segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Discurso na Câmara de Vereadores 21.10.2013

Fala 21.10.2013
Boa tarde a todos os presentes, ouvintes da Rádio FM 99, Vereadores e Vereadora.
Trago hoje uma questão que acredito ser importante e merecedora de muita atenção desta casa Legislativa e da comunidade em geral.
As pessoas em Santiago estão sedentas de participação e querem ser ouvidas pelos Órgãos Públicos. Estão, também, perdendo o medo de se manifestarem e estão buscando espaços.
Ressalto que outras tantas pessoas jamais tiveram problema de se manifestarem e de expor suas idéias, no entanto, nunca como agora, está havendo intercomunicação de ideias, de pensamentos, de dúvidas, posições e ações como pressão aos Órgãos Públicos, tanto Municipais, como Estaduais e Federais. Isso se deve às ferramentas digitais e ao acesso cada vez maior de informações através de rádios, jornais e pela obrigatoriedade legal da transparência nas administrações públicas. Obviamente, é preciso estar alerta quanto à credibilidade do meio de comunicação e o grau de isenção que ele possui. Já exemplifiquei anteriormente e volto a dizer, quanto ao Blog Nova Pauta e Jornal Expresso, tenho motivos para questionar suas notícias. Afinal sou vítima preferencial desses veículos que modificam sempre o sentido do que eu digo. As críticas feitas a mim são grosseiras e demonstram a inabilidade, despreparo e direcionamento no exercício profissional ao qual se dispuseram. A pergunta de sempre é: A quem eu incomodo??
Senhores, precisamos dar atenção os questionamentos da nossa comunidade. Nós Vereadores temos obrigação de ofício de estar juntos à sociedade, ouvindo-a, buscando saber o que têm para nos dizer, quais são suas dúvidas, identificando suas demandas e necessidades.
Através das redes sociais tenho percebido com grande satisfação, verdadeiros exemplos de cidadania e de profundidade de idéias. Cito, em nome de muitos outros, o Professor Alessandro Reiffer a quem pedi autorização. Escritor, ele escreve textos atuais, refletindo o pensamento crítico da Comunidade Santiaguense. Todos têm muito a dizer. São Jovens, menos Jovens, mais Velhos e precisamos ouvi-los. Levantam questionamentos sobre educação, saúde, meio ambiente, obras e não têm problema em se desnudarem frente ao sistema. Enganam-se os colegas Vereadores e Vereadora, se pensam que estou sozinha a enxergar e a reclamar. Somos muitos!  A sociedade Santiaguense está em ebulição.  Está a sentir, ver e ouvir. Está começando a cobrar, está exercendo efetivamente sua cidadania.  E informo a todos. Ela não vai parar. Está só começando. E, no que depender de mim, terão toda a minha atenção, meu respeito e reconhecimento. Posso até em 4 anos de mandato não ter nenhuma proposição, nenhuma emenda ou projeto aceito nesta casa, a bancada do PT é minoritária. Como já é costume, o parlamento santiaguense tem dono.  A situação manda.
 MAS, NÃO TENHAM DÚVIDAS. EM 4 ANOS FAREI DE TUDO PARA QUE A SOCIEDADE SANTIAGUENSE CADA VEZ MAIS PARTICIPE, COBRE, PERGUNTE, EXIJA ATENÇÃO. PARA QUE NÃO FECHE OS OLHOS, NÃO TAPE OS OUVIDOS, E NÃO CALE SUA VOZ.




Na foto acima, Marisa Ourique e Elisete Cattelan (Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais). Estão na luta com a classe pelo Vale-alimentação aos Funcionários da Prefeitura.


Vereadora Iara Castiel com o companheiro Vereador Sérgio Marion, ambos do PT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário