segunda-feira, 18 de maio de 2015

Júlio Ruivo - Críticas pessoais ou administrativas? HCS - Jornada de trabalho e Centro Oeste - Vereadora quer esclarecimentos do Administrador.

Boa tarde Senhoras e Senhores presentes e ouvintes da rádio.

Na sessão anterior, houve um desfile dos Vereadores do Bloco Salva Vidas, para defender o Prefeito, do que consideram “ataques pessoais” que faço a Júlio Ruivo.  Eu não fico surpresa. Aqui, em geral, os fatos são distorcidos e pessoalizados. Muitos ocupam o tempo de fala política, para dizerem que são bons, honestos, pagam as contas ou choramingar problemas pessoais e contar o que fizeram no final de semana. Tem, também, os que ninguém entendem o que querem dizer. Daí quando vou à tribuna para discutir os problemas da comunidade, que é o papel do Vereador e aponto falhas e incompetências da administração, acusam-me de estar falando de Júlio Ruivo, enquanto pessoa. Faça o favor! É muita falta de noção sobre o que é ser um agente político e fazer política. A palavra administração é o ato do exercício de gerência ou governo. Chama-se Prefeito àquele que exerce a gerência pública, isto é, cuida dos interesses da coletividade. Tem por OBRIGAÇÃO defender, conservar e aprimorar os bens, serviços e interesses de toda a sociedade, função em Santiago, exercitado pelo Prefeito Júlio Ruivo.

O administrador público, assume para com a coletividade o compromisso de bem servi-la, porque esse é o desejo e o direito do povo. Como Vereadora muitas vezes vou ao Gabinete do Prefeito e tratamos de forma tranqüila de situações da comunidade. Assim, toda a vez que eu me referir a Júlio Ruivo, e vou continuar, tenham certeza, estarei falando sobre o Administrador Públicosobre quem exerce a gerência dos bens públicos.

E, Vereador Davi, cobro dessa tribuna que o Sr. Aponte onde ataco Júlio Ruivo, enquanto pessoa física, sua vida, moral e ética pessoal.

Senhores Vereadores, estou bastante preocupada com o documento do Sindisaúde de Santiago (clique aqui para ver) protocolado nessa casa, o qual refere à angústia dos Empregados no Hospital de Caridade de Santiago. Afirma o Sindicato que os trabalhadores receberam uma informação assinada pelo Administrador Ruderson Mesquita, dizendo que a partir de 1º de junho, será mudada a jornada de trabalho. A decisão não ouviu os funcionários, tão pouco o Sindisaúde, foi unilateral e impositiva. Alegam os trabalhadores, na maioria mulheres, que a nova jornada, causa vários prejuízos a todos os técnicos, especialmente na troca de turnos que ocorrem tarde da noite e de madrugada, quando sequer há ônibus, deixando os que necessitam desse meio de transporte, sujeitos e expostos a todos os tipos de risco, sem contar as longas caminhadas até suas casas. Chamo a comunidade a participar dessa discussão junto a nós Vereadores, até porque o reflexo de trabalhadores com problemas, nervosos, insatisfeitos...sem dúvida recairá na sociedade. O Servidor sempre deverá ter atenção especial, ser valorizado e ouvido, especialmente na Área da Saúde.



Imagem extraída do Google
Falando em transporte coletivo, na outra sessão denunciei os serviços da Centro Oeste. Serviços estes, apontados como ruins, horários que não satisfazem a comunidade, frota precisando de atualização, poucos coletivos, longos trajetos, passagem muito cara, e FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO CONTRATO ENTRE A EMPRESA E A PREFEITURA. Por tudo isso, proponho seja convidado pelo Presidente da Câmara o Gestor da Centro Oeste a vir nesse Parlamento, a fim de esclarecer pontos importantes sobre a prestação do Serviço Público da Empresa à cidade. Especialmente agora em que o Tribunal de Constas do Estado, divulgou Pesquisa sobre os Transportes Públicos dos Municípais. Santiago relativo ao valor da passagem, aparece como uma das mais caras, considerando o número de habitantes, e também, é a penúltima cidade em número de coletivos. Aqui temos somente 11 carros, enquanto cidades menores tem mais veículos, proporcionando melhor atendimento para os usuários, além de outras questões.
Está disponível neste link a pesquisa do TCE sobre os Transportes Públicos Municipais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário