segunda-feira, 6 de junho de 2016

Quem é o bobo da corte?/Insalubridade de Agentes de Saúde x Catarro

Boa tarde a todos.

Na última sessão, foi dito que pessoas questionam na rua, o que ocorre na Câmara que por vezes tem a sessão interrompida. Foi dada, então, uma explicação unilateral pelo Presidente da casa. Exercendo meu direito de fala, vou tentar esclarecer à comunidade, o que acontece nas sessões da Câmara. Essa Tribuna é usada, praticamente em todas as sessões, para atacar minha pessoa. Vejam, não é um ataque político partidário de confronto de ideias, o que entendo possível e natural. Trata-se de ataque pessoal, em evidente atitude de covardia, machismo e vilania. Saibam todos, que minha atuação como Vereadora, não passa só por lutar pela comunidade, fiscalizar, propor projetos, também tenho o dever de não me intimidar enquanto mulher, política e cidadã. Minha luta está ligada a abrir caminhos para outras mulheres que como eu, venham a essa casa, não para agradar e massagear o ego de A ou B, mas para cumprir com o dever parlamentar. Distrair, entreter, elogiar e ovacionar o rei é tarefa de bobo da corte. Não fico quieta, não aceito chantagem, não faço acordos politiqueiros e não relevo conversa fiada. Para aqueles que adoram dizer que eu só incomodo e bato boca, esclareço que não estou exercendo o Cargo Público de Vereadora, para dizer amém, nem ao PP, nem aos Vereadores do PP e seus aliados. Se dizem que incomodo, é porque estão se sentindo incomodados comigo, com o meu trabalho e com minhas denúncias.

       Aviso, quanto mais vocês batem em meu nome, mais a população enxerga que nessa casa tem gente que não se dobra e que não segue a cartilha. Senhores, os ataques de vocês me dão a medida do meu avanço, vejo que estou fazendo a diferença. Existem aqui 7 vereadores pra elogiar e defender o Prefeito, eu sou oposição, fui eleita para ser oposição e vou fiscalizar e apontar os erros e mal feitos administrativos.

As denúncias que trago lhes ofendem tanto, porque são verdadeiras, porque mostra que o PP está há mais de 20 anos na Prefeitura e não conseguiu resolver simples problemas. Então, o que lhes resta é dar desculpas e fazer ataques pessoais. É só o que lhes resta.

Já falei e volto a falar, não tenho compromisso com o Executivo, não tenho compromisso com o PP. Meu compromisso é com a sociedade.

Por último quero afirmar que não vou usar este tempo de tribuna, tempo pago pela sociedade, para responder o “bobo da corte”. Em 2014, era pago à Rádio FM Nova 99, uma média de R$ 6.000,00, por mês, valores maiores atualmente. Por isso, não vou responder os ataques machistas e nem os absurdos ditos por quem não tem crédito junto à sociedade, por quem se vende e engana a comunidade. Vou seguir mostrando que aqui não é a terra das maravilhas e quem nos escuta sabe exatamente do que eu falo. Ninguém poderá impedir um vereador de usar o espaço de 5 minutos, pago pela sociedade, aqui neste microfone. Mas ninguém, também, pode impedir de que sejam feitas críticas de como este espaço público é utilizado.

Trago, hoje mais uma nova denúncia. Esta bastante séria e que afeta a vida de diversos servidores da Prefeitura. Chegou até meu gabinete a denúncia de que Agentes Comunitários de saúde não estão recebendo o valor correspondente à insalubridade.

         Segundo as informações os (as) agentes estão tendo seu pagamento condicionado à coleta de BK (trata-se de coleta de escarros em população com suspeita de tuberculose). Isto mesmo, as trabalhadoras e trabalhadores só recebem insalubridade se coletarem escarros no ESF. Isto é uma exigência da Secretaria de Saúde, eu tenho as atas aqui em mãos. É uma vergonha... É humilhante, senhores vereadores. Os/as agentes de saúde são  profissionais que estão na ponta, é quem vai de casa em casa, que têm contato com pacientes portadores de doenças graves, como Aids, câncer, tuberculose, hepatites, sem falar em gripes e viroses.
A questão da insalubridade não pode ser condicionada a fatores externos. O profissional não pode ficar na dependência do cidadão poder ou não levar o material coletado até o ESF. É desumano... Estou fazendo um pedido ao Prefeito, ele, certamente, não deve ter conhecimento destes fatos, que dê uma solução imediata para esta impropriedade triste e vergonhosa na saúde pública santiaguense.

O Vereador Gildo disse que a minha fala desrespeita os vereadores porque eu disse que tem 5 parlamentares  e mais os aliados, para defenderem o Executivo.
Eu até poderia deixar o Senhor de fora, mas Vereador Gildo, nunca sabemos quem e o quê o Senhor defende e qual o seu foco. Na maioria das sessões o senhor denuncia erros da administração, mas quando nós da Bancada do PT fizemos as denúncias, o Senhor se ofende, nos agride, acha errado e diz que nós do PT não fazemos nada.
Talvez o Senhor não ache importante as denúncias que trazemos aqui, como essa que fiz hoje dos agentes de saúde e tantas outras que se referem a comunidade.

  Hoje pela manhã a Coordenadora dos CRAs, de nossa cidade, Márcia Gripa, fez um chamamento para uma manifestação contra a Reforma Ministerial feita pelo governo provisório de Michel Temer. A coordenadora afirmou que a unificação revela um retrocesso aos avanços obtidos nos últimos anos. Isso só reforça, agora com a aquiescência da Própria Prefeitura - através de sua coordenadora, que Temer quer fazer um verdadeiro desmanche na máquina pública, que não tem políticas sociais de inclusão e distribuição de renda. Deixa evidente para quem este governo interino governa, e como eu falei aqui na semana passada, não é para os mais pobres.




Um comentário:

  1. ...da-lhe no lombo da "corja" de gelatinas onde sempre ficam em cima do muro...talvez pela falta de coragem ou imcompetencia mesmo...onde deveriam lutar pelo povo??...mas na verdade estão só assegurando seus salarios e babando num circo virado pelo golpe e tapando o sol com peneiras...não se cale vereadora, afinal força, coragem, conhecimento de causa ès lotada na mala, quanto ao grupinho de machistas???...esperem p'ra ver,,,as cadeiras estão com os parafusos se soltando...o povo sabe quem tem competencia e vergonha na cara...Dra.Iara, a luta é grande, mas nunca desista, afinal foste escolhida pelo povo para representa-lo, e só assim o que fica por d'baixo dos panos vem ao conhecimento de muitos...e se bobiarem???...relho neles!!!

    ResponderExcluir