segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DISCURSO – Câmara dia 30.09.2013

DISCURSO – Câmara dia 30.09.2013

           Boa tarde a todos, aos ouvintes da Rádio Nova 99, Senhor Presidente, vereadores e vereadora. Uma saudação especial ao companheiro Rubem Lima e equipe, dedicados e competentes funcionários públicos preocupados com a sociedade.
Hoje vou falar, inicialmente, da operação Rodin. Lembram, senhores ouvintes, da fraude do Detran?   Segundo o Ministério Público Federal foi obra de “verdadeira Quadrilha criminosa que lesou os cofres públicos entre os anos de 2003 até o mês de novembro do ano de 2007”. Foram mais de 4 anos de roubalheira.
No início de agosto de 2009, a governadora Yeda Crusius foi acusada pelo Ministério Público Federal de integrar uma quadrilha criminosa que desviou 44 milhões do dinheiro público gaúcho. Além da governadora, a ação pública denunciou na época outras oito pessoas, dentre elas, José Otávio Germano (Deputado Federal do PP), Luiz Fernando Zachia( deputado do PMDB) Frederico Antunes (Deputado estadual do PP) Foram acusados  de enriquecimento ilícito e crime de fraude no desvio de 44 milhões do DETRAN gaúcho. Segundo o Ministério Público Federal, os denunciados agiram de forma imoral desleal, desonesta, valendo-se da condição agentes políticos e servidores públicos para obterem vantagens pessoais, constituindo “verdadeira quadrilha criminosa”. 
Pois bem, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por unanimidade, na terça feira passada, dia 24, determinou  o reingresso do nome da ex-governadora  Yeda Crusius (PSDB), entre os réus no processo de Improbidade Administrativa, pelos fatos envolvendo a operação Rodin/DETRAN.
O PT e suas lideranças são constantemente agredidos pela oposição e a grande imprensa que batem invariavelmente na mesma tecla   MENSALÃO, inclusive aqui nesta casa. Ocorrerá o mesmo com as denúncias da fraude, envolvendo o PSDB da Yeda que governava o Estado, e o PP que dirigia o DETRAN?  
Não é estranho que a mídia, rádios jornais, televisão, não estejam noticiando esta roubalheira?  A Senadora Ana Amélia Lemos do PP, na sua página na internet e em pronunciamentos no Senado, notícia, julga e condena o mensalão.  No entanto, não aparece nenhum posicionamento dela sobre a corrupção do DETRAN, que envolve importantes lideranças de seu partido. Não é estranho?
 Enquanto isso, o governo DILMA eleva seus índices de aprovação. O emprego formal do país cresceu 26% conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. A arrecadação tributária da união foi recorde, a inadimplência diminuiu e aumentaram as vendas do comércio varejista. Além disso, a produção científica brasileira aumentou, sendo que nos últimos anos dez anos de governo petista, o Brasil subiu dez posições no rankin e alcançou o 14º lugar na produção mundial de pesquisa, o que vale dizer que estamos alinhados às grandes potências em produção científica.
 Percebe-se aí a mudança com foco social e em planejamento, gestão, projeto nacional e crença no seu povo.  
Aqui na nossa cidade, ao contrário, não existe planejamento, nem projeto municipal e os cidadãos não são ouvidos. O Plano plurianual que será votado hoje, conforme afirmou o prefeito e o secretário de gestão Thiago Gorski, tem ênfase no desenvolvimento econômico. Então vem a pergunta: E o patrimônio social, composto pelos cidadãos, homens mulheres, crianças, jovens santiaguenses não são prioridade?   Alguns Vereadores da oposição entenderam como desrespeito e desconsideração, eu falar na entrevista da Rádio Guaíba que Santiago tem esgoto a céu aberto, Saúde precária e mal atendida e que não há projeto de saneamento básico, e muito pouco investimento nas necessidades básicas da comunidade. O Jornal A Folha de Santiago, parabenizo representante aqui presente, Sr. Cláudo Irion,  traz em todas as suas edições, Matéria Intitulada “Na Boca do Povo”, em que nosso povo, num exercício de cidadania que deve ser avaliado por nós, seus representantes, criticam e apontam, sistematicamente, falhas  na área da saúde, obras, trânsito...Pergunto: os colegas irão julgar e condenar também a população por dizer a verdade e por buscar melhores condições de vida?
Recebo inúmeras queixas sobre o mau atendimento na Secretaria de Saúde, especialmente na parte de agendamento de consultas. Tenho ouvido relatos de que nos postos de saúde EFSs, não tem médicos e não tem dentistas. As pessoas queixam-se de serem desconsideradas e desrespeitadas pelos profissionais e funcionários públicos. Não tem informações adequadas, não são orientados e não são acolhidos nas suas necessidades. Mais uma vez me manifesto aqui representando aqueles que me procuram na tentativa de ver uma mudança acontecer, a partir da organização e cidadania dos santiaguenses. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário