Boa tarde senhores e senhora vereadora, comunidade presente aqui no Plenário e ouvintes que nos acompanham pela Rádio Nova 99.

Há pouco mais de um ano atrás, o Rio Grande se tornava o quarto estado MENOS violento do Brasil. Há poucos meses de governo do PMDB, o governador Sartori, deixou de nomear policiais civis e militares concursados, deixou de conceder reajustes salariais para estes profissionais que expõem suas vidas em defesa da segurança de nossa sociedade. Deixou também, como já falei aqui, de equipar a Brigada Militar e a Polícia Civil. Tudo isso tem graves conseqüências que refletem na sociedade, pondo em risco a vida e o dia-a-dia de milhares de gaúchos. Hoje, segundo estudos feitos, Porto Alegre é uma das 50 cidades mais violentas do Mundo. Mas não é apenas a Segurança Pública que está sendo destruída pelo Governo. Ainda hoje o Prefeito Ruivo se queixou da falta de repasses do Governo Sartori para a Saúde em Santiago. Se formos analisar a educação estadual, percebemos o clima de caos que se instala em nossas escolas: a falta de reajustes para os professores, a falta de investimentos, o desejo do Governador de acabar com os sindicatos e o Plano de Carreira do Magistério - que é uma conquista histórica, além do aumento do ICMS e parcelamento de salários. E mais, é preciso que todos saibam: nas escolas gaúchas, inclusive em escolas Estaduais daqui de Santiago, ocorre falta dinheiro para itens básicos como folhas de ofício, material didático, e até mesmo para papel higiênico.
Mas ninguém precisa ficar alarmado. Nenhum pai precisa se preocupar com o ensino de seus filhos. Nenhum cidadão precisa sentir-se inseguro, nem com medo ao sair de suas casas ou ter seu carro roubado. Agora o Governador Sartori resolveu agir. Agora Sartori descruzou os braços. Agora Sartori resolveu fazer o que nunca nenhum Governador fez para acabar com a crise... Não há mais o que temer. SARTORI SANCIONOU A LEI QUE CRIA O DIA DO OVO E DO FRANGO em nosso Estado.
Senhores ouvintes! Viram no que dá o PMDB e seus aliados no Poder? Desprezo para com o trabalhador, para com o funcionalismo, com a Educação, Segurança e Saúde. Desmonte de Políticas Públicas sociais, penalizando os pequenos produtores e os de menor renda.
Isso é grave, é gravíssimo!! Não é novidade que a saúde em Santiago tem vários problemas e há muito tempo pede Socorro. Mas esta atitude fere gravemente a universalidade do SUS. Fere também, a determinação Federal, de que o atendimento nas Estratégias de Saúde da Família são de livre demanda.
Vejamos, Senhor Presidente, uma mãe de família com dois de seus filhos doentes, o que não é incomum, terá de escolher qual deles poderá ser atendido? É inaceitável!
Já tomei a iniciativa de questionar o Executivo, pedindo uma solução URGENTE para esta questão. Se for uma orientação da Secretaria de Saúde, deverá ser imediatamente reanalisada. Não é possível negligenciar o atendimento com base no grau de parentesco dos cidadãos.
Quero, ainda, dizer a todos que, a maior parte dos brasileiros, estão entendendo que a manobra do Impeachment da Presidenta Dilma é um golpe contra a Democracia e o Estado de Direito. E os Parlamentares não vão querer que a história os apontem como golpistas e irão votar contra esta espúria manobra política.
Quero pedir, ainda, aos que vêm na tribuna falar de enriquecimento ilícito do Presidente Lula, ou de seus filhos, atribuindo-lhes fazendas de muitos hectares de terra, quinhentas mil cabeças de gado, que enviem logo os comprovantes desses patrimônios ao Juiz Sérgio Moro. Não percam tempo, é tudo que ele precisa. Mandem logo todas as provas. Porque nem a Justiça, nem a globo, nem a Polícia Federal conseguiram, até agora, incriminar Lula e Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário