segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA CASTIEL DESTA SEGUNDA - FEIRA






''Boa tarde senhores vereadores, Mesa Diretora e comunidade presente neste Plenário.

AVENIDA DA DITADURA PERTO DO FIM

Eu não poderia deixar de expressar minha alegria, com a decisão que a Câmara de Vereadores de Porto Alegre tomou em mudar o nome de uma das principais avenidas de acesso à Capital.

Por iniciativa dos Vereadores do PSOL, o Plenário aprovou a mudança do nome da Avenida Castelo Branco, principal via de acesso à cidade, para Avenida da Legalidade e da Democracia.

“Foi à segunda tentativa. Na primeira, os conservadores sofismaram bastante e bloquearam a alteração. Desta vez, não conseguiram impedir que Porto Alegre venha a se livrar de uma aberração. Avenida Castelo Branco é sinônimo de Avenida da Ditadura. Por uma incrível coincidência, os defensores da manutenção do nome de Castelo Branco costumam ter saudades do regime militar e das suas façanhas consideradas estupendas e salvacionistas como torturar, matar e impedir eleições’’.  Escreve o Jornalista Juremir Machado, no jornal Correio do Povo.

Ainda falta a sanção do prefeito José Fortunati, mas a data de sua publicação marcará um novo ciclo de valorização do Movimento da Legalidade e do Estado Democrático de Direito.

PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE PÚBLICA 

Quero aproveitar o dia de hoje para trazer ao conhecimento dos demais vereadores, inúmeras denúncias que têm chegado ao meu gabinete. São casos de esgoto a céu aberto, bueiros que causam alagamentos, pontes sem laterais de proteção... Enquanto vemos o centro bonitinho e pintadinho, os bairros são esquecidos e deixados de lado. A administração que esta aí, só lembra-se da periferia da cidade quando precisa de votos.

E, mesmo em alguns locais, aqui mesmo no centro, como na Rua Benjamim Constant esquina com a Felix da Cunha, na sanga que passa perto do Horto Mercado Municipal, há denúncias de mau cheiro, depósitos de lixo, proliferação de insetos, mosquitos e ratos que podem causar doenças.

O DESCASO DO PODER PÚBLICO COM A COMUNIDADE

Devido à blindagem da administração, o cidadão santiaguense encontra, na pessoa do vereador, sua única alternativa diante do descaso do poder público municipal. E é ao vereador que faz suas criticas denúncias, reivindicações. No entanto, nós vereadores, especialmente os de oposição, não temos muito que fazer e, normalmente, estamos de mãos atadas. Os pedidos de providências feitos ao prefeito municipal, quase nunca são ouvidos e muito menos atendidos. E para ilustrar cito a proposição do meu colega vereador Marion, que há mais de 520 dias encaminhou solicitação ao Prefeito e até hoje não foi atendido e nem recebeu resposta e a solicitação do Vereador Nelson Abreu que hoje se pronunciou nesta tribuna.

Essa é mesmo a administração do faz de conta! Do imobilismo, do conservadorismo, do descuido com a saúde pública. As vilas e bairros seguirão esquecidos e abandonados, enquanto a gestão governar para meia dúzia sem priorizar os que mais precisam. 

A ADMINISTRAÇÃO DEVE GOVERNAR PARA TODOS

Nós pensamos diferente, nós acreditamos que se pode governar para todos, criando alternativas de crescimento e ao mesmo tempo de inclusão. Cuidar da saúde dos cidadãos, através de saneamento básico, de projetos massivos de limpeza pública e de lazer cultural diversificado. Quem vive no bairro também deseja ter qualidade de vida, morar num lugar agradável, limpo, organizado e com entretenimento. 



E por pensar assim, e por querer fazer o legítimo papel do representante eleito: identificar os problemas, denunciar, fiscalizar, defendendo o direito dos trabalhadores, dos assalariados, dos excluídos, sou, muitas vezes, rechaçada dentro desta Casa. Sofro manifestações deseducadas, impróprias para o parlamento, lugar de discussões de ideias, de argumentos e posições políticas. Lugar onde só os despreparados usam palavras desrespeitosas e argumentos ofensivos, com o propósito de desconstruir a oposição necessária para a verdadeira democracia.

Oposição, senhores ouvintes, que ao criticar ajuda muito mais o gestor do que a defesa cega, imprópria e inconsequente de parlamentares comprometidos com o executivo.  Mas, tenham certeza: vou fazer o trabalho que acredito e minha voz não se calará.  Vou continuar a luta. Sou obstinada no desejo de mudanças para Santiago.'' 
Iara Castiel 

Acompanhe o mandato da Vereadora Iara! Participe!

#MandatoCidadão 



Postado por: 
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário