sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PREFEITO JÚLIO CULPA O ESTADO POR NÃO RECEBER RECURSOS DA DEFESA CIVIL



No início deste mês o município de Santiago foi atingido por uma forte chuva de granizos, tendo perda e danos em cerca de 700 casas. Em virtude da dificuldade, o Prefeito decretou situação de emergência no município.

É preciso esclarecer que a Normativa 001/2012, da Defesa Civil determina que nestes casos só poderão receber recursos, os municípios cujos prejuízos econômicos públicos ultrapassem 2,77% da receita corrente líquida anual ou prejuízos econômicos privados além de 8,33% da receita corrente líquida do município. Assim, apesar da situação de emergência decretada, não foram atingidos os percentuais normatizados para o recebimento estadual do recurso.

Para solucionar o impasse, o Município deve lançar mão de recursos da Reserva de Contingência previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e, também, se necessário, abrir crédito adicional extraordinário, remanejando recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para situações que exijam a imediata solução de problemas no Município. 

No entanto, o prefeito Júlio, como é seu hábito, foi às mídias dizer que não recebeu nenhum recurso do Estado para auxiliar na recuperação das casas. Culpa o Governo por todos os problemas que, a bem da verdade, cabe-lhe resolver como administrador político que é, tendo a responsabilidade de agir para solucionar os problemas.  Está faltando é vontade de fazer, sendo que é mais fácil culpar o Estado do que rever a forma de administrar o município.

#MandatoCidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário