segunda-feira, 11 de abril de 2016

SAÚDE: um problema constante em Santiago/ Não temam! Sartori vai salvar o RS, com a Lei do Ovo e do Frango!

Boa tarde senhores e senhora vereadora, comunidade presente aqui no Plenário e ouvintes que nos acompanham pela Rádio Nova 99.
   Quero fazer um alerta a todos para que tenham consciência do que vem acontecendo no estado Gaúcho. O governo de José Ivo Sartori, aquele que dizia na Campanha que o seu partido é o Rio Grande, está conseguindo fazer o Pior Governo do Rio Grande do Sul.
Há pouco mais de um ano atrás, o Rio Grande se tornava o quarto estado MENOS violento do Brasil. Há poucos meses de governo do PMDB, o governador Sartori, deixou de nomear policiais civis e militares concursados, deixou de conceder reajustes salariais para estes profissionais que expõem suas vidas em defesa da segurança de nossa sociedade. Deixou também, como já falei aqui, de equipar a Brigada Militar e a Polícia Civil. Tudo isso tem graves conseqüências que refletem na sociedade, pondo em risco a vida e o dia-a-dia de milhares de gaúchos. Hoje, segundo estudos feitos, Porto Alegre é uma das 50 cidades mais violentas do Mundo.  Mas não é apenas a Segurança Pública que está sendo destruída pelo Governo. Ainda hoje o Prefeito Ruivo se queixou da falta de repasses do Governo Sartori para a Saúde em Santiago. Se formos analisar a educação estadual, percebemos o clima de caos que se instala em nossas escolas: a falta de reajustes para os professores, a falta de investimentos, o desejo do Governador de acabar com os sindicatos e o Plano de Carreira do Magistério - que é uma conquista histórica, além do aumento do ICMS e parcelamento de salários. E mais, é preciso que todos saibam: nas escolas gaúchas, inclusive em escolas Estaduais daqui de Santiago, ocorre falta dinheiro para itens básicos como folhas de ofício, material didático, e até mesmo para papel higiênico.
Mas ninguém precisa ficar alarmado. Nenhum pai precisa se preocupar com o ensino de seus filhos. Nenhum cidadão precisa sentir-se inseguro, nem com medo ao sair de suas casas ou ter seu carro roubado. Agora o Governador Sartori resolveu agir. Agora Sartori descruzou os braços. Agora Sartori resolveu fazer o que nunca nenhum Governador fez para acabar com a crise... Não há mais o que temer. SARTORI SANCIONOU A LEI QUE CRIA O DIA DO OVO E DO FRANGO em nosso Estado.
Senhores ouvintes! Viram no que dá o PMDB e seus aliados no Poder? Desprezo para com o trabalhador, para com o funcionalismo, com a Educação, Segurança e Saúde. Desmonte de Políticas Públicas sociais, penalizando os pequenos produtores e os de menor renda.  

Aqui em nossa cidade, nesta semana, algumas denúncias nas redes sociais e, outras em nosso gabinete. Moradores entraram em contato reclamando de que no Centro Social Urbano, duas pessoas da mesma família devem optar por uma delas para ser atendida. Segundo o funcionário, a orientação é de que só haverá um atendido por família a cada semana. A mesma orientação é dada em outros ESF’s, como o do Bairro Alto da Boa Vista.
Isso é grave, é gravíssimo!! Não é novidade que a saúde em Santiago tem vários problemas e há muito tempo pede Socorro. Mas esta atitude fere gravemente a universalidade do SUS. Fere também, a determinação Federal, de que o atendimento nas Estratégias de Saúde da Família são de livre demanda.
Vejamos, Senhor Presidente, uma mãe de família com dois de seus filhos doentes, o que não é incomum, terá de escolher qual deles poderá ser atendido?  É inaceitável!
Já tomei a iniciativa de questionar o Executivo, pedindo uma solução URGENTE para esta questão. Se for uma orientação da Secretaria de Saúde, deverá ser imediatamente reanalisada. Não é possível negligenciar o atendimento com base no grau de parentesco dos cidadãos.
Quero, ainda, dizer a todos que, a maior parte dos brasileiros, estão entendendo que a manobra do Impeachment da Presidenta Dilma é um golpe contra a Democracia e o Estado de Direito. E os Parlamentares não vão querer que a história os apontem como golpistas e irão votar contra esta espúria manobra política.  
Quero pedir, ainda, aos que vêm na tribuna falar de enriquecimento ilícito do Presidente Lula, ou de seus filhos, atribuindo-lhes fazendas de muitos hectares de terra, quinhentas mil cabeças de gado, que enviem logo os comprovantes desses patrimônios ao Juiz Sérgio Moro.  Não percam tempo, é tudo que ele precisa. Mandem logo todas as provas. Porque nem a Justiça, nem a globo, nem a Polícia Federal conseguiram, até agora, incriminar Lula e Dilma.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário