quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Denúncia de abandono do Pronto Socorro e outras.

Bom dia aos vereadores desta Casa, à Vereadora, à comunidade que se faz presente no Plenário.

Não é de hoje que venho abordando a precariedade das calçadas para pedestres em Santiago. Cito o exemplo da esquina das ruas Silveira Martins e João Escobar Carpes, onde sequer há calçada para que os pedestres transitem com segurança. Naquele local, os cidadãos são obrigados a transitar na rua, dividindo o espaço com os carros.
Outro ponto que merece especial atenção é a atual situação do Pronto Socorro Municipal. Recebi uma grave denúncia a respeito das condições físicas do ambiente de recepção do pronto socorro. Segundo pude apurar, nesse final de semana, a sala de recepção do pronto socorro estava insalubre. O ambiente não tinha boa ventilação, o chão estava sujo de sangue, havia um cheiro muito forte, quase insuportável! Tomei conhecimento de que há apenas um banheiro, muito pequeno, para ser utilizado pelos pacientes e familiares que aguardam atendimento. Vejam, não há banheiros separados para homens e mulheres. São raros os dias em que disponibilizam álcool gel para higienização!

Esse é o retrato da realidade da saúde em Santiago! Sem falar, é claro, nos ESFS sem médicos, que deixam a população desamparada e à própria sorte.
A desídia e a negligência da prefeitura culmina em casos extremos, como por exemplo, o do cidadão santiaguense que faleceu à espera de internação em CTI cardiológica, mesmo com decisão judicial que lhe amparava.
Mesmo com insistentes e reiterados pedidos de melhorias, cobranças à Secretaria da Saúde, nenhum esforço pela melhoria pode ser observado por parte da Prefeitura. Já pedi, inclusive, o afastamento da Secretária da Saúde, mas o Prefeito segue ignorando as necessidades e os anseios da população.
Peço aos colegas que façam voz a essa reclamação vinda da sociedade. É preciso que a população tenha um bom atendimento à saúde, com médicos nos postos dos bairros, com boas condições de higiene no Pronto Socorro. São obrigações mínimas que são negligenciadas pelo Executivo Municipal.




Por fim, quero registrar o boicote ao discurso de temer na Assembleia Geral da ONU. No momento em que Temer foi convidado para falar, seis delegações se retiraram do plenário, em protesto contra a situação de golpe institucional em curso no Brasil.
Não bastasse esse constrangimento, Temer inventou que o Brasil já havia recebido 95 mil refugiados de 79 países, sendo desses, 85 mil haitianos. Provando a mentira, o Itamaraty divulgou que o brasil havia recebido aproximadamente 8000 refugiados.

Essa é a faceta de Michel Temer, o presidente golpista que baba hipocrisia em discurso desconexo da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário