segunda-feira, 10 de março de 2014

VEREADORA IARA FAZ UM CHAMAMENTO ÀS MULHERES EM SEU PRONUNCIAMENTO


Leia abaixo, o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel na Sessão da Câmara de Vereadores de hoje!!!!

Texto publicado na íntegra.



''Boa tarde aos presentes nessa casa legislativa e boa tarde aos ouvintes da FM Nova 99.
Dia 08, mais uma vez foi comemorado o dia internacional da mulher. Eu, como mulher e parlamentar, não poderia deixar de falar às Mulheres e também aos Homens de Santiago.
 Não penso, senhores e senhoras em deixar de parabenizar as mulheres pelo dia que foi instituído como nosso. No entanto, estou mais preocupada em fazer uma reflexão com as mulheres e homens sobre a condição da mulher no mundo atual e fazer um chamamento a todas as mulheres para agirem e exigirem o real direito de melhores condições de vida na sociedade. E,  não na sombra, atrás ou a frente, mas ao lado, ombro a ombro com os homens.
A primeira avaliação que faço é quanto a mulher no mercado de trabalho.
É comemorado como conquista da mulher, ela hoje estar trabalhando tanto quanto o homem. Mas não percebo que a sociedade analise a situação sob a ótica do capital, do lucro. As mulheres a bem da verdade, tiveram que “sair de casa”, e isso lhes foi imposto. Não foi uma opção, tão pouco uma luta. Foi uma exigência do capitalismo exacerbado.
O mercado de consumo precisava das mulheres trabalhando, consumindo ela teve de assumir dupla, tripla jornada de trabalho, da qual em geral consegue dar conta, ainda que a custa de sofrimento e sacrifício.  
Os homens, por sua vez, diante da nova configuração, querem “suas” mulheres ajudando a manter a casa, os filhos e que elas se sustentem. A mulher de hoje, ainda que tenha adquirido o status de trabalhar fora e em diversas áreas, é massacrada pelo excesso de funções as quais ainda não consegue dividir com o homem, este envolvido e protegido culturalmente por uma sociedade machista e patriarcal, onde a determinação de que o homem deve “ser servido” e deve exercer o domínio sobre a mulher, através da força física ou psicológica é uma realidade constante.
 Na relação homem x mulher, no âmbito doméstico, embora reconheçamos conquistas sociais e legais, ainda há muita discriminação, domínio e violência. Mas é na relação homem x mulher na política que também quero lhes falar.
Muito se vê comemorações e felicitações pela mulher estar na vida Pública/Política, no entanto, não podemos nos iludir. As mulheres, na política,  têm sido historicamente sub-representadas em comparação com os homens, os quais, na grande maioria, aceitam a mulher na política, enquanto elas não lhes desagradem com suas posições firmes e inovadoras. Aceitam-nas enquanto lhes beneficiem, subalternas aos interesses do conservadorismo, sem luz, sem interferências, de preferência figuras decorativas, cuja opinião própria resta abafada pela opinião do homem-poder que detém o mando. As mulheres com evidente interesse de agir, contrárias ao conservadorismo social, são relegadas à margem, e ficam sujeitas aos golpes vis da discriminação disfarçada.
Mulher Santiaguense, te convido a fazer política, a participar das decisões dos Conselhos Municipais. A estar na política, exigindo direitos, projetos sociais em benefício comunitário, rejeitando o assistencialismo que humilha. Quem dá de graça quer retorno de favores. Vamos exigir uma política de qualidade!! Independente da bandeira partidária que carreguem, vamos ocupar nossos espaços sociais, frequentando as fileiras partidárias, organizando movimentos, ideias e sentimentos.

Nós mulheres temos de enfrentar os reacionários todos os dias, tarefa essa para várias vidas e não tem 8 de março que chegue para comemorarmos dia após dia de luta em nossas vidas.
Portanto, companheiras, não vamos permitir que nos subjuguem, que nos dominem, que nos violentem física ou psicologicamente. Em especial, não vamos aceitar a subalternidade e a imposição de ideias. Não viemos para decorar os ambientes. Na vida pública assumimos batalhas relevantes e somos fortes para agüentar o “tirão”.
Iara Castiel


#MandatoCidadão


Acompanhe a Vereadora nas redes sociais e participe do mandato!!!


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário