segunda-feira, 4 de abril de 2016

COMPRA DE VOTOS, DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIOS E CARGAS DE TERRA... Isso e muito mais no discurso da Ver. Iara.

Boa tarde senhores vereadores, vereadora, comunidade no Plenário e comunidade que nos acompanham pelo Rádio.
Por diversas vezes já relatei nesta Tribuna que vários serviços prestados pela Prefeitura de Santiago são insuficientes, limitados, e, muitas vezes, são realizados de acordo com os interesses dos parceiros políticos da Administração. Relatei também, que o descaso com áreas essenciais é preocupante, comprometendo a vida e a dignidade dos cidadãos mais necessitados. Por vezes enumerei denúncias e alertas, buscando a melhoria dos serviços prestados pela Prefeitura e, por conseqüência, melhorar a vida do cidadão santiaguense. De todas as sugestões, propostas e denúncias, nada, ou muito pouco foi feito. Entretanto, tenho bem claro o meu dever de fiscalizar, cobrar e informar. E, por fazer minha obrigação, independente de quem a cobrança recaia, é que, nessa casa, a maioria dos Vereadores preocupam-se em negar o que eu falo. Aqui o que vale é só elogiar e engrandecer a administração, ainda que percebam os erros e descasos. Quem faz diferente, é inimigo, não interessa se está defendendo a comunidade.
Hoje, mais uma vez, venho relatar uma séria denúncia ligada à área da saúde de Santiago. Há mais de um ano que falo do problema da dengue em nossa cidade. No início, como de costume, nada foi feito. Só quando a situação se tornou dramática e a comunidade ficou sabendo, é que o poder público municipal resolveu se preocupar e se mexer. 
Nesta semana visitando os Bairro Guabiroba e Vista Alegre, me deparei novamente com um grande foco de Dengue. Trata-se de local com água parada, canos quebrados, acúmulo de água no terreno, latas com água e larvas do mosquito. Tudo isso próximo a casas onde circulam pessoas, crianças, gestantes, todos com suas saúdes expostas a riscos. Mas o que mais me surpreendeu, foi os moradores afirmarem que já fizeram várias denúncias, a todos os órgãos responsáveis. Uma moça, gestante, disse que já fez de tudo para que a Prefeitura tomasse uma providência. Disse também que está com medo, e quer saber quem se responsabilizará se ocorrer alguma coisa com ela e a criança que gesta. Mais uma vez vou contatar a Secretaria de Saúde, pedindo providências e, paralelamente, vou denunciar o caso à Coordenadoria Regional de Saúde, ao Ministério Público e a Polícia Ambiental. 

A Prefeitura precisa fazer sua obrigação: fiscalizar, notificar e punir os responsáveis. Chega de omissão com a vida e a saúde dos Santiaguenses. Está na hora de aumentar os agentes que tratam desse setor da saúde. Sei que são poucos para dar conta de toda a demanda.






Quero ainda, senhor Presidente, manifestar nesta tribuna todo o repúdio e minha contrariedade, a qualquer ato de corrupção, em qualquer esfera do poder público, e, mesmo no dia-a-dia da sociedade. Da mesma forma que sou contra a corrupção, defendo fortemente a Legalidade dos atos e a Democracia no Brasil.
Esclareço que sou contra a corrupção no PT, contra a corrupção no PP, no PMDB, PSDB, PTB e em todos os partidos. Sou contra ainda a corrupção passiva ou ativa na mídia (Jornais, Rádios e TV’s), no Ministério Público e no judiciário.
MAS É PRECISO ESCLARECER: Para alguém dizer que é contra a corrupção, necessariamente, tem que ser contra a troca de favores, especialmente, quando o favor é por votos. Sou vereadora há apenas três anos, e afirmo: não faço meu trabalho em troca de votos. Minha vida e minha luta política, não se resumem a eles. Voto se conquista com trabalho, com posições e ideais. Sou independente!! Minha história foi construída tendo posição definida e tudo o que faço tem propósito claro: defender o que acredito ser o melhor para o trabalhador, para a trabalhadora, para as comunidades, grupos sociais de risco, minorias desprotegidas, enfim, para uma população que, em geral, não é enxergada e nem é prioridade.
Senhor Presidente, um Vereador, representante do povo, vir a essa tribuna, para dizer que para demonstrar solidariedade e interesse pela população, tem que pagar conta de luz, de água, doar tijolos, comprar remédios, dar trocados? MAS O QUE É ISSO? QUE IRRESPONSABILIDADE É ESSA?!!! O que alguns pregam é CORRUPÇÃO da pior espécie. Uma pessoa investida em Cargo Público, dar coisas, seja cargas de terra, tijolos, ou pagar contas, evidentemente com segundas intenções, é crime, é corrupção! Tenho imenso orgulho de dizer que não faço isso, nunca fiz e não vou fazer! E mais, alerto a todos! Não se humilhem e nem se vendam. Se alguém ou alguma família tem necessidades, mesmo as temporárias, é obrigação do poder público resolver. Há políticas públicas para isso.
Para as pessoas de baixa renda, existe a conta de luz e de água social. Dar remédios é dever do poder Público através da Secretaria de Saúde. Cargas de terra e serviço de patrolamento, quando para a coletividade, são obrigações da Prefeitura. Tijolos e telhas para as pessoas que precisam, devem ser distribuídos pela Secretaria de Assistência Social.  Existem programas para auxiliar pessoas de baixa renda. E NADA DISSO É FAVOR, É OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO. O papel do Vereador é justamente cobrar e fiscalizar para que a Administração faça o seu dever, e a comunidade pode cobrar e fiscalizar junto.  Só assim, ninguém vai precisar se humilhar, ou ficar devendo favores para gente imoral, sem escrúpulos, que vive a tirar proveito das pessoas. Os moradores dos bairros, da zona rural, organizados têm mais poder do que o vereador. Busquem seus direitos!
Estou sempre à disposição de todos. Defendo os direitos dos cidadãos e não assistencialismos com pequenos benefícios pessoais que deixam as pessoas presas e devedoras de obrigações. Cidadãos e cidadãs cobrem seus direitos, defendam sua liberdade, não vendam seu voto e sua alma.  Que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral se encarreguem destes que, aberta ou veladamente fazem apologia a corrupção e compra de votos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário