segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Discurso na Câmara de Vereadores - 25/10/2013

Saúdo a todos os presentes e aos ouvintes da Rádio Nova 99.
Parabenizo meu Partido que, no 2º Turno, em mais uma demonstração de cidadania e democracia, a militância elegeu para Presidente do Diretório Estadual, o Companheiro Ary Vanazzi, o qual, deverá dirigir o partido com ações firmes à esquerda. Este é o desejo da maioria dos petistas.
Dia 21 passado, fui a São Borja onde estava o Governador Tarso Genro e Secretários de Estado. Na ocasião, fiquei extremamente satisfeita em saber que a Interiorização, conforme solicitação do Partido e dos Vereadores do PT de Santiago, ocorrerá entre os meses de dezembro/janeiro na nossa cidade. Tão logo seja liberada a agenda comunicaremos a comunidade. Nas interiorizações, tanto o Governador como os Secretários de Estado, ficam à disposição dos seguimentos sociais, para discutirem questões relevantes da cidade e região, além de ouvirem demandas. Dentre muitas notícias boas que ouvi, além da alavancada econômica de nosso estado que já supera o índice nacional, os investimentos em infra-estrutura, investimento em pessoal, mais concursos públicos, investimento nos pequenos agricultores, em cultura, carteiras de motorista gratuita, também o programa RS Mais Igual, que é uma complementação de renda gaúcha, beneficiando famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O programa visa não só melhorar as condições de vida dos gaúchos necessitados, como colaborar na  auto estima, força de trabalho e valorização do ser humano. Tarso Genro fez questão de dizer a todos os presentes que o seu governo, não discrimina qualquer cidade ou Prefeito, ao contrário, a idéia é trabalhar em conjunto e dando todas as condições, pois o crescimento das cidades significava o crescimento do estado.
No dia 21, solicitei uma Reunião com a Secretária Municipal de Saúde, para tratar das queixas e denúncias que a comunidade traz até o Gabinete. Foi falado sobre problemas que ocorrem no Centro Materno, no Pronto Socorro do Hospital, dificuldade dos cidadãos marcarem exames, reclamação sobre o ESF do bairro São Jorge, dificuldades das pessoas saberem quais exames podem ser marcados pelo SUS.  Falta dentista nos ESFs, falta de fichas no Centro Social Urbano, falta de local adequado para esperar o agendamento das consultas, injustiças nas triagens para consultas médicas no Centro Social Urbano. Após conversa a Secretária ficou de buscar solução junto de sua equipe para os problemas apresentados. VOCÊ CIDADÃO, SE A MUDANÇA NÃO OCORRER, VOLTE A RECLAMAR, VAMOS PRESSIONAR O EXECUTIVO A PRIORIZAR O SER HUMANO, TRATADO-O COM DIGNIDADE NA NOSSA CIDADE.

No dia 22, solicitei também, uma Reunião com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sra. Denise Cardoso em atendimento a um pedido do Dep. Paulo Pimenta – PT/RS. Representando o Deputado, procurei o Executivo, para saber quais as atitudes que o Prefeito Júlio desejava de Paulo Pimenta em Brasília, visto um pedido enviado por e-mail. Na reunião me foi passado que o Município busca apoio no Plano de Ações Articuladas, para ampliação de escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Foi marcada, então, uma agenda que receberá, em Brasília,  no dia 27, o Prefeito Municipal, Secretária de Educação e a Professora Raquel Viana Rodrigues ao Gabinete do Deputado  Paulo Pimenta e representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para atendimento das demandas do Município de Santiago. A bancada do PT, por esta vereadora e vereador Marion, já enviamos documento ratificando e apoiando  o pleito do Executivo santiaguense que busca no Governo Federal, melhorias para nossas escolas. Estaremos acompanhando de perto o desfecho.

Trago ainda a angústia da comunidade sobre as seguintes questões que peço providências urgentes do Executivo.
No bairro Jardim dos Eucaliptos (rua Dulce Lopes), o esgoto que desce de diversos bairros passa por baixo de várias casas. No local a prefeitura abriu um buraco e não fechou. Quando chove alaga despejando esgoto em direção às casas. Isto é falta total de planejamento e projeto de Saneamento Básico.
Os moradores chegaram a construir proteção nas portas de suas casas para o esgoto não invadir suas residências. Crianças moram no local e correm riscos devido ao contato com esse ambiente insalubre. Sem falar no mau cheiro. Moradores relataram que há alguns anos uma criança morreu afogada, no local.  
No Bairro Santiago Pompeu, corre esgoto livremente na sanga por traz das casas. O problema, origina-se na Rua Bernardino Garcia. No mesmo Bairro, foram abertas boca de lobos que além do mau cheiro que largam, podem causar um sério acidente devido ao  tamanho exagerado, nas Ruas Tiradentes e Felipe Lopes. No Bairro, a casa da Sra. ELIZABETE Prado de Almeida, alaga devido a uma boca de lobo entupida, e o esgoto invade a residência. A Secretaria de obras já se fez presente no local há algum tempo. No entanto, somente olhou e não resolveu o problema, tão pouco dando qualquer satisfação. AFINAL NOSSA COMUNIDADE MERGULHADA NO ESGOTO NÃO É PRIORIDADE? COM O QUE, E COM QUEM SE PREOCUPA NOSSA ATUAL GESTÃO?

Postado por:
Bruno Pedroso 
Assessoria Técnica
Email: comunicacaoiarapt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário