segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DISCURSO – Câmara dia 23.09.2013

DISCURSO – Câmara dia 23.09.2013

           Boa tarde a todos, aos ouvintes da Rádio Nova 99, Senhor Presidente, vereadores e vereadora.
Falei aqui da tribuna, há algum tempo, que havia participado na rádio Guaíba, de um importante programa de Rádio, O Esfera Pública, apresentado pelo escritor e jornalista Juremir Machado.
Na ocasião, Junto com o Deputado Federal, Bom Gass, do PT Defendemos a pequena propriedade familiar rural como a grande responsável pela comida na mesa dos brasileiros e por ser a grande fomentadora de renda, além de empregos em nossa região. Estava lá debatendo conosco Dep. Federal Hainze do PP, que defendeu o agronegócio, e a forma de política já conhecida por todos nós.
Falei durante o programa sobre minhas experiências e fiz avaliações sobre a Câmara de Vereadores de Santiago. Também disse que Santiago vem sendo governada há muitos anos por conservadores que administram para empresários, sem priorizar as questões sociais e com graves problemas na saúde e no saneamento básico. Tudo já falado e analisado muitas vezes por mim aqui desta tribuna. 
Acredito que alguns vereadores que fizeram raivosos e desrespeitosos ataques a minha pessoa, na última sessão desta casa, , tenham ficado chocados com minhas palavras, porque são adeptos à cultura do segredo. Não querem ouvir a realidade e sistematicamente escondem os atos administrativos que não atendem o interesse público para no lugar impor a imagem de uma sociedade harmônica e coesa. A verdade é que fizeram de Santiago, cidade educadora, de poetas, um mundo ideal, maravilhoso, um mundo de paz,  perfeito,  e nele circulam os administradores e secretários, sem querer ouvir críticas e onde o contraditório soa como ofensa para uma administração sem erros. Isto a sociedade santiaguense já percebeu.   
No entanto, numa grande contradição, quero agradecer publicamente os vereadores, pois  me sinto lisonjeada ao saber do interesse e da importância que os Vereadores contrários a minha posição política demonstram com o que faço e com o que digo. Agradeço o empenho que os colegas tiveram em pedir à Rádio Guaíba a gravação do programa de rádio que participei só para me ouvirem e ainda por terem doado seu precioso tempo para me escutarem. Interpreto este fato como o reconhecimento da  importância da minha presença, das minhas palavras e avaliações políticas nesta casa.
É bem verdade que eu e o meu partido PT sabíamos que a nossa bancada eleita, causaria muitos desassossegos ao PP e seus aliados.  No entanto, nossas expectativas já há muito foram superadas e a realidade que se apresenta hoje, na sociedade, de críticas e desejos de mudanças está bem além do que nosso desejo jamais ousou imaginar. E, por isso mesmo, o desespero demonstrado.  
 Agradeço, ainda, a solidariedade que tenho recebido por todos que acompanham o meu trabalho e garanto que os ataques, agressões, ofensas que venho recebendo aqui, por alguns dos meus pares, é a última de minhas preocupações. Estou mais empenhada em prosseguir o trabalho que é de minha responsabilidade, fiscalizar o dinheiro público, as ações do executivo, ouvir a sociedade,  identificar os problemas e encaminhar soluções. Também é divulgar as ações do Governo Federal e do Governo do Estado, demonstrando que o Partido dos trabalhadores está realizando uma verdadeira revolução na produção agropecuária que é a vocação de nosso município, promovendo ações para o desenvolvimento rural sustentável e inclusão social, como demonstrou a vinda hoje do Secretário da agricultura Luiz Fernando Mainardi e o diretor–presidente da FEPAGRO para entregar um veículo e Kit de equipamentos de inseminação artificial e material genético (Sêmen Bovino) do programa Dissemina. Além da recuperação das instalações da Inspetoria de Defesa agropecuária e Veterinária de Santiago, sucateada nos governos que antecederam, valorizando a cidade e os funcionários desse órgão. O Estado desenvolve programas de recuperação da capacidade de investimento e melhoria da infraestrutura em nossa cidade. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário