quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

EXECUTIVO AFIRMA QUE NÃO PAGARÁ OS AGENTES DE SAÚDE

               

Na manhã desta quarta-feira, 7 a vereadora Iara Castiel se reuniu com o Vice-prefeito Municipal Antônio C. Gomes, o chefe de gabinete, Felipe Pinto, a secretária de saúde Mara e representantes dos agentes de saúde, bem como do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
 
Na reunião, a parlamentar e os representantes dos trabalhadores afirmaram que o Governo Federal repassa às Prefeituras Municipais, 95% do salário mensal, sendo, no ano, doze parcelas, mais uma. Esta parcela extra se refere à bonificação que os agentes, como os demais servidores dos ESF’s têm direito. Para a administração municipal cabe, apenas, 5% do valor do salário, mais os encargos trabalhistas, o que significa que os valores correspondentes à insalubridade, férias, terço de férias e décimo terceiro salário são de responsabilidade do Poder Público Municipal, o contratante do serviço. Assim, entende-se que a parcela extra, repassada pelo Governo Federal, e que já está na conta da Prefeitura, destina-se aos agentes como  bonificação pelo trabalho que realizam.

 A Prefeitura, entretanto, foi enfática ao afirmar que entende não ser devido o valor e não efetuará o repasse da parcela extra aos trabalhadores da saúde. O secretário chefe de gabinete, Felipe Pinto, sugeriu que a categoria busque, judicialmente, os direitos que entendem ser credores.

A vereadora Iara Castiel, sinaliza que, assim como outras, a Prefeitura de Santiago deve investir nos profissionais, porque são eles os grandes operadores da saúde preventiva, estão lá na ponta e em contato direto com a população. “Estimular e valorizar estes trabalhadores e trabalhadoras deveria ser prioridade para o Município, trata-se de um investimento em saúde pública e preventiva” afirma a vereadora.

Abaixo segue o parecer do TCE-PR (julho/2014) sobre o assunto:

“A DCM (Diretoria de Contas Municipais) do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná emitiu um parecer técnico a um requerimento da Câmara de Vereadores de Cascavel sobre a falta pagamento do 14º salário aos Agentes Comunitários de Saúde praticada pela Prefeitura de Cascavel. O entendimento da DCM é de que os agentes de saúde têm direito a receber o adicional repassado pelo Ministério da Saúde em dinheiro e não em equipamentos, como é praticado. (...)
Segundo o despacho da DCM, o adicional para o 14º salário é uma forma de concretizar a garantia de valorização dos ACS. “É possível o pagamento de incentivo adicional aos agentes comunitários de saúde [...] e tal objetivo passa necessariamente pela valorização desses profissionais, além disso, o Município tem autonomia para criar cargos ou empregos públicos e demais carências inerentes à atividade, de acordo com as especificidades locais”.



#MandatoCidadão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário