quarta-feira, 5 de março de 2014

VEREADORA IARA DESTACA IMPORTÂNCIA DE PROGRAMA DA FAPERGS EM SEU PRONUCIAMENTO

Hoje, na Sessão da Câmara de Vereadores, a Vereadora Iara destacou em seu pronunciamento, a importância do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação realizado pela FAPERGS.
 
Acompanhe o discurso na íntegra abaixo:
 



''Boa tarde senhores vereadores, mesa diretora, cidadãos que se fazem presentes nesse Plenário.

Falo hoje do importante Programa de Internacionalização da Pós Graduação lançado no final de 2013 pelo Governo do Estado.

Através da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS -  FAPERGS, este programa busca tornar a ciência mais popular, diminuir as diferenças regionais, manter o diálogo entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo, dar apoio à internacionalização cada vez maior da pesquisa gaúcha, aumentando o intercâmbio de estudos, o que coloca o Estado em posição estratégica na pesquisa científica. O programa é considerado pelos gestores públicos, pesquisadores e professores como ‘’elemento fundamental’’ de aproximação do Estado com o conhecimento, a cultura e os investimentos de outras nações.

É importante salientar que a frente deste programa encontra-se a diretora-presidente da FAPERGS, Nádya Pesce da Silveira, Santiaguense, filha do falecido Jéferson da Silveira, líder político e proprietário da antiga Farmácia Popular, local onde intelectuais santiaguenses reuniam-se para discutir política e de Terezinha Pesce da Silveira, conhecida professora, da Escola Apolinário Porto Alegre, hoje aposentada.

Nádya, que, atualmente, é pesquisadora e professora associada em nível III do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dignifica e destaca, enquanto mulher e santiaguense o conhecimento e a cultura de nosso município. É a segunda mulher a ocupar o cargo nos 47 anos da Fundação. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em química Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em química pela Universidade de Bielefeld, na Alemanha e Pós – Doutorado na Universidade Grenoble, na França.

Aproveito para citar o Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal que abre portas semelhantes a estudantes de baixa renda, possibilitando-os a estudarem no exterior.

Certamente, que todos reconhecem e parabenizam o Governo Tarso Genro por este importante programa, fundamental para o desenvolvimento do Estado.

Quero ainda, salientar que tenho um grande sonho já expressado em várias ocasiões. Buscar fazer em Santiago, mais precisamente da Escola Rubem Lang um centro de pesquisas. Penso que esta iniciativa colocará nosso município na vanguarda do conhecimento científico. Para isso, estamos com um grupo de professores locais, em parceria com a 35º Coordenadoria de Educação, IFF e Governo do Estado. Estamos em adiantadas tratativas e buscaremos a FAPERGS, na pessoa da conterrânea Nádya Silveira para construir este sonho que, como diz a máxima, uma vez sonhado por todos nós, poderá tornar-se realidade.''
Iara Castiel
 
 
PARTICIPE DO MANDATO DA VEREADORA!!!!!
ENTRE EM CONTATO, OPINE, CRITIQUE, FAÇA SUA SUGESTÃO!!!
#MnadatoCidadão
 
 
Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica
Gestão, Comunicação & Marketing


Nenhum comentário:

Postar um comentário