segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Discurso: Trabalho Escravo, Precariedade na Incubadora Industrial e Projeto dos Vigilantes.

Boa tarde aos vereadores desta Casa, à Vereadora, à comunidade que se faz presente no Plenário.
Agradeço ao Vereador Gildo e ao Vereador Nelson a homenagem recebida e peço licença para dedicar à minha filha e meu genro as felicitações, uma vez que são eles quem se dedicam e trabalham na melhoria da genética da Cabanha Forqueta.

Hoje o assunto que me traz à tribuna é gravíssimo! Ouçam senhores, Santiago tem casos de escravidão! E o crime é cometido sob os olhos da Prefeitura Municipal.
Recebi, na semana passada, uma denúncia relacionada ao ambiente de trabalho no qual estão submetidos os trabalhadores que exercem suas atividades na chamada “incubadora industrial”.
Segundo os relatos, a estrutura é precária! O telhado do prédio público está esburacado, as instalações são deficientes, Chove dentro o prédio. Não bastasse o sucateamento do prédio, os trabalhadores são submetidos a jornadas de trabalho desumanas, e esta condição deve ser levada ao conhecimento da Prefeitura. Há casos em que os funcionários são privados até mesmo da alimentação!
É impositivo que a Prefeitura Municipal tome alguma providencia, na medida em o tão propagandeado empreendedorismo e estímulo a produção industrial não pode ser avalizado pelo Poder Público às custas do trabalho escravo.
Para piorar, também recebi a informação de que os trabalhadores foram confinados e coagidos a ouvirem um determinado candidato local, sob a ameaça de demissão e retaliação!
A realidade é gravíssima e tomarei medidas para que, tanto a população quanto as autoridades tomem conhecimento de que em Santiago, num prédio público, há situação de escravidão!
Rogo aos colegas que também investiguem, denunciem esta situação. O trabalhador deve ser respeitado e ter suas condições de trabalho dignas!
A Prefeitura Municipal deve ser notificada para que apure os crimes ora noticiados. Não é possível que se vanglorie de ter investido na indústria, enquanto ocorrem crimes graves justamente no local destinado à fomentação da produção de emprego!
Não posso deixar de observar, ainda, que o modo de governar do PP está ainda mais evidente nesse período. O centro está florido, os canteiros que rodeiam a praça e a prefeitura estão limpos e decorados! Mas volto os olhos aos bairros! Estes, senhores, estão esquecidos!
Enquanto o centro cultiva as flores, os bairros ainda suportam ruas embarradas, falta de saneamento básico, iluminação e transporte público!


Por fim, devo destacar que o projeto dos vigilantes, de autoria do colega Marion está congelado pela mesa diretora e pelo Presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, embora os pareceres estejam prontos e o projeto apto para ir à votação!
Nesse ponto, registro que, conforme prova a reportagem de hoje no jornal Correio do Povo, a cidade de Canoas aprovou, no dia 30 de agosto, um projeto idêntico! Ressalto que naquela cidade, o prefeito explica que o projeto traz procedimentos e regras que devem ser adotados visando aumentar a sensação de segurança nesses locais. Ainda de acordo com ele, a nova lei representa a contratação de cerca de 200 vigilantes que ficarão incumbidos de zelar pelos postos bancários a cidade de Canoas. Pergunto se somente em Santiago o projeto será considerado inconstitucional e não será levado em conta a segurança da população, bem como o aumento de postos de trabalho.
Esta é a hora de avaliar e examinar qual a prioridade da Administração Pública!

Nenhum comentário:

Postar um comentário