segunda-feira, 19 de outubro de 2015

" Quando venho a esta Tribuna, venho expor as angústias de uma parte da Comunidade que quer ser ouvida, que precisa ser enxergada, que precisa ter suas demandas solucionadas..."

Boa tarde senhores Vereadores, senhora Vereadora. Minha saudação especial a toda comunidade presente no Plenário desta Casa, e aos ouvintes e da rádio Nova 99.

Como já tenho explicado, as Sessões da Câmara são divididas em dois momentos na Segunda-Feira. O primeiro momento é este, quando as pessoas que estão em casa, acompanham o que os Vereadores falam na Tribuna. O segundo momento, é quando discutimos e votamos os Projetos sobre a cidade. Este momento ninguém ouve no rádio, pois não é divulgado. Vejam só, o momento mais importante para a população, não sai no Rádio.

Cada Parlamentar no primeiro momento (que é divulgado na rádio), usa o tempo de 5 minutos, para tratar dos assuntos que desejarem. No meu tempo, busco dar conhecimento para os Santiaguenses de questões que considero importantes de nossa Cidade, Estado e País, já que tudo se interliga. Quando faço denúncias contra a Administração da Cidade, não faço porque desejo bater boca, ou porque só quero incomodar, como meus contrários dizem. Quando venho a esta Tribuna, venho expor as angústias de uma parte da Comunidade que quer ser ouvida, que precisa ser enxergada, que precisa ter suas demandas solucionadas. Por ex: Fui procurada por moradores do Bairro Ana Bonato que relataram problema com o pontilhão da localidade, que fica embaixo d’água quando chove, impedindo a passagem de crianças, adultos... 
Quisera eu poder sentar com o Prefeito e representantes do Bairro, para tentar uma solução para o Pontilhão, mas o Administrador não quer falar, não quer ouvir. Busquei marcar uma reunião com Júlio Ruivo, mas não consegui. Seu gabinete não me deu qualquer retorno. DARIA RETORNO, SE eu fosse do Partido do Prefeito, se eu não fizesse nenhuma crítica à Administração, se eu não apontasse os inúmeros erros e equívocos dessa Gestão, se eu não denunciasse irregularidades na saúde, nas obras, se eu não denunciasse Nepotismo, se eu deixasse de fazer emendas mais cidadãs nos projetos do Executivo, se eu balançasse a cabeça concordando com tudo, se eu  gastasse meu tempo na tribuna contando que fui nesse ou naquele lugar, ou parabenizando a beleza da festa tal, do chá tal, coisas que para o povo nada interessam. O que poderia acrescentar para a sociedade onde fui, ou deixei de ir? 

Claro, sei que se eu agisse assim, conseguiria a reunião com o prefeito, conseguiria muito mais coisas, máquinas para trabalhos particulares, cargas de terra para fulano, ou carga de cascalho para ciclano, ou um emprego para um conhecido, um familiar ou um amigo. Lamento Comunidade de Santiago, mas enquanto eu estiver Vereadora, posso até não conseguir reunião, posso não aprovar nenhum projeto ou emenda, mas não vou me submeter ao conchavo e a alienação.  
  
Está tramitando na casa a LDO, que significa a previsão dos Gastos do Município no ano de 2016. SURPREENDENTEMENTE, A previsão de gastos com o Esporte em 2016, tem um TOTAL GERAL, DE MAIS DE DOIS MILHÕES E QUINHENTOS MIL REAIS.

Sou favorável ao esporte, acho importantíssimo, mas acho mais importante, sabermos exatamente no que vai ser investido o dinheiro público. AFINAL, será que realmente o retorno social e inclusivo, é garantido com os investimentos feitos em Esporte em Santiago?
E a Cultura? Quais são os valores investidos na Cultura? Quais são os Projetos Culturais que Santiago tem? Existe incentivo para os grupos de teatro da cidade? Já foi feito alguma pesquisa sobre o quanto projetos culturais podem melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adolecentes, meia e terceira idade? 


O Santiago EnCena com peças teatrais de qualidade, as quais assisti, foi de grande valor cultural, NO ENTANTO, PERCEBI, que essa área, acontece, muito mais pelo esforço e união de poucos, do que propriamente investimento e engajamento cultural da Gestão da Cidade Educadora. Sequer a divulgação para a Comunidade dos Bairros, das escolas, do comércio, foi como merecia, tendo em vista a grande relevância. Para uma cidade que prevê mais de 400 mil de gastos com propaganda, convenhamos, o Santiago Encena, deveria estar muito mais do que lotado, e deveria ser um Projeto com seguimento nas escolas, e pela sociedade em geral.




TEMPO DE LIDERANÇA

Em relação a Santiago ser destaque em Pesquisa desejo aqui chamar a atenção da comunidade santiaguense, para ficar alerta. Como todos sabemos, muitos prêmios e títulos são verdadeiras negociatas e, na maioria das vezes, não refletem a realidade perante a sociedade, o que alias, ocorre com muitas pesquisas compradas em Santiago. Não sabemos a seriedade, a responsabilidade e o interesse da premiação.   
  

Em relação a transparência, o problema maior de Santiago não é divulgar - o que de forma precária faz -, mas  o que deixa de fazer, como inverte as prioridades, ignorando e deixando de ouvir a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário