segunda-feira, 11 de maio de 2015

Saúde, Fórum, Bonato, Reclamações da Comunidade, PNE, Novo Horto Mercado... E daí Administração?

Boa tarde a todos os presentes, aos ouvintes da rádio, aos Vereadores e Vereadora.

Na sessão anterior trouxe a esta tribuna questões que me foram relatadas por moradores do Bairro Ana Bonato. Não inventei os problemas. Eles estão lá, existem e não é de hoje. Nós Vereadores temos a obrigação de buscar soluções. Gildo Fortes, não sei com que objetivo, me interrompeu, para dar a entender que eu não estava falando bem dos moradores da Bonato, passando a elogiar o Bairro, desconsiderando o problema apontado pelos próprios moradores. Foi-se o tempo em que as pessoas caiam em conversas “fiadas”. A comunidade espera mais do que elogios de seus representantes, eles esperam ter seus direitos garantidos e viverem com dignidade. A nós cabe discutir nesta casa formas de solucionar as demandas socais. Pintar “Meio Fio” pela cidade, não resolve os problemas reais vivenciados pelos Santiaguenses.

Informo a todos e todas que os pedidos feitos a mim nos ônibus e bairros, são enviados através de documentos à Prefeitura, e, se não são atendidos, é por falta de ação da Administração Municipal. Quem quiser conferir se o Gabinete cobrou do executivo a solução da demanda relatada, é só entrar no meu Blog onde estarei sempre colocando a síntese ou cópias de todos os documentos enviados.
Por falar em cobranças, pergunto ao Presidente desta casa e também ao Prefeito, a data em que ficou marcada afinal, a Reunião para tratar sobre o prédio do Fórum. Foi acertado na presença de todos os parlamentares, que primeiro seria marcado um encontro entre o Prefeito, Vereadores, representantes da Polícia Civil e dos Empresários, Sindicato, para depois ser acionado o Governo do Estado. A reunião já foi marcada? Qual o dia?
E quanto à assistência à saúde em Santiago? Sr. Prefeito, que também agora é Secretário da Saúde, por uma questão de respeito a todos os que necessitam do Serviço de Saúde desta cidade, é preciso urgente modificar a forma de marcações de consulta. Não é possível que as pessoas tenham que dormir nas filas, ou irem as 2,3,4 da manhã para tentarem garantir uma ficha entre as poucas que são distribuídas. Isso é desumano, é humilhante. Não mudar esse quadro, é lamentável. É incompetência Administrativa.
Meu tempo é curto para esmiuçar como eu realmente gostaria, mas tenho ainda duas grandes dúvidas sobre a atuação do Prefeito como Gestor. A primeira é quanto ao Plano Nacional de Educação (PNE). Fiz um pedido de informação para saber como está em Santiago, o andamento do Plano de Educação Municipal, falta um mês do prazo final de apresentação do Projeto de Lei. Neste momento tomo conhecimento de que o Projeto acabou de dar entrada nesta Casa. A Educação está em um novo momento, e todos devem estar conscientes da importância que é para a nossa cidade, a aprovação conforme exigência legal, do Plano Municipal de Educação. O Plano Nacional de Educação, que engloba Estados e Municípios, é uma das leis mais importantes votadas em 2014, e visa desde a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas até a pós-graduação, bem como, trata da valorização dos professores e dos investimentos que serão feitos em Educação.

Minha outra dúvida diz respeito ao espaço onde está sendo construído o “novo Horto Mercado”, no Bairro Vila Nova, local em que, inclusive, ocorreu a morte de um funcionário. PARA QUE MEUS COLEGAS NÃO VENHAM A TRIBUNA dizer que sou contra a venda dos produtos dos pequenos em novo espaço, já esclareço que pedi informações sobre o projeto e a situação do terreno. MEU ESPANTO, é que o terreno não é da Prefeitura. É um imóvel, de propriedade particular, que foi cedido, com prazo até 31 de dezembro de 2015. Eu sei que O PRAZO até pode até ser prorrogado, MAS por que fazer investimentos em terreno alheio, sendo que poderiam construir uma estrutura definitiva e não ocasional, em um dos vários terrenos da Prefeitura? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário