segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Iara fala na sessão: Fiscalizações prejudicadas pela Prefeitura; Rádios: Concessões Públicas; Visitas dos Funcionários Estaduais e Reinauguração da Associação Jardim dos Eucaliptos.

Boa tarde aos Vereadores, Vereadora, demais pessoas presentes nesta casa e ouvintes da rádio.


 Manifesto todo o meu incondicional apoio aos Professores e Funcionários Públicos hoje neste plenário. A luta desses profissionais, que também é luta minha, por melhores condições de trabalho, e para que seja cumprido o que determina a Lei, quanto ao pagamento de seus salários. Ao contrário do que alguns, mal intencionados, insensíveis as lutas do povo, podem estar falando, estas manifestações por todo o Rio Grande do Sul, não são organizadas pelo PT. São homens, mulheres, jovens, velhos, que estão lutando por seus direitos e sua dignidade. O Estado, independente de seus problemas, não pode torturar e massacrar a classe trabalhadora aqui representada, evidentemente em desvantagem se comparada a outros seguimentos que o Governo inexplicavelmente privilegia. A velha teoria, linha mestra da política Sartoriana, reduz ainda mais de quem tem menos, para não mexer ou ampliar as vantagens de quem tem mais.

Estive presente nas duas manifestações feitas em Santiago pelo Cpers, Polícia Civil e demais funcionários públicos, e percebi a presença de alunos, pais e comunidade em geral, apoiando e incentivando as manifestações, todos desenvolvendo a plena cidadania, participando, sendo solidários e sendo sujeitos ativos da história. Esta manifestação, meus companheiros educadores, transcende as salas de aula e educa para a vida e para o mundo.



Cidadão Santiaguense e Benemérito
Na quinta-feira dia 13, será a solenidade de entrega dos Títulos de Cidadão Santiaguense e Benemérito. Novamente nesse 3º ano de mandato deixo de  indicar nomes. Meu posicionamento já divulgado é de que as escolhas devem ser através de um processo participativo de toda a comunidade. Não acho que só o Vereador(a) deve ter o poder de escolha. Penso que o Legislativo poderia ouvir a sociedade até para decidir a existência ou não destes títulos, e, especialmente, estabelecer os critérios que levarão a indicação de um homenageado.

Reinauguração da Associação de Moradores do Bairro Jardim dos Eucaliptos
Na sexta-feira dia 7, foi a reinauguração da Associação do Bairro Jardim dos Eucaliptos, foi uma grande honra estar lá para saudar o Presidente, Luiz Genésio de Oliveira Prestes e desejar que ele, a frente da Associação de Moradores, faça muito pela comunidade daquele Bairro, agindo, ouvindo a todos, buscando a participação da maioria, primando pela transparência dos atos, buscando a inclusão, a discussão ampla das demandas...Conheço o Luiz, e acredito que ele terá compromisso, moral, ética e fará daquele espaço um local de desenvolvimento da cidadania.



Pedidos de Informações ao Executivo:
Como sabem, um dos papéis fundamentais do Vereador é Fiscalizar os atos da Administração. Pois bem, entendo que estou sendo prejudicada no exercício do meu trabalho de fiscalização. Os pedidos de informação que faço à Prefeitura, não são respondidos claramente. Na grande maioria, às informações vêm pela metade. Não quero pensar que o Executivo esteja agindo de má-fé. Acredito que as informações precárias, deve ser confusão na hora de responder os pedidos. Estou dando conhecimento à sociedade desta situação, porque ela é a maior interessada, na fiscalização. Me comprometo acionar o Ministério Público, caso não consiga, administrativamente, resolver o problema.

Programa de Rádio
Agradeço às pessoas que entraram em contato diretamente comigo, e também àquelas que mandaram recados, sobre o que falam em programas de Rádio. Já não é a primeira vez que me dão conhecimento, e o erro foi já não ter denunciado antes. Senhores, é no parlamento que os Vereadores devem fazer as discussões políticas e não em programações de rádio, atrás dos microfones, na calada da madrugada, sem dar oportunidade de defesa para quem é alvejado. As rádios são concessões públicas, cedidas pelo Ministério da Comunicação, dinheiro público ajuda a engordar os caixas, e não é possível admitir que sirvam como locais, para se fazer politicagem rasteira de auto promoção. Tão pouco, sirvam de locais para promover o assistencialismo que aprisiona, e a gratidão do povo que vira benefício pessoal de uns. Deverá ser acionada a fiscalização desses órgãos, e assim o farei, para que seja impedida a ilegalidade e o mau uso dos microfones. ALÉM DISSO, esclareço mais uma vez: pedir arrumação de estradas, lâmpadas, pontes, bueiros, NÃO É O PRINCIPAL PAPEL DOS VEREADORES NO PARLAMENTO. Tais providências podem ser encaminhadas diretamente nas secretarias pela comunidade, para que não fique devedora desse ou daquele político ou partido. Atender às necessidades da população é obrigação de qualquer gestor. Além disso, se fazer pedidos pelos Vereadores nesse espaço solucionasse a precariedade dos serviços públicos, não haveria estradas ruins, pontes danificadas, lixos acumulados, já que incansavelmente estes pedidos são feitos. Estejam atentos as falas e ao compromisso real de quem representa a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário