segunda-feira, 19 de maio de 2014

VEREADORA IARA ENCAMINHA SUGESTÃO AO EXECUTIVO REFERENTE ÀS RECEITAS MÉDICAS



 Acompanhe o pronunciamento da Vereadora Iara Castiel na íntegra!

Leia abaixo discurso realizado hoje, na Câmara de Vereadores.


''Boa tarde senhores vereadores, comunidade presente neste Plenário e ouvintes da Rádio Nova 99.


Quero cumprimentar Gilson Pires, membro da Juventude do Partido dos Trabalhadores e dar as boas vindas ao vereador Tadeu, e desejar-lhe um ótimo trabalho nesta Casa.


Na sexta-feira participei de uma importante palestra, com a Coordenadora da Igualdade Racial do RS, Eliane Souza, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Com a participação da sociedade, professores e alunos da rede estadual tratamos sobre a Diversidade Étnica e o combate ao Racismo. Foi salientado que o negro tem de ser respeitado na sua cor, nas suas crenças e seus costumes, sem que nunca esqueçamos a perversidade da escravidão e o sofrimento que assolou uma raça. 





 A luta por liberdade, dignidade, cidadania pautou os africanos e seus descendentes desde o primeiro momento que pisaram nessa terra. A existência dos quilombos demonstra o desejo dos negros de viverem seus direitos, na esperança de alcançarem as oportunidades que por séculos lhes foram negadas.


Muitas foram às conquistas, como a Lei das Cotas e o Estatuto da Igualdade Racial, criadas no Governo Lula e Dilma, porém ainda temos que combater e varrer de nossa cultura todo ódio, preconceito e discriminação. É de se estranhar que um município com as proporções de Santiago, até hoje não tenha um movimento Negro. Quero acreditar que falta mesmo, é interesse e incentivo por parte do poder público, na valorização da tradição e cultura desta etnia.  Quero fazer um chamamento às negras e negros de Santiago para juntos formarmos aqui um Movimento Negro Organizado.


Diferentemente de alguns políticos que disseminam o racismo e homofobia, o Governo Tarso Genro, comprometido com fim do preconceito, assinou o Pacto pelo Fim do Racismo, constituindo medidas que visam acabar com a discriminação em órgãos do Governo do Estado. 


Nesta mesma esteira, quero ressaltar o dia 17 de maio como o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia.  Nesta data os movimentos LGBT de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, celebram 24 anos da retirada da homossexualidade do grupo de doenças da Organização Mundial de Saúde, por entender que “a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto à heterossexualidade”. A luta de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais no Brasil já alcançou alguns avanços que podem ser apontados: o seu Conselho Nacional; o seu Plano de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Direitos Humanos... Todos esses avanços, foram construídos através de muita luta e enfrentamento para poder garantir a Cidadania Plena dentro do território brasileiro.



Quero mencionar, ainda, o GRANDE SUCESSO que foi a 26° FENOVINOS. A feira de nível nacional ocorreu de quarta até ontem, no Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto e superou todas as expectativas. Contou com 314 animais entre rústicos e de galpão, além de 200 animais de rebanho geral. Foram inscritos em torno de 40 municípios visitantes, expositores das principais cabanhas do setor ovinocultor, além da maciça presença do público de toda a região. A premiação e os valores alcançados nos remates animaram os criadores, que deixaram Santiago com a satisfação de participar de uma feira inovadora que ousou agregar o setor do comércio e serviços. Uma FENOVINOS que se tornou referência em questão de organização, além é claro, de ótimos negócios efetuados. 


Nosso gabinete encaminha hoje ao Poder Executivo, uma sugestão pedindo a fiscalização das redes públicas municipais de saúde, para à expedição de atestados médicos, odontológicos e receitas compreensíveis. Cabe ao poder público a efetiva fiscalização, e a população precisa exigir e cobrar do médico uma receita escrita de forma legível, que seja entendida pelo cidadão!


Faço isso porque inúmeras foram as queixas e reclamações de prescrições ilegíveis que chegaram ao nosso Gabinete. Relatam, em geral, casos em que nem mesmo o farmacêutico conseguiu compreender o que estava escrito na receita, e houve casos de aplicação errada de medicamentos pela ilegibilidade do receituário.


Participei, na noite de sábado, do grande Jantar dos Servidores Públicos Municipais, um grande evento que contou com a presença de mais de mil pessoas, e vários dirigentes sindicais. Saúdo a Presidente Marisa Ourique e toda a nova direção que tomou posse no sábado.


Aproveito a oportunidade para salientar a importância do Trabalhador buscar seu sindicato e o compromisso de uma direção sindical em defender, realmente, o direito dos sindicalizados, contra o poder, a opressão e os desmandos de muitos da classe patronal. 


O trabalhador precisa participar discutir, construir na coletividade seus direitos trabalhistas, fortalecendo-se na sua categoria, reavivando a luta dos movimentos sindicais e agregando cada vez mais trabalhadores. As conquistas e melhorias de condições só são possíveis quando o trabalhador se organiza, luta junto de seus iguais e conquista suas garantias e direitos. Parabéns ao Sindicato!''  Iara Castiel



PARTICIPE DO MANDATO DA VEREADORA IARA CASTIEL!

ENCAMINHE SUA SUGESTÃO, OPINE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!


#MandatoCidadão
#MandatonaRede


Postado por:
Adm. Luana Bravo Diniz 
CRA/RS: 040777
Assessoria Técnica 
Comunicação & Marketing

Um comentário:

  1. Parabéns Tia Iara por tudo que tem feito por nossa querida Santiago! Agradeço por iniciar discussões visionárias e vanguardistas de boas idéias. Podemos acreditar em construir um futuro mais promissor e com mais visibilidade no campo da diversidade para o nosso município. Obrigada...um grande beijo...Cristine Castiel

    ResponderExcluir