passar nas ruas da localidade, um carro de som avisando aos moradores. Os encontros serão sempre aos sábados para que o máximo de pessoas possam acompanhar.

Um comentário:

  1. É isso aí querida Vereadora e amiga...isso é legislar para o povo e com o povo....sucesso....

    ResponderExcluir